quarta-feira, 6 de março de 2013

1ª Ministração - Introdução ao livro

Rio de Janeiro, 06 de março de 2013.

Local - PIB em Rocha Miranda.
 Estudo realizado na “Quarta com Deus”, por ocasião da exposição das cartas escritas às igrejas do Apocalipse.
Texto – Apocalipse 1.1-20

“Introdução ao livro”



  1. Introdução:

Durante algum tempo, alguns irmãos vem me pedindo para que eu ministrasse um estudo sobre o livro de Apocalipse. Não tendo achado oportuno o fazê-lo em outras ocasiões, confesso que não me interessei pela ideia de tal coisa. Talvez até pelo medo que tenho do misticismo que as pessoas fazem acerca do livro de Apocalipse.
Porém, fui extremamente alavancado por Deus ao coração em fazer uma exposição Bíblica sobre as cartas que o Senhor Jesus direcionou as sete igrejas do Apocalipse. Sendo assim, aqui estamos nós diante deste mais novo desafio. Transmitir aos irmãos o que o texto Sagrado tem para o nosso crescimento pessoal e como igreja.
            Para iniciarmos a exaurir o conteúdo do livro. Precisamos entender o propósito pelo qual o livro fora escrito, ou seja: o que o Senhor tinha no coração transmitir através daquela revelação a sua igreja amada.

1.1.        Propósito do Livro:
            Naquele momento histórico a igreja do Senhor Jesus Cristo estava sofrendo uma grande perseguição direcionada pelo imperador romano. Os cristãos estavam sendo perseguido pelo fato de se negarem a prestarem culto e atos de adoração ao imperador romano que era considerado como um “Senhor”, um “deus”.
            João recebe uma revelação do Senhor Jesus relatando o mesmo as coisas que haveriam de acontecer. A revelação não tinha por fim outro fator se não incentivar aos irmãos, as igrejas, a permanecerem firmes mediante a perseguição. A revelação dava-lhes a certeza de que o nosso Deus é Soberano e o governo e domínio da história estão sobre o seu controle.
            A história é demonstrada no livro de Apocalipse não como algo cíclico, ou seja: algo que não possui fim. Muito pelo contrário. A revelação de Deus a João mostra que a história está sendo encaminha e direcionada por Deus até o seu momento chave. Momento este que trará aos santos de Deus a recompensa pela sua vida de amor a Deus e dedicação a sua Palavra.

            Gosto muito dos detalhes que o Rev Hernandes Dias Lopes faz sobre as consolações que Deus demonstra ao seu povo durante todo o livro de Apocalipse. Vejamos o esquema que Hernandes faz:

  • Que Deus vê suas lágrimas – 7.17; 21.4.
  • Suas orações produzem verdadeiras revelações no mundo. - 8.3-4.
  • Sua morte é preciosa aos olhos de Deus. – 14.13.
  • Sua vitória é assegurada. – 15.2.
  • Seu sangue será vingado. -6.9; 8.3.
  • Seu Cristo governa o mundo em seu favor. – 6.9; 8.3.
  • Seu Cristo voltará em breve. – 22.17

1.2.        O tema do livro:
O tema central do livro é demonstrar a vitória final de Jesus Cristo e sua igreja sobre o diabo e seus seguidores. O livro apresenta o Senhor Jesus Cristo como o grande vencedor e pelo seu triunfo a igreja recebe os benefícios da mesma.
            Além de apresentar Jesus como o grande vencedor. O Apocalipse apresenta o diabo como o derrotado. O livro nos mostra como o diabo, o mundo, o anticristo, o falso profeta, e todos os anjos caídos acabam sendo lançados no lago de fogo e assim terão uma eterna tormenta.


1.3.        Autoria do livro:
1.3.1.   Evidências internas:
Logo no primeiro verso do livro de Apocalipse o autor nos é revelado como sendo ao apóstolo João. Aquele mesmo João que se descrevia como o discípulo amado, o mesmo que escrevera um evangelho e três cartas. João havia sido discípulo direto de Jesus e neste momento histórico era o único apóstolo que ainda se encontrava vivo.
A simplicidade em somente apresentar-se como João. Denota-nos a importância que o mesmo possuía dentro do contexto em que estava inserido. Só poderia ser alguém comum aos irmãos. Alguém com autoridade suficiente para, apenas apresentar-se como João.

1.3.2.   Evidências Externas:
A grande maioria dos pais da igreja. Identificaram a pessoa de João como sendo o autor da revelação. Dr. Broadus, o famoso estudioso do Novo Testamento diz o seguinte comentando sobre os pais que atribuíam a João a autoria:
“Embora Hermas e Inácio possam ter feito uso do Apocalipse, Justino Mártir, no que concerne à evidência preservada, foi o primeiro a declarar explicitamente que o apóstolo João escreveu o Apocalipse (Dialogue With Trypho the Jew, 81). Como Justino viveu em Éfeso em torno de 135 d.C., esta informação é importante. O Cânon Muratoriano (c.175) contém o Apocalipse e diz que o apóstolo João é o autor. Irineu (c.180), pupilo de Policarpo, escreveu que "João, o discípulo do Senhor, viveu na Ásia até os tempos de Trajano" e escreveu o Apocalipse pelo final do reinado de Domiciano (Ad. Haereses, V, xxx, 3). No final do segundo século, Polícrates, Clemente de Alexandria e Tertuliano, todos, testemunharam do apóstolo João como o autor do Apocalipse. Orígenes (c.225) escreveu que o João que "se reclinava sobre o peito do Senhor" escreveu tanto o Evangelho quanto o Apocalipse (citado em Eusébio, H.E., VI, xxv, 9). Depois de Orígenes, todos os escritores, com duas exceções, aceitam sem contestar a autoria joanina do Apocalipse”.[1]

1.4.        Destinatário do livro:
Como anteriormente falamos o livro fora escrito para fortalecer a fé dos irmãos que viviam sobre forte perseguição do império romano. Os três primeiros séculos da história da igreja fora marcado por esta forte perseguição. 1) Nero (64 d.C); 2) Domiciano (95 d.C); 3) Trajano (112 d.C); 4) Marco Aurélio (117 d.C); 5) Sétimo Severo (fim do segundo século); 6) Décio (250 d.C); 7) Diocleciano (303 d.C).
Porém, o livro possui também fora escrito para edificar e fortalecer a fé dos crentes de todos os tempos. Haja vista que esperamos ainda pelas coisas que hão de acontecer. Aguardamos anciosos pela volta de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que irá nos levar a nossa morada celestial que nos fora preparada desde a fundação do mundo.

1.5.        Data em que o livro fora escrito:
Temos o conhecimento que o livro fora escrito no final do governo do imperador Dominiciano. Neste período o apóstolo João havia sido enviado pelo próprio imperador a ilha de Patmos. Local que servia de prisão para os inimigos do império.
Como anteriormente falamos o livro fora escrito no final do governo do imperador Dominiciano. Seu governo terminou no ano de 96 d.C. Sendo assim, provavelmete o livro fora escrito entre os anos de 95 à 96 d.C.

1.6.        As escolas de interpretação do Apocalipse:

1.6.1.   A escola preterista – Esta interpretação tende a enxergar o livro de Apocalipse como fatos já concretizados na história da igreja. Seu entendimento é que o livro narra apenas as perseguições sofridas pelos cristãos e judeus pelos imperadores romanos. Seu propósito era fortalecer os irmãos nos primeiros séculos da igreja que estavam sendo fortemente peseguido.
1.6.2.   A escola futurista – Essa escola entende que a contar do capítulo quatro do livro todos os acontecimentos têm ligação somente com os últimos dias. Não tendo o mesmo nenhum propósito de fortalecer a fé dos irmãos em nenhuma era. Sua cosmovisão é transferir o Reino de Deus somente somente ao reino milenar.
1.6.3.   A escola histórica – Essa escola entende que o livro de Apocalipse entende que o mesmo é uma profecia da história do Reino de Deus que deu inicio no primeiro advento e se assim se findará no segundo advento. Sua cosmovisão é que o livro é rico em símbolos, imagens e números. Muitos teológos da história como Agostinho, os reformadores, e a maioria dos gandes teológos trilharam por esta visão. Sendo esta a escola de interpretação sugeria por este expositor.

1.7.        As divisões do livro de Apocalipse:
1.7.1.   A corrente Pós-Milenista – Essa corrente ganhou grande divulgação pela vida de homens como Jonathan Edwards, Charles Hodge e Loraine Boetner, nos séculos XVIII e XIX. Sua concepção era de que ocorreria um grande e genuíno avivamento sobre a igreja, a fazendo expandir e encher toda a terra do conhecimento do Senhor. (Hc. 2.4) Porém, esta corrente esquece os textos Bíblicos que falam sobre os tempos de crise que viveremos antes da volta do Senhor.
1.7.2.   A corrente Pré-Milenista – É uma corrente que possui como seus princiapis ensinos os seguintes temas:
·        Distinção entre Igreja e Israel no tempo e na eternidade.
·        O Reino de Deus adiado para o Milênio terreno.
·        A crença de um arrebatamento secreto, seguido de uma segunda vinda visível.
·        A concepção de que a igreja não passará pela grande tribulação.
·        A concepção que existe salvação depois da segunda volta de Cristo.
1.7.3.   A corrente amilenista e espiritual – Essa corrente enxerga o livro como uma mensagem que não registra os fatos em ordem cronológica. Porém, o livro apresenta sete seções paralelas e progressivas. Cada seção descreve o período compreendido entre a primeira vinda e a volta do Cristo. Particularmente aqui se encontra a cosmovisão do autor deste tratado.

1.8.        O significado do nome do livro Apocalipse:
A palavra Apocalipse significa revelação, descoberta. Em os nossos dias esta palavra tomou uma conotação perigosa. Entendemos que a revelação de Deus está nas Escrituras e como estamos falando do livro de Apocalipse. Este livro tem por finalidade demonstrar as coisas que irão acontecer. Apredentar o final triunfante de Jesus e sua igreja amada.

1.9.        A apresentação do Cristo vencedor:
O livro de Apocalipse Jesus é demonstrado não mais como o servo sofredor, o humilde cordeiro que veio se sacrificar em prol da humanidade. Na encarnação Cristo cupriu estes propósitos na figura do filho do homem sofredor e terreno. Agora Jesus é apresentado em Glória como o Filho do homem Apocaliptico, o vencedor.
            Na encarnação Jesus deu ao mundo a revelação máxima do Pai. No livro de Apocalipse, diferentemente dos evangelhos onde Jesus apresentava ao Pai. Agora é o Pai que apresenta a Jesus no seu atual Estado Glorificado, não mais limitado ao seu estado que se encontrava durante a encarnação.

1.10.     Que aplicação para os nossos dias este livro pode ter?
Conforme anteriormente falamos, o livro foi escrito com o intuito de fortalecer a fé dos irmãos que estavam sofrendo grandes perseguições durante os primeiros séculos. Em alguns lugares do mundo, a igreja ainda sofre grandes perseguições e este livro possui o exato fascínio também para estes irmão que encontravam nas páginas do mesmo alento e certeza de que o seu Deus está no controle de todas as coisas.
            Nós que não estamos debaixo desse tipo de opressão sofremos com outro tipo de perseguições e tentações. Nossa geração é tentada a aspectos tais como: o diabo e o inferno não existem, Jesus está demorando muito e sua volta era apenas representativa, dúvidas sobre a Soberania de Deus; Dúvidas sobre a justiça de Deus obre o mal, etc.

Conclusão:
            Que este tempo, seja um tempo em que possamos encontrar neste livro a convicção e a certeza de quem é o nosso Jesus Cristo. E, que assim como Ele ascendeu aos céus, Ele voltará Glorioso, Triunfante para buscar a sua noiva. Que Deus possa gerar no seu coração a certeza de que o nosso Cristo é o vitorioso e n’Ele também o somos.
            Certo de que em Cristo somos mais que vencedores:
            Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues.




[1] BROADUS, DAVID HALE. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Hagnos. 

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