Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2025.
INSTITUTO BÍBLICO EFATÁ
MÓDULO DE ANÁLISE DA EPÍSTOLA DE
EFÉSIOS
2ª AULA – A ARQUITETUTA TRINITÁRIA DA
SALVAÇÃO: ELEIÇÃO, REDENÇÃO E GARANTIA.
TEXTO – EFÉSIOS 1:3-14
PROFESSOR – PR. ROBERTO DA SILVA
MEIRELES RODRIGUES
1º APONTAMENTO - O PAI: BÊNÇÃOS,
ELEIÇÃO E ADOÇÃO. (VERSOS 3-6)
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“Bênçãos espirituais nos lugares celestiais”:
indica origem e natureza celestes das bênçãos; graça que transcende estruturas
meramente terrenas.
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Eleição “em Cristo” (en Christō): é teologicamente central — não
é eleição abstrata, mas eleição «em relação a Cristo»; o crente é escolhido
para pertencer a Cristo.
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Finalidade ética da eleição:
a eleição visa santidade — “para que fôssemos santos e irrepreensíveis” — a
eleição tem um propósito moral, não apenas um privilégio status
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Predestinação à adoção: o vocabulário
(proorizō / “predestinar”) vincula a eleição à adoção filial — enfatiza
relação, status e herança. Hoehner observa a conotação legal/romana da adoção
como mudança definitiva de posição social;
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Implicação de estudo: A iniciativa é
divina, relacional e teleológica (tem fim: louvor da graça).
2º APONTAMENTO – O FILHO: REDENÇÃO,
PERDÃO E O PLANO CÓSMICO. (VERSOS 7-12)
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Redenção (ἀπολύτρωσις) e “pelo seu sangue”: linguagem de resgate/pagamento, sublinha a eficácia histórica e objetiva
da obra de Cristo. Hendriksen e Keller enfatizam a seriedade e o custo da
salvação.
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Perdão (ἄφεσις) como resultado da graça abundante: Paulo liga perdão e graça abundante (verbo que indica superabundância) —
a graça é generosa e eficaz. (Foulkes)
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“Mistério” e “revelação”: o plano de Deus (unir todas as coisas em Cristo) é descrito como algo
que esteve oculto e agora é manifesto — coloca a cruz e a ressurreição no
centro de um projeto cósmico (comparar com Colossenses). Hoehner e Shedd
sublinham a dimensão cósmica da cristologia paulina.
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Herança e propósito: a vida dos redimidos é orientada para a realização do propósito divino —
e isso reverte novamente para louvor da glória divina.
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Implicação de estudo: a obra do Filho é o meio histórico que concreta o plano eterno do Pai;
sua obra tem alcance cósmico e comunitário
3º APONTAMENTO – O ESPÍRITO: SELO,
PENHOR E GARANTIA. (VERSOS 13-14)
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Ordem: ouvir → crer → selo: apresenta a dinâmica da aplicação da
salvação no indivíduo e na comunidade. (Stott)
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Selo (σφραγίς): nos contextos antigos, selo indica
propriedade, autenticidade e proteção — aqui, funcionamento pastoral e
teológico: o Espírito autentica e marca a pertença ao Deus que salvou.
(Hendriksen)
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Arrabōn (ἀρραβών) / penhor: linguagem econômica que descreve o Espírito
como garantia da plenitude futura — a salvação é presente (selo) e garantida
(penhor) até sua consumação. (Keller)
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Função escatológica: o Espírito conecta experiência presente com
esperança futura — “até a redenção da herança” indica consumação escatológica.
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Implicação de estudo: O Espírito torna a salvação eficaz e
assegura certeza e esperança; há tanto dimensão presente quanto promessa
futura.
CONCLUSÃO:
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Identidade e segurança: usar a predestinação e adoção para 1) consolação, 2) incentivo à
santidade, 3) rejeição da vanglória.
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Vida comunitária e missão: a noção de herança e de união em Cristo (unir todas as coisas) implica
que a igreja é sinal da reconciliação cósmica — compromisso com missão
holística e reconciliadora.
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Espiritualidade prática: cultivar consciência do selo do Espírito — práticas como meditação na
Escritura, oração e liturgia que reafirmem a pertença e a esperança dos
crentes.

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