quarta-feira, 19 de novembro de 2025

2ª AULA – A ARQUITETUTA TRINITÁRIA DA SALVAÇÃO: ELEIÇÃO, REDENÇÃO E GARANTIA.

 


Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2025.

INSTITUTO BÍBLICO EFATÁ

MÓDULO DE ANÁLISE DA EPÍSTOLA DE EFÉSIOS

2ª AULA – A ARQUITETUTA TRINITÁRIA DA SALVAÇÃO: ELEIÇÃO, REDENÇÃO E GARANTIA.

TEXTO – EFÉSIOS 1:3-14

PROFESSOR – PR. ROBERTO DA SILVA MEIRELES RODRIGUES

1º APONTAMENTO - O PAI: BÊNÇÃOS, ELEIÇÃO E ADOÇÃO. (VERSOS 3-6)

·         “Bênçãos espirituais nos lugares celestiais”: indica origem e natureza celestes das bênçãos; graça que transcende estruturas meramente terrenas.

·         Eleição “em Cristo” (en Christō): é teologicamente central — não é eleição abstrata, mas eleição «em relação a Cristo»; o crente é escolhido para pertencer a Cristo.

·         Finalidade ética da eleição: a eleição visa santidade — “para que fôssemos santos e irrepreensíveis” — a eleição tem um propósito moral, não apenas um privilégio status

·         Predestinação à adoção: o vocabulário (proorizō / “predestinar”) vincula a eleição à adoção filial — enfatiza relação, status e herança. Hoehner observa a conotação legal/romana da adoção como mudança definitiva de posição social;

·         Implicação de estudo: A iniciativa é divina, relacional e teleológica (tem fim: louvor da graça).

2º APONTAMENTO – O FILHO: REDENÇÃO, PERDÃO E O PLANO CÓSMICO. (VERSOS 7-12)

·         Redenção (ἀπολύτρωσις) e “pelo seu sangue”: linguagem de resgate/pagamento, sublinha a eficácia histórica e objetiva da obra de Cristo. Hendriksen e Keller enfatizam a seriedade e o custo da salvação.

·         Perdão (ἄφεσις) como resultado da graça abundante: Paulo liga perdão e graça abundante (verbo que indica superabundância) — a graça é generosa e eficaz. (Foulkes)

·         “Mistério” e “revelação”: o plano de Deus (unir todas as coisas em Cristo) é descrito como algo que esteve oculto e agora é manifesto — coloca a cruz e a ressurreição no centro de um projeto cósmico (comparar com Colossenses). Hoehner e Shedd sublinham a dimensão cósmica da cristologia paulina.

·         Herança e propósito: a vida dos redimidos é orientada para a realização do propósito divino — e isso reverte novamente para louvor da glória divina.

·         Implicação de estudo: a obra do Filho é o meio histórico que concreta o plano eterno do Pai; sua obra tem alcance cósmico e comunitário

 

3º APONTAMENTO – O ESPÍRITO: SELO, PENHOR E GARANTIA. (VERSOS 13-14)

·         Ordem: ouvir → crer → selo: apresenta a dinâmica da aplicação da salvação no indivíduo e na comunidade. (Stott)

·         Selo (σφραγίς): nos contextos antigos, selo indica propriedade, autenticidade e proteção — aqui, funcionamento pastoral e teológico: o Espírito autentica e marca a pertença ao Deus que salvou. (Hendriksen)

·         Arrabōn (ἀρραβών) / penhor: linguagem econômica que descreve o Espírito como garantia da plenitude futura — a salvação é presente (selo) e garantida (penhor) até sua consumação. (Keller)

·         Função escatológica: o Espírito conecta experiência presente com esperança futura — “até a redenção da herança” indica consumação escatológica.

·         Implicação de estudo: O Espírito torna a salvação eficaz e assegura certeza e esperança; há tanto dimensão presente quanto promessa futura.

CONCLUSÃO:

·         Identidade e segurança: usar a predestinação e adoção para 1) consolação, 2) incentivo à santidade, 3) rejeição da vanglória.

·         Vida comunitária e missão: a noção de herança e de união em Cristo (unir todas as coisas) implica que a igreja é sinal da reconciliação cósmica — compromisso com missão holística e reconciliadora.

·         Espiritualidade prática: cultivar consciência do selo do Espírito — práticas como meditação na Escritura, oração e liturgia que reafirmem a pertença e a esperança dos crentes.

 

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