domingo, 7 de janeiro de 2024

Introdução ao evangelho de Mateus


 Introdução ao evangelho de Mateus:

(Análise extraída do livro: "Cristo, o incomparável de John Stott)


O evangelho de Mateus: Cristo o cumprimento das Escrituras.


• "Jesus é uma pessoa grandiosa demais para ser captada por um autor ou retrata de uma única perspectiva. O Jesus dos evangelhos é um retrato com quatro faces, um diamante com quatro facetas." (John Stott, pg. 19)

• Segundo Stott a palavra que sintetiza a principal característica do evangelho de Mateus é "cumprimento".

• O evangelho de Mateus é fortemente judaico em sua origem e cultura;

• O evangelho serve como uma espécie de ponte entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento;

• "Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram; e ouvir o que ouvis, e não ouviram." (Mateus 13.16-17)

• Os profetas vieram no período do anúncio e os apóstolos no período do cumprimento;

• Mateus retrata Jesus não com um profeta, nao como um vidente. Mas, sim como o cumprimento das profecias;


O Cristo de Mateus era o cumprimento da profecia:


• O evangelho começa com a genealogia de Jesus vindo de Abraão e passando por Davi, o maior rei de Israel e o qual recebeu uma profecia que de sua linhagem genealógica viria o Messias, o verdadeiro rei de Israel;

• A analogia entre Israel e Jesus: Israel foi oprimido por um faraó déspota e Jesus também; Israel passou pelo mar vermelho e foi provado no deserto durante 40 anos no deserto, Jesus também após ser batizado por João foi levado ao deserto para ser provado; Moisés deu a lei a Israel no Sinai, nosso Senhor deu a verdadeira interpretação da lei aos seus seguidores;

• A maior apresentação de Mateus acerca do cumprimento das profecias é o fato de Jesus ser aquele que inaugura o Reino de Deus;


O Cristo de Mateus é o cumprimento da lei:


• Alguns pensavam que Jesus era alguém que não guardava lei, mas o próprio Senhor dizia que cumpria a lei;

• Alguns estudiosos acreditam que Jesus tenho uma representação semelhante à de Moisés em sua verdadeira interpretação da lei, chamam os ensinos de Jesus como uma espécie de Pentateuco cristão;

• "Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus. Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus." (Mateus 5.17-20)

• Os discípulos ficaram perplexos com a fala de Jesus dizendo que nossa justiça deveria de ultrapassar a dos escribas e fariseus. Eles tinham a concepção de que os fariseus eram pessoas justas. Todavia, a proposta de Jesus não eram atitudes estereotipadas, mas sim vinda do interior;


O Cristo de Mateus é o cumprimento de Israel:


• Jesus convida primeiro a casa de Israel ao arrependimento. Todavia, Israel o rejeita;

• "Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram. Eis que a casa de vocês ficará deserta. Pois eu lhes digo que vocês não me verão desde agora, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’". (Mateus 23.37-39)

• Jesus era o verdadeiro representante da casa de Israel, ele era o remanescente fiel. Ele levantou uma nova comunidade com seus doze discípulos;

• O evangelho inicia se voltando para casa Israel e termina com a grande comissão para todas as nações.  

• "Eu lhes digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus."(Mateus 8.11)


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