segunda-feira, 11 de março de 2013

2º Ministração - Introdução ao Evangelho de Mateus


1.1.Introdução ao Evangelho de Mateus:


O evangelho de Mateus é o livro no Novo Testamento que mais fora citado antes dos anos 180 d.C. O mesmo ocupa em primeiro lugar de todas as listas do Novo Testamento. O mesmo possui um perfil didático e apologético.
Outra característica do evangelho de Mateus é o fato do mesmo possui diversas citações do Velho Testamento. Podemos identificar através deste fator que o autor estava escrevendo para pessoas que tinham conhecimento do conteúdo do Velho Testamento. Sem sombra de dúvidas do evangelho de Mateus é o mais “judaico”, no sentido de ter sido escrito para alcançar os judeus.
Seu tema principal é o Reino de Deus, apresentando o cumprimento da profecia do Messias aguardado na pessoa do Senhor Jesus. O evangelho de Mateus tem por propósito fazer uma transição sobre o pensamento judaico acerca da espera do Messias, com o cumprimento desta promessa na pessoa de Jesus.
Broadus diz que os evangelhos foram escritos quando a igreja primitiva estava se separando da sinagoga. E, estava se tornado cada vez mais gentia. Com essa transição a igreja começou a enfrentar um grande problema acerca da liberdade cristã. Alguns cristãos não estavam entendo o que de fato era a salvação pela graça, e estavam vivendo uma vida desregrada e imoral aos olhos de Deus.
Mateus escreve para combater estes dois erros extremos do legalismo e do antinomismo. A intenção de Mateus é clarificar aos seus leitores de que um cristão verdadeiramente livre em Cristo é livre de viver uma vida de escravidão gerada pelo pecado. Sendo assim, este cristão livre caminha em uma nova vida de padrões do Reino.

1.2.Autor:
1.2.1.      Evidências Internas:
Não encontramos na Bíblia nenhuma evidência que devote a Mateus a autoria deste evangelho.
1.2.2.      Evidências Externas
A tradição cristã em maioria esmagadora atribui a Mateus a autoria do evangelho que leva o seu nome. Vejamos alguns dos pais que fazem esta afirmação: segundo século – Papias e Irineu; terceiro século – Orígenes; quarto século – Eusébio de Cesaréia.

1.3.Data:
Broadus acredita que o evangelho tenha sido escrito entes os anos 65 d.C. à 75 d.C. Nessa época a igreja estava tomando um novo rumo conforme falamos no inicio deste texto.  O Cristianismo estava deixando de ser uma seita dentro do judaísmo. E, sendo assim estava tomando uma nova roupagem doutrinária, litúrgica, etc. E, esta separação se deu no período acima citado.

1.4.Propósito:
Nem um dos evangelhos teve como sua prerrogativa literária construir uma biografia de Jesus. Por ordem natural e sequência ministerial de Jesus, os mesmos são parecidos ao descreverem seu nascimento, desenvolvimento ministerial, crucificação e ressurreição. Porém, sem se deter em detalhes. Exemplos: não se comenta aspectos físicos de Jesus, quase não possuem relatos da infância de Jesus.
            O que podemos perceber é que os evangelhos estão mais interessados em construir uma narrativa que conte a história do ministério de Jesus, o chamado Cristo, filho de Deus.
            Gosto muito de como Broadus descreve o propósito do livro de Mateus em seu livro. Diz assim ele:
“Qual é então o propósito do Evangelho de Mateus? Foi dito, no parágrafo introdutório, que o objetivo de Mateus foi organizar e sistema­tizar suas conclusões acerca de Jesus, o Cristo. Mateus não era um biógrafo, e, sim, interessado em história. Eventos reais eram de importân­cia para ele. A verdade do Evangelho depende da realidade histórica dos acontecimentos que cercam a vida, morte e ressurreição de Jesus. Mateus era, acima de tudo, um homem de fé. Ele interpretou esses acontecimen­tos históricos a fim de proclamar o que Deus fizera através de seu Filho Jesus, para redimir o homem de sua condição desamparada como pecador. Em sua avaliação do ministério de Jesus, Mateus mostra que Jesus é o Messias, o Cristo, havia muito esperado. Aquilo que o homem não pode fazer por si, Deus fez por ele, através de seu Filho”... Ele tentou explicar, a uma comunidade judaico-cristã, a transição da espe­rança judaica num Messias político, para um cumprimento de profecia no Servo Sofredor, Jesus de Nazaré. Mateus se inquietou com o fato de que os judeus como um todo não reconheceram que aquele a quem rejeitaram era de fato o cumprimento das promessas de Deus, o clímax da atividade redentora de Deus, expressa nas Escrituras. Mateus apresenta Jesus como o Messias, o Filho de Deus e o Salvador. O propósito central é demonstrar que Jesus é o verdadeiro Rei messiânico, a esperança não só de Israel, mas também do mundo inteiro.

1.5.Esboço:
Construa um esboço próprio do evangelho segundo Mateus:

  



Bibliografia:
CAIRNS, Earle E. Cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã. São Paulo: Vida Nova, 2008.
GONZÁLEZ, Justo L. A era dos Mártires – Vol. I: uma história ilustrada do Cristianismo. São Paulo: Vida Nova, 1995.
HALE, Broadus David. Introdução ao Novo Testamento. Rio de Janeiro: Junta de Educação Religiosa e Publicações, 1983.
HURLBUT, Jesse Lyman. História da Igreja Cristã. São Paulo: Vida, 2ª edição, 2007. Págs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Oração de Manoá - Juízes 13.8

  Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...