quarta-feira, 21 de março de 2012
6ª Biografia – Jonas: O chamado irresistível de Deus.
Rio de Janeiro, 21 de Março de 2012.
Local - PIB em Rocha Miranda.
Estudo realizado na “Quarta com Deus”, por ocasião da série de mensagens: “Biografias: A história de homens e mulheres que andaram com Deus”.
“6ª Biografia – Jonas: O chamado irresistível de Deus.”
Texto Base: Jonas 1:1-17.
Introdução:
Dando continuidade a série de mensagens sobre: “Biografias: a história de homens e mulheres que andaram com Deus”. Hoje iremos pensar a cerca de um homem que ficou conhecido por algumas das passagens mais exóticas da Bíblia. O homem que fora engolido por um grande peixe.
Sim, iremos falar sobre ele mesmo. Jonas o profeta que foi obediente sendo desobediente. O homem que teve a inocência de tentar fugir da pessoa de Deus. Somos todos sabedores que é impossível fugir da presença do Eterno. O salmista Davi vai expressar exatamente este ensinamento no salmo de número 139. Existia uma canção antiga muito bonita do Prisma que narrava um pouco deste ensinamento, de nome “Asas da Alva”. Um lindo cântico que de forma harmoniosa e com uma linda melodia narrava este lindo ensinamento de Davi.
O texto inicia dizendo que Deus havia chamado Jonas para uma missão. A ordem do Senhor ao profeta era que ele fosse até a cidade de Nínive e pregasse a mensagem de arrependimento aquele povo. Porém, somos sabedores que os ninivitas eram inimigos do povo hebreu. O povo ninivita era um povo mal. Um povo que durante muito tempo havia trazido medo e terror aos israelitas.
Jonas trazia em seu coração um sentimento de desprezo para com o povo que havia prejudicado e muito o seu povo. Mas, a ordem de Deus ao profeta era que ele fosse ao povo e independente do sentimento que ele nutria em seu coração era que ele deveria cumprir o que Deus o havia ordenado a fazer.
Jonas era um profeta. O seu ofício eratransmitir ao povo a vontade de Deus para suas vidas. Deus o havia separado para isto. Deus o havia
Gostaria de exaurir junto com os irmãos pelo menos três grandes ensinamentos que o relacionamento deste profeta com o seu Deus têm para nós.
1º Ensinamento – O paradoxo da liberdade cristã.
Muitas pessoas acham que nós continuamos a ter liberdade de escolha após a nossa conversão. Porém, a Bíblia não nos dá respaldo para tal pressuposição. Quando entregamos nossa vida a Jesus. Ele passa a ser não somente nosso salvador. Mas Ele também passa a ser nosso Senhor, nosso Rei, nosso Dono. E nós como seus servos, não temos liberdade em optar ou não em obedecer a Sua Soberana vontade.
Existe uma dicotomia a cerca da pessoa de Jesus. O movimento evangelical brasileiro vêm diferenciando a pessoa de Jesus de dois modos: Senhor e Salvador. A ideia de um Jesus que é Salvador, mas que ainda não é Senhor, cada vez mais é difundida pelos púlpitos, movimentos midiáticos, etc. Porém, isso é inconcebível quando olhamos para a pessoa de Jesus e os padrões Bíblicos exigidos pelo mesmo.
Vejamos algumas falas de Jesus a cerca do compromisso necessário para seus seguidores:
Mateus 16:24, Lucas 9:23, Marcos 8:34 - “Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.””
João 6:67- Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir? "
Mateus 10:37 - "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
I Coríntios 9:16 - “Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!”
Antes de nossa entrega. Existia um direito que o próprio Senhor nos dará da liberdade. Após a conversão. Essa liberdade é escrava da vontade Soberana de Deus. Somos agora seus. Escravos da sua vontade. Filhos da obediência!
I Coríntios 7:22 - “Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo.”
Paulo ao escrever como a nossa vontade deve ser colocada sobre a vontade do Senhor, ele se utiliza da palavra grega “dolos (δουλος)”, que segundo o dicionário de grego – português de William C.Taylor quer dizer:
“adj. Como escravo, sujeito ao serviço, … escravo, escrava, servo, serva”.1
Paulo literalmente está dizendo que nós somos escravos. Meus irmãos, todos sabemos que não existe escravo que tenha vontade própria. O escravo deve somente, cumprir a vontade de seu Senhor.
2º Ensinamento – Nem sempre somos chamados para Társis.
Gosto muito de um paralelo feito por Eugene Peterson, no livro: “Redescobrindo o ministério pastoral”. Neste livro Peterson faz um paralelo do ministério profético de Jonas com o ministério pastoral de modo genérico. Ele afirma que a intenção de Jonas era ir para Társis também pela aparência que aquele lugar tinha. Aquele lugar era atraente, tinha muitas coisas que iam favorecer ao profeta Jonas. Era uma cidade portuária, uma cidade rica, cheia de esplendor e conhecida mundialmente por suas atrações turísticas.
Porém, Deus chamou Jonas a Nínive. Aquela cidade para Jonas significa o contrário. Era o avesso da história. Ela não tinha nada a oferecer ao profeta. Não tinha brilho. Era uma cidade que não atraia o coração do profeta. Mas, Deus chamou Jonas a Nínive.
Peterson então diz que nós pastores somos muito parecido com Jonas. Queremos ir para lugares que atraem nossos corações, atraem nossas vidas, nos dão um vislumbre de uma melhor qualidade de vida, benefícios, promoção pessoal, status, fama, etc.
Acho que essa vontade de ir a Társis não se resume apenas para os pastores. Mas a todos nós. Que sempre queremos fazer o que queremos fazer. Mas nem sempre o desejo de Deus é que estejamos em Társis.
Será que você se encontra como o profeta Jonas. Querendo ir para Társis, quando Deus mandou você ir para Nínive?
Pense bem! Analise sua vida. E considere se isso está ou não acontecendo com você. Pode ser por este motivo que você pode estar se sentindo lutando contra Deus.
3º Ensinamento – Nínive com Deus, é melhor que Társis sem Deus.
Jonas tentou todas as possibilidades possíveis e impossíveis para fugir daquilo que Deus queria de sua vida. Ele não gostaria de ir para Nínive. Como já falamos anteriormente, não havia nada que o atraia para lá.
Mas quando lemos toda a biografia de sua vida ministerial. Podemos visualizar que ele só alcançou sucesso no ministério diante de Deus. Quando Ele resolveu ir a Nínive está debaixo da vontade Deus. Enquanto ele lutou com a vontade soberana de Deus. Ele foi um fracasso. Mas, quando ele se lançou a cumprir o chamado de Deus para sua vida. Ele foi um sucesso.
E o mais interessante é que, o sermão mais curto, ministrado com uma má vontade terrível, vindo de um homem de coração sem coração pelo povo, fruto de uma obediência e não de amor. Cumpriu a vontade do coração de Deus e não do profeta. E por este motivo deu certo.
Saiba que Társis sem Deus não irá trazer alegria a seu coração. Saiba que Társis sem Deus não irá trazer gozo para sua vida. Saiba que Társis sem Deus não lhe fará feliz. Mas saiba que Nínive com Deus o fará realizado. Saiba que Nínive com Deus o fará saciado. Saiba que Nínive com Deus o fará grande diante de Deus. Saiba que Nínive com Deus trará grande realizações para sua vida.
Conclusão:
O profeta Jonas é um exemplo de que o chamado de Deus é irresistível. O profeta Jonas é um exemplo de que o paradoxo em Deus é convicção. O profeta Jonas é um exemplo que nem sempre somos chamados para o melhor lugar aos nosso olhos. O profeta Jonas é um exemplo de que nossas vidas não tem a capacidade de aferir qual é a vontade de Deus. Mas que essa vontade deve ser a Dele e não a nossa.
Minha oração é que essa ministração tenha alcançado o seu coração. E que você saia deste santuário com o coração compromissado a cumprir a vontade de Deus e não a sua!
Nele, que faz chamados irresistíveis a cada um de nós:
Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues.
1TAYLOR, W.C. Dicionário do Novo Testamento Grego. 9ª ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1991. Pág.61.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Todos somos diferentes (Série de Mensagens - Mãos à Obra) - Efésios 4:7-11
Rio de Janeiro, 27 de julho de 2025. Série de Mensagens - Mãos à obra. Tema da Mensagem - Todos somos diferentes Texto Base - Efé...

-
CORDEIRO, Wayne. Andando com o tanque vazio? Encha o tanque e renove sua paixão . São Paulo: Vida, 2011. Roberto da Silva Meireles Rodr...
-
Rio de Janeiro, 30 de março de 2014. A rua chamada direita A narrativa do texto Bíblico escrito por Lucas, no livro ...
-
Rio de Janeiro, 04 de Novembro de 2012. Local – PIB em Rocha Miranda Série de Mensagens – Voando nas Alturas Tema – Príncipes ou g...
Nenhum comentário:
Postar um comentário