terça-feira, 1 de abril de 2008

Os reformadores estão fora de moda!



Os reformadores estão fora de moda!


Tenho ultimamente refletido sobre uma questão que têm muito me incomodado. Há algum tempo tenho percebido as igrejas sendo tendenciosas para o lado da diversificada experiência espiritual. E deixando de lado os pilares da reforma protestante. Dentro de um ambiente tão diversificado e curioso, encontramos manifestações como por exemplo, galho de arruda ( para espantar os maus olhados), oração com copo de água ao lado para que a água pura, sugue o maus olhados, sal grosso para purificação da alma, compra de um pedaço de terra no céu, uma caneta bic que com um pouco de água se torna um cajado com águas do Jordão, fazendo o ambiente aonde se encontrar tal artefato prosperar. Israel têm sido enfatizada como alvo de cobiça e ganância, livros e cd’s sem comprometimentos com o reino de Deus, e sim no enriquecimento pessoal.
Dentro de um tão diversificado "ambiente religioso", penso sobre como os reformadores hoje se encontrariam em uma estrutura parecida com a de seus tempos, a qual eles combateram as indulgências, a autoridade focada em homens que se auto proclamaram inspirados por Deus, tendo eles somente autoridade e compreensão para a interpretação das Escrituras. Como nosso amado irmão Martinho reagiria com a ganância de líderes que se auto denominam maiores evangelistas de todos os tempos, com a arrogância e pretensão de divulgação de sua auto imagem, sendo que o Filho do homem veio para servir e dar a sua vida por amor de muitos, que contraste !
Acho que o Mestre nestes moldes estaria fora de moda!
Penso que os reformadores hoje nesses moldes místicos e egocêntricos estariam fora de moda!
Moldes estes em que aqueles que se encontrão inseridos, estão inseridos de corpo e alma nesse tão diferenciado evangelho, poderiam ser comparados a uma moda passageira, mesmo que tal comparação seja grotesca e irreal, em que essa moda teria sido utilizada há séculos atrás. E que nos dias atuais, não teria espaço e nem público rentável para ser alcançado,com tal moda ultrapassada, isso é o que é esperado por estes em que o evangelho foi negociado por um preço tão ilusório.
Os cinco pilares da reforma hoje, não têm espaço pois tirariam o interesse e combateriam o misticismo e paganismo pronunciado em questões, como por exemplo, podemos pensar :
"SOLA SCRIPTURA" - As escrituras hoje já não ocupam o centro em muita de nossas igrejas, os púlpitos em muitos casos, têm solicitado para si maiores autoridades do que as Escrituras. Meu Deus! Lutero realmente jamais faria parte dessa moda.
"SOLO CHRISTUS" – Alguns desses homens já dizem que o sacrifício de Cristo não foi satisfatório, dizendo os mesmos que completarão a obra redentora de DEUS, e com o seu próprio sacrifício alcançarão a redenção da raça humana, verdadeiramente penso que João Calvino não entraria nesta moda.
"SOLA GRATIA" – A Graça de Deus têm sido posta em jogo, por jargões tais como, "EU DETERMINO", "EU QUERO DE VOLTA O QUE É MEU". A coisa se inverteu de uma tal maneira, que alguns já pensam ser o Criador e não a criatura, verdadeiramente creio que o nosso amado irmão Zwinglio não entraria nessa moda.
"SOLA FIDE" – A fé aos olhos deste homens deixaram de vim pela exposição das Escrituras, deixaram de vim pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus , mas em suas concepções surrealistas, vêm sim por uma metodologia de crescimento de igreja, ou também através de uma socialização com a comunidade ao qual a igreja está inserida, alcançando a igreja o perfil desta, e após alcançada a mesma não precise ser transformada e se molde ao padrão das escrituras, sendo assim barateiam o evangelho para que seus templos lotem e seus dízimos possam sustentar sua ganância pessoal( não digo costumes e sim padrões, como salvação pela fé, Salvação somente na pessoa de Cristo, santificação.....), verdadeiramente creio que jamais nosso irmão Guilherme Farel entraria nessa moda!
"SOLI DEO GLORIA" – Em uma visita feita por mim a uma denominação neopentencostal, encontrei um fato curioso, um homem dizendo que naquele momento ele estava liberando a unção dos milagres sobre a igreja ali reunida , pois tratava-se de um apóstolo, sendo assim ele tinha autoridade para achar quando os milagres devem ser operados. Encontramos hoje homens que usam o evangelho para ostentar sua ganância e enriquecer, tendo os mesmo jatos particulares, tendo suas próprias emissoras de rádio e televisão com a desculpa da divulgação do evangelho e do cumprimento do IDE, enquanto o Filho do Homem não tinha aonde reclinar a cabeça, e além disso tinha relacionamento com prostitutas e cobradores de impostos, e não precisava de segurança armada, para o escoltar, e esses homens ainda dizem que é para a glória de Deus. É definitivamente acho também que John Knox não entraria nesta moda!

Diante de tais fato, considero-me hoje um fora de moda e antiquado pois continuo na moda dos séculos passados junto aos meus amados irmãos, junto a moda dos cinco pilares da reforma, que mesmo com o passar do tempo, devido as mesmas terem bases bíblicas sólidas continuam imutáveis e adaptáveis em qualquer coração pecador arrependido, encerro deixando meu lamento pois a minha sincera oração é que a igreja volte a esta antiga moda:
Nele pela sua Graça,
Roberto Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Oração de Manoá - Juízes 13.8

  Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...