domingo, 13 de janeiro de 2013

Precisamos ter amigos!


Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2013.

Local – Primeira Igreja Batista em Rocha Miranda.
Texto Bíblico – Mateus 26.36-46
Tema – Precisamos ter amigos!

Precisamos ter amigos!



            Meus queridos e amados irmãos:
            É um prazer poder nesta manhã tão linda poder compartilhar com eleitos de Deus aquilo que o Senhor colocou em meu coração. Nossa reflexão de hoje é fruto de experiências que tivemos no decorrer desta semana e também oriunda de vários momentos da vida.
            A Bíblia fala muito sobre amigos. Nós conhecemos o célebre exemplo de amizade na Bíblia de Davi e Jonatas. Também somos conhecedores dos amigos de Jó como um exemplo não ilustrativo de uma boa amizade. Mas, o exemplo supremo de amizade é o Senhor Jesus com os seus discípulos.
            Jesus disse o seguinte aos seus discípulos sobre este assunto: “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”. (João 15.15)
            Vamos pensar juntos com carinho. O Senhor do Universo, o Deus todo poderoso, o Pai da criação, o Ser Supremo que criou e formou todas as coisas. Tomar forma de homem, sentir nossa pequenez humana. Decidir nos fazer conhecer o que Ele tem preparado para sua criação. Pois segundo Ele mesmo, já não só mais servos. Somos amigos e amigos conhece o que está no coração do outro. Que coisa linda!
            Nesta manhã eu queria refletir sobre: “Porque precisamos ter amigos? Qual a implicação de termos ou não amizades em nossas vidas? Se não tivermos amigos o que estamos perdendo?”
            Para responder estas e muitas outras indagações eu separei um texto que nos revela quanta importância o Senhor Jesus dava aos seus amigos. Este texto possui detalhes interessantíssimos sobre amizade que gostaria de compartilhar com vocês nesta manhã.


1º Precisamos ter amigos – Pois com eles podemos compartilhar nossas dores. (versos 38 e 39)
           
Jesus neste texto que lemos revela os seus sentimentos mais profundos aos seus três discípulos mais chegados. Nosso Mestre era um cara amigo de todos. Porém, Ele era sabedor que algumas particularidades do nosso ser nós só podemos contar com os verdadeiros amigos. Aqueles amigos que a Bíblia relata serem: “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18.24)
            Precisamos ter amigos a semelhança de Jesus. Amigos mais chegados que um irmão. Pessoas com que possamos dividir nossas dores; pessoas com quem possamos contar. Sabendo que o que tratarmos juntos em segredo, permanecerá em segredo no seu coração.
            Porém, uma amizade desse nível não nasce de um dia para noite. Ela é fruto de uma construção sólida do tempo. A semelhança de um fruto que vai amadurecendo. Assim também é uma amizade nesta esfera.

2º Precisamos ter amigos – Sabendo que eles não são perfeitos. (verso 40)

            Esse sapiencial deve estar sempre em nossas mentes e corações. Nenhum ser humano na face deste planeta é perfeito ou se tornará perfeito em vida. Sabemos que só seremos perfeitos quando nos encontramos com o Senhor da Glória. Seja em sua volta gloriosa ou através da morte. Porém, enquanto aqui estivermos nunca, jamais seremos perfeitos.
            Se, somos sabedores deste fato. Por que achamos e cobramos as pessoas perfeição. Temos a tendência de sempre julgar as atitudes das pessoas e nos afastarmos delas em ao menos tentarmos entender o que levou aquela pessoa cometer determinado ato.
            Agora meus amados imaginem o Senhor Jesus olhando para os discípulos dormindo quando Ele os havia selecionado a dedo para aquele momento em que Ele mais precisaria deles. Se fossemos nós: Qual seria a nossa reação para com os nossos amigos?



3º Precisamos ter amigos – Devemos sempre estar dispostos a perdoar. (verso 43 e 44)

            O texto nos diz que Jesus os advertiu para que não dormissem, pois precisavam orar. Depois se afastou novamente e continuou a orar. Quando Ele voltou. Eles já estavam dormindo novamente. Isso comprova a clemência de Jesus em oferecer perdão aos seus amados amigos.
            O perdão é essencial para manter-se uma relação saudável. Sem o perdão nenhum relacionamento progride. Precisamos entender que o perdão é um dos grandes segredos para manter todo e qualquer relacionamento de pé. Jesus sabia muito bem desta verdade. E, por isso e também por muitos outros motivos Ele perdoou todos os seus.
            Ás vezes nós nos tornamos pessoas duras, ressentidas, cheias de mágoas no coração. Ficamos presos ao passado em circunstância que o próprio tempo já fizera deixar no passado. Porém, nós ficamos presos por lá ainda. Diante desta verdade o que vamos fazer: Vamos perdoar e se abrir para os benefícios de termos amigos ou iremos nos ressentir e ficar depressivos e doentios o resto de nossas vidas? O perdão é uma decisão. Isso depende única e exclusivamente de nós mesmos.

Conclusão:
            Amigos são necessários a toda e qualquer pessoa. A Bíblia relata muito sobre amizade e suas páginas estão repleta de histórias sobre. A grande questão é: O que faremos das amizades que Deus têm nos dado? Pense com carinho sobre isso. Esteja certo que um verdadeiro amigo faz toda diferença em nossas vidas.
            Certo de que em Cristo temos o exemplo supremo de amizade verdadeira:
            Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lições de uma oração - I Reis 3:3-15

  Rio de Janeiro, 02 de outubro de 2025. Oásis da Família Mensagem – Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues Tema da Mensagem – Liçõ...