Rio de Janeiro, 06 de março
de 2013.
Local - PIB em Rocha Miranda.
Estudo realizado na “Quarta
com Deus”, por ocasião da exposição das cartas escritas às igrejas do
Apocalipse.
Texto – Apocalipse 1.1-20
“Introdução ao livro”
- Introdução:
Durante algum tempo,
alguns irmãos vem me pedindo para que eu ministrasse um estudo sobre o livro de
Apocalipse. Não tendo achado oportuno o fazê-lo em outras ocasiões, confesso
que não me interessei pela ideia de tal coisa. Talvez até pelo medo que tenho
do misticismo que as pessoas fazem acerca do livro de Apocalipse.
Porém, fui
extremamente alavancado por Deus ao coração em fazer uma exposição Bíblica
sobre as cartas que o Senhor Jesus direcionou as sete igrejas do Apocalipse.
Sendo assim, aqui estamos nós diante deste mais novo desafio. Transmitir aos
irmãos o que o texto Sagrado tem para o nosso crescimento pessoal e como
igreja.
Para iniciarmos a exaurir o conteúdo do livro. Precisamos
entender o propósito pelo qual o livro fora escrito, ou seja: o que o Senhor tinha
no coração transmitir através daquela revelação a sua igreja amada.
1.1.
Propósito do Livro:
Naquele momento histórico a igreja do Senhor Jesus Cristo
estava sofrendo uma grande perseguição direcionada pelo imperador romano. Os
cristãos estavam sendo perseguido pelo fato de se negarem a prestarem culto e
atos de adoração ao imperador romano que era considerado como um “Senhor”, um
“deus”.
João recebe uma revelação do Senhor Jesus relatando o
mesmo as coisas que haveriam de acontecer. A revelação não tinha por fim outro
fator se não incentivar aos irmãos, as igrejas, a permanecerem firmes mediante
a perseguição. A revelação dava-lhes a certeza de que o nosso Deus é Soberano e
o governo e domínio da história estão sobre o seu controle.
A história é demonstrada no livro de Apocalipse não como
algo cíclico, ou seja: algo que não possui fim. Muito pelo contrário. A
revelação de Deus a João mostra que a história está sendo encaminha e
direcionada por Deus até o seu momento chave. Momento este que trará aos santos
de Deus a recompensa pela sua vida de amor a Deus e dedicação a sua Palavra.
Gosto muito dos detalhes que o Rev Hernandes Dias Lopes
faz sobre as consolações que Deus demonstra ao seu povo durante todo o livro de
Apocalipse. Vejamos o esquema que Hernandes faz:
- Que
Deus vê suas lágrimas – 7.17; 21.4.
- Suas
orações produzem verdadeiras revelações no mundo. - 8.3-4.
- Sua
morte é preciosa aos olhos de Deus. – 14.13.
- Sua
vitória é assegurada. – 15.2.
- Seu
sangue será vingado. -6.9; 8.3.
- Seu
Cristo governa o mundo em seu favor. – 6.9; 8.3.
- Seu
Cristo voltará em breve. – 22.17
1.2.
O tema do livro:
O tema central
do livro é demonstrar a vitória final de Jesus Cristo e sua igreja sobre o
diabo e seus seguidores. O livro apresenta o Senhor Jesus Cristo como o grande
vencedor e pelo seu triunfo a igreja recebe os benefícios da mesma.
Além de apresentar Jesus como o grande vencedor. O
Apocalipse apresenta o diabo como o derrotado. O livro nos mostra como o diabo,
o mundo, o anticristo, o falso profeta, e todos os anjos caídos acabam sendo
lançados no lago de fogo e assim terão uma eterna tormenta.
1.3.
Autoria do livro:
1.3.1. Evidências internas:
Logo no
primeiro verso do livro de Apocalipse o autor nos é revelado como sendo ao
apóstolo João. Aquele mesmo João que se descrevia como o discípulo amado, o
mesmo que escrevera um evangelho e três cartas. João havia sido discípulo
direto de Jesus e neste momento histórico era o único apóstolo que ainda se
encontrava vivo.
A simplicidade
em somente apresentar-se como João. Denota-nos a importância que o mesmo possuía
dentro do contexto em que estava inserido. Só poderia ser alguém comum aos
irmãos. Alguém com autoridade suficiente para, apenas apresentar-se como João.
1.3.2. Evidências Externas:
A grande maioria dos pais da igreja. Identificaram a pessoa de
João como sendo o autor da revelação. Dr. Broadus, o famoso estudioso do Novo
Testamento diz o seguinte comentando sobre os pais que atribuíam a João a
autoria:
“Embora Hermas e Inácio possam ter feito uso do Apocalipse,
Justino Mártir, no que concerne à evidência preservada, foi o primeiro a
declarar explicitamente que o apóstolo João escreveu o Apocalipse (Dialogue
With Trypho the Jew, 81). Como Justino viveu em Éfeso em torno de 135 d.C.,
esta informação é importante. O Cânon Muratoriano (c.175) contém o Apocalipse e
diz que o apóstolo João é o autor. Irineu (c.180), pupilo de Policarpo,
escreveu que "João, o discípulo do Senhor, viveu na Ásia até os tempos de
Trajano" e escreveu o Apocalipse pelo final do reinado de Domiciano (Ad.
Haereses, V, xxx, 3). No final do segundo século, Polícrates, Clemente de
Alexandria e Tertuliano, todos, testemunharam do apóstolo João como o autor do
Apocalipse. Orígenes (c.225) escreveu que o João que "se reclinava sobre o
peito do Senhor" escreveu tanto o Evangelho quanto o Apocalipse (citado em
Eusébio, H.E., VI, xxv, 9). Depois de Orígenes, todos os escritores, com duas
exceções, aceitam sem contestar a autoria joanina do Apocalipse”.[1]
1.4.
Destinatário do livro:
Como anteriormente falamos
o livro fora escrito para fortalecer a fé dos irmãos que viviam sobre forte
perseguição do império romano. Os três primeiros séculos da história da igreja
fora marcado por esta forte perseguição. 1) Nero (64 d.C); 2) Domiciano (95 d.C); 3) Trajano (112
d.C); 4) Marco Aurélio (117 d.C); 5) Sétimo Severo (fim do segundo século); 6)
Décio (250 d.C); 7) Diocleciano (303 d.C).
Porém, o livro possui
também fora escrito para edificar e fortalecer a fé dos crentes de todos os
tempos. Haja vista que esperamos ainda pelas coisas que hão de acontecer.
Aguardamos anciosos pela volta de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que irá
nos levar a nossa morada celestial que nos fora preparada desde a fundação do
mundo.
1.5.
Data em que o livro
fora escrito:
Temos o conhecimento
que o livro fora escrito no final do governo do imperador Dominiciano. Neste
período o apóstolo João havia sido enviado pelo próprio imperador a ilha de
Patmos. Local que servia de prisão para os inimigos do império.
Como anteriormente
falamos o livro fora escrito no final do governo do imperador Dominiciano. Seu
governo terminou no ano de 96 d.C. Sendo assim, provavelmete o livro fora
escrito entre os anos de 95 à 96 d.C.
1.6.
As escolas de
interpretação do Apocalipse:
1.6.1.
A escola preterista – Esta interpretação
tende a enxergar o livro de Apocalipse como fatos já concretizados na história
da igreja. Seu entendimento é que o livro narra apenas as perseguições sofridas
pelos cristãos e judeus pelos imperadores romanos. Seu propósito era fortalecer
os irmãos nos primeiros séculos da igreja que estavam sendo fortemente
peseguido.
1.6.2.
A escola futurista – Essa escola
entende que a contar do capítulo quatro do livro todos os acontecimentos têm
ligação somente com os últimos dias. Não tendo o mesmo nenhum propósito de
fortalecer a fé dos irmãos em nenhuma era. Sua cosmovisão é transferir o Reino
de Deus somente somente ao reino milenar.
1.6.3.
A escola histórica – Essa escola
entende que o livro de Apocalipse entende que o mesmo é uma profecia da
história do Reino de Deus que deu inicio no primeiro advento e se assim se
findará no segundo advento. Sua cosmovisão é que o livro é rico em símbolos,
imagens e números. Muitos teológos da história como Agostinho, os reformadores,
e a maioria dos gandes teológos trilharam por esta visão. Sendo esta a escola
de interpretação sugeria por este expositor.
1.7.
As divisões do livro
de Apocalipse:
1.7.1.
A corrente
Pós-Milenista – Essa corrente ganhou grande divulgação pela vida de homens
como Jonathan Edwards, Charles Hodge e Loraine Boetner, nos séculos XVIII e
XIX. Sua concepção era de que ocorreria um grande e genuíno avivamento sobre a
igreja, a fazendo expandir e encher toda a terra do conhecimento do Senhor.
(Hc. 2.4) Porém, esta corrente esquece os textos Bíblicos que falam sobre os
tempos de crise que viveremos antes da volta do Senhor.
1.7.2.
A corrente
Pré-Milenista – É uma corrente que possui como seus princiapis ensinos os
seguintes temas:
·
Distinção entre Igreja e Israel no tempo e na eternidade.
·
O Reino de Deus adiado para o Milênio terreno.
·
A crença de um arrebatamento secreto, seguido de uma segunda
vinda visível.
·
A concepção de que a igreja não passará pela grande
tribulação.
·
A concepção que existe salvação depois da segunda volta de
Cristo.
1.7.3.
A corrente amilenista
e espiritual – Essa corrente enxerga o livro como uma mensagem que não
registra os fatos em ordem cronológica. Porém, o livro apresenta sete seções
paralelas e progressivas. Cada seção descreve o período compreendido entre a
primeira vinda e a volta do Cristo. Particularmente aqui se encontra a
cosmovisão do autor deste tratado.
1.8.
O significado do nome
do livro Apocalipse:
A palavra Apocalipse
significa revelação, descoberta. Em os nossos dias esta palavra tomou uma
conotação perigosa. Entendemos que a revelação de Deus está nas Escrituras e
como estamos falando do livro de Apocalipse. Este livro tem por finalidade
demonstrar as coisas que irão acontecer. Apredentar o final triunfante de Jesus
e sua igreja amada.
1.9.
A apresentação do
Cristo vencedor:
O livro de Apocalipse Jesus é
demonstrado não mais como o servo sofredor, o humilde cordeiro que veio se
sacrificar em prol da humanidade. Na encarnação Cristo cupriu estes propósitos
na figura do filho do homem sofredor e terreno. Agora Jesus é apresentado em
Glória como o Filho do homem Apocaliptico, o vencedor.
Na encarnação Jesus deu ao mundo a revelação máxima do
Pai. No livro de Apocalipse, diferentemente dos evangelhos onde Jesus
apresentava ao Pai. Agora é o Pai que apresenta a Jesus no seu atual Estado
Glorificado, não mais limitado ao seu estado que se encontrava durante a
encarnação.
1.10. Que aplicação para os nossos dias este livro pode ter?
Conforme
anteriormente falamos, o livro foi escrito com o intuito de fortalecer a fé dos
irmãos que estavam sofrendo grandes perseguições durante os primeiros séculos.
Em alguns lugares do mundo, a igreja ainda sofre grandes perseguições e este
livro possui o exato fascínio também para estes irmão que encontravam nas
páginas do mesmo alento e certeza de que o seu Deus está no controle de todas
as coisas.
Nós que não estamos debaixo desse tipo de opressão
sofremos com outro tipo de perseguições e tentações. Nossa geração é tentada a
aspectos tais como: o diabo e o inferno não existem, Jesus está demorando muito
e sua volta era apenas representativa, dúvidas sobre a Soberania de Deus;
Dúvidas sobre a justiça de Deus obre o mal, etc.
Conclusão:
Que este tempo, seja um tempo em que possamos encontrar
neste livro a convicção e a certeza de quem é o nosso Jesus Cristo. E, que
assim como Ele ascendeu aos céus, Ele voltará Glorioso, Triunfante para buscar
a sua noiva. Que Deus possa gerar no seu coração a certeza de que o nosso
Cristo é o vitorioso e n’Ele também o somos.
Certo de que em Cristo somos mais que vencedores:
Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário