quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Doze homens e o segredo!


Doze homens e o segredo!
O nome de um conceituado filme me fez lembrar sobre uma cena bíblica. Jesus andando com os discípulos, após um embate com os fariseus e os saduceus confronta os discípulos acerca de caráter. E começa a falar-lhes sobre fermento que estraga a massa.
Ao chegar em Cesaréia de Filipe indagou aos seus discípulos: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?
Então eles responderam: uns, João o Batista, outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Então Jesus disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
É então que o segredo é aberto. A pergunta de Jesus é quem dizes ser o Filho do Homem nos leva a dimensão de Sua Pessoa e Obra. A expressão “Filho do homem” segundo Ladd enfatiza Sua divindade. Ladd divide em três momentos da revelação de Jesus como Filho do Homem. O Filho do Homem terreno, Filho do Homem Sofredor e Filho do Homem Apocalíptico. Estes três momentos revelam o Filho do Homem terreno como aquele que possuí em uma era presente o poder para manifestar atributos de uma era futura, o Filho do Homem Sofredor revelando o servo sofredor, que deve ser humilhado, deve sofrer, e sofrer até a morte de cruz, para ser exaltado após este sofrimento. O servo apocalíptico denota sua parousia em Glória.
No entanto quero me deter ao significado do termo. Jesus queria ouvir dos Seus, queria ouvir de seus lábios a declaração de que Ele era o Messias, o Filho do Homem, Aquele que resgataria a humanidade do jugo do pecado. Mas existe uma tensão na resposta dada por Pedro a Jesus. Pedro confessa com seus lábios, porém esta revelação diz Jesus que foi dada pelo Espírito Santo.
O segredo (mistério) guardado pelos séculos, o anseio dos profetas em ver o Cristo, as tipologias de Sua Pessoa no Antigo Testamento, o mistério agora é revelado aos Seus.
O filme doze homens e um novo segredo, eles têm um segredo. No entanto Jesus revela, a principio, aos doze o segredo que seria o mais importante para a existência da humanidade.
A questão é: O que nos estamos fazendo com este segredo?
Deus nos ajude a compartilhar este segredo ao mundo que está em trevas e precisa da Pessoa de Jesus para sua vida e salvação.
No amor dEle, em que qualquer outro segredo é efêmero.
Roberto Meireles
Bibliografia:
LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento. São Paulo. Editora Hagnos.
http://www.bibliaonline.com.br/. Acessado em 10/12/2009, às 14:07h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Oração de Manoá - Juízes 13.8

  Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...