IDÊNTICOS OU PARECIDOS?
Já faz algum tempo que reflito sobre a diferença que existe entre ser idêntico e ser parecido. Penso que o verbo parecer dá a idéia de algo transitório, ou seja; Algo que hoje pode qualificar e amanhã não mais, tomemos por exemplo:
Temos o costume de dizer que uma pessoa é muito parecida fisicamente com outra. Mas qualquer mudança que um destes venha há sofrer os levará há uma diferenciação.
Já o adjetivo idêntico dá o entendimento que os dois são de mesma essência, ou seja, de igual valia, sem a possibilidade de qualquer diferenciação. Usamos a palavra idêntico para igualar uma pessoa a outra. Em seu significado etimológico a palavra idêntico, o dicionário traz o sentido de algo que não têm como deixar de ter a mesma essência. Algo que seja imutável.
Fico feliz quando vejo um jovem idêntico a Cristo. Fico feliz que Deus ainda separa e chama servos como Daniel e José. Jovens que levam o seu relacionamento com Cristo a sério, fugindo da aparência má deste século. Tendo uma vida santa, mesmo em meio a uma sociedade corrompida pelo poder, pela prostituição, pela devastação dos costumes e da moral.
Creio que o maior desafio para esta geração de jovens, e ter uma identidade centrada na pessoa de Jesus, de trazer em seus corpos as marcas de Jesus ( Gl 6:17 ), assim como o apóstolo Paulo disse trazer em seu corpo. Criar uma crise em sua personalidade ao ponto de ter a mesma crise que Paulo teve, onde o mesmo externou dizendo; “Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim ( Gl 2:20 )”. Vemos claramente que Paulo deixou de usar a suas credencias, deixou de usar suas forças, tendo o mesmo literalmente morrendo dentro de sua existência e ressuscitando existindo em Deus. O que o fez ter uma nova identidade. Paulo sabia que agora ele não mais vivia, que a partir daquele momento o seu sentido de existência, só teria sentido se ele existe em Cristo Jesus.
A minha oração é que Jesus seja sua identidade, e que a sua identidade caia em uma crise de existência. Até o ponto de você negar a sua vida, aceitando a morte como existência para vida..
Que Deus nos conceda esta identidade!
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lições de uma oração - I Reis 3:3-15
Rio de Janeiro, 02 de outubro de 2025. Oásis da Família Mensagem – Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues Tema da Mensagem – Liçõ...

-
CORDEIRO, Wayne. Andando com o tanque vazio? Encha o tanque e renove sua paixão . São Paulo: Vida, 2011. Roberto da Silva Meireles Rodr...
-
Rio de Janeiro, 30 de março de 2014. A rua chamada direita A narrativa do texto Bíblico escrito por Lucas, no livro ...
-
ARÚJO, Henrique Ribeiro de. Pode ou Não pode? Assumindo o compromisso de pensar mais profundamente. Rio de Janeiro: 3D Editora, 2014. 1ª Edi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário