terça-feira, 8 de maio de 2018

3º Hábito – Convite: convide semanalmente pessoas novas para visitar o grupo.


Rio de janeiro, 08 de Maio de 2018:

EARLEY, Dave. 8 Hábitos do líder eficaz de pequenos grupos. Curitiba, Paraná: Ministério Igreja em células no Brasil :  2011,

3º Hábito – Convite: convide semanalmente pessoas novas para visitar o grupo.

            Um dos hábitos espirituais que é menos praticado é o do convite. A maioria dos líderes acaba negligenciando esse habitual em suas vidas espirituais e seu pequeno grupo acaba sofrendo por causa deste fator. Líderes altamente eficazes possuem em sua agenda um grande compromisso em convidarem constantemente pessoas para suas células.

Razões por que é essencial convidar pessoas:
  • Se o grupo não tem visitantes ele não vai crescer. – Parece absurdamente óbvio falar isso, todavia é muitas vezes negligenciado. Se você não convidar ninguém para sua célula. Ela não irá crescer. “Por que alguns grupos crescem e outros não? Por que alguns líderes conseguem fazer seus grupos crescer constantemente e outros não? A resposta muitas vezes tem a ver com a questão do convite. Os líderes e grupos que convidam novas pessoas regularmente vão crescer. Os que não convidam, não vão crescer.” Precisamos ser intencionais em relação a convidar visitantes. Sem isso nossa célula jamais crescerá!
  • Se você convidar as pessoas, elas virão. – Você precisa ter claro em sua mente uma estatística: Normalmente, se você convidar pessoalmente 25 pessoas, dentre estes convites 15 confirmarão presença. Dessas 15, somente de 8 à 10, irão aparecer em sua célula, e, destes que aparecerão, apenas de 5 à 7 irão se tornar participantes regulares em sua célula. Isso significa que você pode multiplicar sua célula em um ano se manter esse percentual de convites em sua célula. Tente pelo menos convidar uma pessoa nova por semana. Além de convidar, oriente os membros de sua célula a fazerem o mesmo.
  •  Convidar pessoas para o declínio do número de pessoas no grupo – Nos Estados Unidos às igrejas perdem anualmente cerca de 10% de seus membros por ano. Semelhantemente, seu grupo também irá perder pessoas anualmente. Tentando minimizar esse fato, é essencial que a célula tenha novas pessoas, por este motivo o hábito de convidar é tão essencial. O autor cita cinco formas das pessoas abandonarem o grupo: abandono; mudança para outra parte do país; mudança para outra igreja da região; mudança para outro grupo ou ministério dentro da igreja e tornando-se líder de um grupo novo.
  • O crescimento numérico resulta em disposição e ânimo. – As pessoas reagem de forma positiva se sua célula cresce ou negativa se sua célula decresce.
  • Convidar pessoas faz com que os membros se sintam parte do grupo. – Quando os membros do grupo são incentivados para convidarem as pessoas, e, eles o fazem, ao perceberem que são importantes para o processo de multiplicação, eles acabam se sentindo importantes.

Erros a serem evitados ao convida pessoas:
  • Deixar de saturar a situação com oração. – Sem oração nada funciona. Antes de realizarmos os convites precisamos estar em constante oração.
  • Permitir que a pessoa diga “Não!” – O “não” é algo definitivo. Geralmente quando uma pessoa diz “não” para o convite, dificilmente em algum outro momento ela dirá sim. Sendo assim, quando uma pessoa disser “não” para ti. Não encare como algo pessoal. Tente convidá-lo para alguma outra ocasião. Por exemplo: uma festa na igreja, uma festa de comunhão da célula, etc. Isso gerará aproximação dela contigo novamente e será a ponte para um novo convite.
  • Desistir cedo demais – Não podemos desistir de uma pessoa facilmente. Muitas vezes ouvimos o primeiro não e acabamos desistindo. Precisamos perseverar em oração até o momento oportuno de fazermos um novo convite.
  • Falhar em orar e aproveitar oportunidades – Não podemos nos dar esse luxo. Precisamos estar em constante oração e também sempre atentos para o toque do Espírito acerca de um convite a se fazer.
  • Deixar de vencer as três vitórias – Às vezes uma pessoa para se converter passará por três etapas. A primeira etapa é que você ganha à pessoa para você. A segunda etapa é que você ganha ela para sua célula ou igreja. E a terceira ganha ela para Cristo Jesus nosso Senhor.
  • Tentar ser o único que convida – Você precisa urgentemente conscientizar seu grupo a convidar pessoas. Lembre-se: uma andorinha só não faz verão!
  • Deixar de aproveitar as oportunidades emocionais propiciais – As pessoas tem momentos em que estão mais abertas para o evangelho. Exemplos: A morte de um ente querido; mudança para outro bairro, cidade, trabalho ou escola; divórcio, casamento; problema familiar; doenças sérias; nascimento de um filho.

Sugestões para o que dizer e quando dizê-lo:
Comentários que vão estimular o ânimo das pessoas que você quer convidar:
·         Temos um grupo maravilhoso.
·         Deus está respondendo as nossas orações.
·         As pessoas do nosso grupo realmente se amam.
·         A maior parte das pessoas do nosso grupo [é solteira, tem filhos pequenos, é recém-casada, etc] como você.
·         Poderíamos usar [um pensador aguçado, uma pessoa com um bom senso de humor, mais uma pessoa com um grande coração] como você.
·         Adoraríamos ter você conosco.

Declarações que plantam semente:
·         Você vai gosta do grupo.
·         Você se encaixará perfeitamente neste grupo.
·         Vamos ficar muito felizes em ver você chegar ao nosso encontro.

Perguntas que lançam a isca:
·         Você participa de um grupo em que se estuda a Bíblia semanalmente?
·         Nosso grupo se reúne em tal e tal lugar e tal horário. Por que você não participa conosco?
·         Deixe-me convidá-lo pessoalmente. Seria um privilégio tê-lo conosco. Será que poderíamos contar com sua presença?

Declarações que mostram o poder do grupo:
·         Estivemos orando [pela sua avó, seu trabalho, sua cirurgia, seu filo, etc.].
·         Quando as pessoas visitam o grupo pela primeira vez quase sempre gostam e voltam.
·         Quando as pessoas se sentem atraídas pelo nosso grupo, elas parecem que jamais vão deixa-lo.

Respostas quanto as possíveis preocupações delas:
·         Você não precisa ter um conhecimento bíblico para participar do grupo.
·         Você não precisa ler em voz alta, a não ser que queira fazer.
·         Você não precisa orar em voz alta, a não ser que queira fazer.
·         Você não precisa cantar em voz alta, a não ser que queira fazer.
·         Você não precisa se preocupar em que roupa vestir. Ninguém se importa. Eu normalmente uso jeans, bermuda, roupa do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Oração de Manoá - Juízes 13.8

  Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...