quarta-feira, 1 de maio de 2024

Introdução - O desafio de amar


O DESAFIO DE AMAR

INTRODUÇÃO:

“Pensemos em como nos estimular uns aos outros ao amor e às boas obras.” (Hebreus 10.24)

            O foco principal do livro é o amor, ou melhor, como podemos viver de forma prática o amor. Sendo mais específico, é um livro que nos estimula com princípios práticos para o aperfeiçoamento do amor em um relacionamento conjugal. Mas acredito que a obra também possa ser exaurida por aqueles que desejam um dia constituir família, pois os ensinamentos podem ser aprendidos para que em seu tempo apropriado possa ser colocado em prática.

            A Palavra de Deus nos ensina que foi o Senhor que planejou o casamento. Segundo as Escrituras Sagradas, Ele o fez visando nos ajudar com a solidão e estando casados pudéssemos desfrutar do prazer com a intimidade sexual e nos proporcionar uma forma de sermos enriquecidos com a geração de filhos.

O casamento também é uma ferramenta poderosa para nos aperfeiçoar como seres humanos, pois dentro de um relacionamento conjugal aprendemos a lidar com nossas próprias dificuldades, limitações e fraquezas. Dentro do casamento aprendemos a viver um princípio bíblico que é de renunciar os nossos próprios desejos, ou seja, negar-se a si mesmo, somos desfiados a lutar contra o nosso egoísmo.

Ao contrário do que hoje é estabelecido que devemos seguir o nosso coração no intuito da busca da felicidade. A Palavra de Deus nos garante que não devemos seguir o nosso coração, pois ele é enganoso. (Jr 17:9) Os princípios contidos nesse livro nos desafiarão a possuirmos coragem para podermos governar nosso coração e orientá-lo a ser fiel ao Senhor e a sua Palavra.

Nosso relacionamento irá mudar a partir do momento em que voluntariamente eu decidir me aperfeiçoar no amor, pois o amor cristão é uma decisão e, não apenas um sentimento. Os autores apontam três elementos importantes para esta jornada:

Primeiro Elemento – Em cada momento será tratado um aspecto único do amor. É preciso ler cada um cuidadosamente e estar aberto para um novo entendimento do que significa amar verdadeiramente seu cônjuge.

Segundo Elemento – Você terá um desafio específico para poder colocar em prática. Não deixe de fazê-lo, não permita que situações externas o impeçam de completar o desafio.

Terceiro Elemento – Separe uma agenda, ou um caderno para fazer anotações sobre o que está aprendendo, sobre o que está fazendo e também como seu cônjuge está reagindo. Você pode usar também um bloco de notas no celular ou outro aparelho tecnológico, o importante é você tomar nota. Essas anotações poderão ser preciosas para você em um futuro. Quem sabe o Senhor não use como testemunhe de seu agir em seu casamento?!

“Portanto, agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor. Mas o maior deles é o amor.” (I Co 13:13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5º Capítulo - A defesa da fé e o depósito da fé.

  5º Capítulo – A defesa da fé e o depósito da fé. 1. A DEFESA DA FÉ. “Meu propósito não é linsonjear-vos (…) mas requerer que julgueis ...