quinta-feira, 30 de maio de 2013

Nossa Motivação de vida - Impelidos

Rio de Janeiro, 30 de Maio de 2013.
Local – PIB em Rocha Miranda
Estudo realizado na “Quarta com Deus”, por ocasião da exposição – “Ponha ordem no seu mundo interior”.
Texto – Lucas 9.57-62

“Nossa motivação de vida”


1ª Introdução:
A sociedade em que vivemos hoje nos tornou frenéticos em o nosso modo de viver. Somos levados sempre a pensar que devemos: produzir, realizar, fazer, etc. E, quando não estamos “produzindo”, simplesmente descansando, ou parados, somos tachados até mesmo de preguiçosos ou de outro adjetivo até mais maléfico.
            Ou autor faz uma diferença dentre os verdadeiros discípulos chamados por Jesus e aqueles que simplesmente são impelidos por algum motivo a seguirem a Jesus. Vejamos a diferença interessante feita pelo autor:
Conceito de impelidos segundo o autor:
            A igreja evangélica em hodiernos está repleta de pessoas que o autor nomina como impelidos. E, para pautar sua teoria ele cita o texto de Lucas 9.57, que diz: “Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores". Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça". A outro disse: "Siga-me". Mas o homem respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai". Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus". Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família". Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".  (Lucas 9.57-62)
            O impelido é aquele que é levado a seguir Jesus com um possível interesse em troca. São aquelas pessoas que ainda de fato não são discípulos de Jesus de coração e sim pessoas convencidas, porém ainda não convertidas. São aqueles que colocam sempre um, porém em sua relação com o Senhor. Sempre possuem um, todavia para não realizarem o querer de Deus.  Sempre possuem um, contudo para se esquivarem da vontade do Mestre.
            E, infelizmente, o número de pessoas que se enquadram nesta nominação cada dia mais cresce em os nossos dias. O evangelho de Jesus não é para trazer nenhum tipo de privilégio neste tempo presente. Pessoas estão sendo enganadas pelas mais diversas fábulas. O evangelho não foi dado a humanidade para trazer ao homem prosperidade temporal e sim vida eterna.
            Enquanto estamos neste tabernáculo devemos nos esmerar em cumprir a vontade de Deus o nosso Pai, manifesta pela pessoa de Jesus Cristo nosso Senhor. E, orientados e pelo poder do Espírito Santo podemos cumprir o seu querer para nossas vidas. E, o desejo do coração de Deus continua o mesmo: “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".  (Mateus 28.18-20)
            Pessoas impelidas em seguir ao Mestre podem até gerar benefícios para o Reino. Todavia o esgotamento rapidamente os alcançará. Haja vista que não fazem em suas obras pela atuação e poder do Espírito Santo. E, sim por suas aptidões intelectuais e talentos. O autor faz algumas ponderações bem interessantes acerca de pessoal impelidas:
  • Pessoas impelidas, na maior parte dos casos, só se satisfazem ao ver o trabalho realizado. – Algumas pessoas foram criadas por pessoas que as influenciaram desta forma. Elas foram ensinadas que a realização, ou a palavra de incentivo só vem com realização completa de uma tarefa.
  • Pessoas impelidas estão sempre preocupadas com os símbolos associados à ideia da realização – São pessoas que realizam uma determinada tarefa com o objetivo de galgarem lugares mais altos. Estão interessados no status, em serem lembrados por suas realizações e etc.
  • Pessoas impelidas são geralmente dominadas por uma descontrolada busca por superação – São pessoas que foram criadas como máquinas competidoras. Que nunca estão satisfeitas com o que realizaram e sempre querem mais e mais.
  • As pessoas impelidas muitas vezes possuem pouca ou nenhuma habilidade no trato com outros – Geralmente no afã de realizarem uma determinada tarefa em detrimento a sua realização pessoal. As pessoas que o cercam são apenas meio pelos quais são utilizados para a realização de seus sonhos e metas. Não dão importância se para cumprirem o seu objetivo irão magoar ou machucar pessoas que se coloquem em seu caminho.
  • As pessoas impelidas tendem a ser fortemente competitivas – Sua competitividade os torna sedentos pela vitória, não os fazendo medir esforços para consegui-la
  • As pessoas impelidas se irritam com enorme facilidade – São pessoas que possuem um pavio muito curto. Irritam-se com uma enorme facilidade. Não conseguem manifestar a Graça de Jesus em momentos que exigem deles manifestações da mesma.
  • As pessoas impelidas são geralmente muito ocupadas – Essa é uma esfera que demonstra de imediato às pessoas que se encontram nesta esfera. Muitas não possuem tempo para seus familiares, amigos, etc. Estão sempre muito ocupados realizando tarefas. Quando assim não estão fazendo, sentem falta de algo em seu mundo.
Conclusão:
            Há esperança para pessoas impelidas? Sim, claro que há. Em Jesus Cristo sempre reside esperança a quem precisa da mesma. Os discípulos eram pessoas impelidas pelos desejos externos de seus dias. Porém, ao andarem com Jesus foram confrontados e mudaram os seus valores e colocaram em ordem o seu mundo interior.
            A primeira coisa que o impelido deve fazer é um autoexame. E, de modo frio analisar o que o faz ter uma compulsão em buscar realizar os seus sonhos e metas. Só depois de uma análise sincera colocar esta motivação diante de Deus e pedir ao mesmo que retire de seu mundo interior tudo aquilo que não é de seu agrado.
            A segunda coisa é deixar que o Espírito conduza-o a ser chamado por Jesus a verdadeira espiritualidade cristã. A espiritualidade que convoca a todos os discípulos a tomarem sua cruz a cada dia e seguirem ao Mestre e a sua bendita vontade.
            A minha oração nesta noite é que Deus faça de cada um de nós pessoas que ouçam a voz de Jesus e nos fortifiquemos n’Ele e através d’Ele possamos produzir frutos de justiça.
            Certo de quem Cristo podemos ter o nosso mundo interior saudável:
            Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues
           

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5º Capítulo - A defesa da fé e o depósito da fé.

  5º Capítulo – A defesa da fé e o depósito da fé. 1. A DEFESA DA FÉ. “Meu propósito não é linsonjear-vos (…) mas requerer que julgueis ...