O Caos Social e Educacional!
“O homem não pode tornar-se um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz”.
( Emanuel Kant )
Kant em seu pensamento pedagógico acima descrito, faz algumas afirmações que merecem nossa atenção, líderes, pais, educadores, e cidadãos em um cosmo social pós-moderno.
Primeiro tentemos entender estas afirmações de maneira analítica.
· “O homem não pode tornar-se um verdadeiro homem senão pela educação”.
Quando Kant diz que o homem, para ser homem ( cidadão ), ele precisa de educação, ele está se referindo a que?
O homem para ser um ser relacional, racional, social, religioso, ele necessita ser educado a tal prática.
Esta Educação dita, por Kant, é o que diz respeito a sua cultura, conhecimento intelectual, social, conhecimento histórico, familiar. Todo esse conjunto o fará compreender o cosmo social em que ele está inserido como indivíduo, e como ele irá interagir, se mover e viver em tal sociedade.
· “Ele é aquilo que a educação dele faz”.
O homem é fruto de sua própria educação, ou seja, a sociedade é o reflexo da educação de seus construtores, que é constituída por sua vez de cada cidadão nela inserida. Isso parece ser um raciocínio lógico e óbvio!
Mas em nossos dias essa visão têm sido esquecida e, pior que isso, ela têm sido deixada de lado mesmo quando lembrada.
Com a idéia do relativismo trago pelo pós-modernismo. Tudo se tornou uma realidade irreal, de modo que o que serve para construção de uma sociedade bem alicerçada em um caso, para outro não será válida. Pois uma terá uma realidade diferente da outra, quando comparadas, e isso acaba desestruturando toda uma construção social, como por exemplo podemos citar:
Uma sociedade baseada nos princípios do Cristianismo não terá apoio de homossexuais, lésbicas, corruptos e muitos outros grupos. Tais leis morais e éticas, com base nos preceitos Cristãos, irão contra todo modelo social por estes grupos representados, ou seja, o que serve para mim, não serve para você. O relativismo pós-moderno, mais do que nunca é uma realidade em nossos dias atuais.
Kant é convicto em afirmar que a Educação pode mudar uma sociedade em seu ponto de vista, mas na sabedoria bíblica só o que pode mudar uma sociedade é o evangelho do reino de Deus.
Certa feita Jesus disse:
“A boca fala do que está cheio o coração.” ( Lucas 6.45 ).
Jesus tentou explicar aos fariseus, que o problema não era o exterior do ser humano, e sim o interior. Ou seja, o homem só pode ser transformado em um ser socialmente melhor a partir de uma transformação interior e não exterior.
O apóstolo Paulo entendeu essa afirmativa, e ele expressa isso maravilhosamente bem em Romanos 3:12-13, quando diz:
“Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo. Todos mentem e enganam sem parar. Da língua deles mentiras perversas , e dos seus lábios palavras de morte, como se fossem veneno de cobra.”
O homem por si só é mau. Desde o Éden com a queda de Adão, o homem se tornou mau. Só há um meio para que este homem possa ser totalmente transformado por dentro, em seu interior ( em seu caráter ), somente ele nascendo de novo.
A sociedade só pode se tornar melhor, quando tiver em mente que ela em si mesma não basta para um propósito de vida. Que o homem não existe para sua auto- devoção e prazer.
Por mais que este homem socialmente educado alcance um padrão exterior elevado em educação, cultural, social, jamais ele encontrará na educação o sentido para sua vida. Somente Cristo pode transformar seu ser. Transformar um ser depravado em um ser justificado pelo sangue de Cristo Jesus. Um homem antes sem razão de ser e viver, em um homem, que agora viverá para o louvor e Glória de Deus.
Um homem, que assumirá diante de Deus e da sociedade um compromisso de trabalhar não somente para seu sustento pessoal e familiar, mas que trabalhará em prol de trazer, à terra o Reino de Deus. De trazer a vontade de Deus aos homens, praticando os preceitos dados pelo Senhor Jesus, inclusive em seu mais famoso sermão, o sermão do monte.
Que nós como Igreja de Cristo, possamos cumprir o nosso papel em meio a essa sociedade.
A Sociedade não precisa mais de doutores da lei, pois já têm os seus, que com suas teses não conseguiram obter êxito, essa sociedade não precisa de mais caricaturas de super-homens, pois não trata-se de desenhos animados, e sim de uma sociedade com seres humanos, dotados de dores, sentimentos dos mais variados, de vidas com histórias e estórias.
Faço da minha oração, a oração ensinada por Jesus em Mateus 6:9-15:
“Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. [Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!]” Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.”
Que Deus nos abençoe !
Nele, pela Sua Graça:
Roberto Meireles
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lições de uma oração - I Reis 3:3-15
Rio de Janeiro, 02 de outubro de 2025. Oásis da Família Mensagem – Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues Tema da Mensagem – Liçõ...

-
CORDEIRO, Wayne. Andando com o tanque vazio? Encha o tanque e renove sua paixão . São Paulo: Vida, 2011. Roberto da Silva Meireles Rodr...
-
Rio de Janeiro, 30 de março de 2014. A rua chamada direita A narrativa do texto Bíblico escrito por Lucas, no livro ...
-
ARÚJO, Henrique Ribeiro de. Pode ou Não pode? Assumindo o compromisso de pensar mais profundamente. Rio de Janeiro: 3D Editora, 2014. 1ª Edi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário