quinta-feira, 21 de março de 2013

Jesus, a igreja e o candeeiro.


Rio de Janeiro, 24 de Março de 2013.

Jesus, a igreja e o candeeiro.


            Como já é do conhecimento dos irmãos. Todas as quartas feiras (quarta com Deus) estamos estudando as sete cartas que Jesus emitiu as sete igrejas do Apocalipse. E, essa semana nós estivemos exaurindo a carta que o nosso Senhor enviou para a igreja de Éfeso, igreja esta que fora pastoreado por homens como Paulo, Timóteo e o próprio João.
            No entanto, o Senhor Jesus faz uma severa repreensão a esta igreja dizendo que a mesma se esqueceu do primeiro amor. Todavia vale lembrar alguns detalhes que nos esclareçam acerca desta situação.
            A cidade de Éfeso era famosa por ser uma grande metrópole do mundo antigo. Famosa pelo templo da deusa Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Uma cidade onde se cultuavam muitos ídolos e também uma das cidades onde era realizado o culto ao imperador romano.
            Dentro deste contexto nasce uma igreja de Jesus. Essa igreja luta com todas as suas forças para permanecer fiel ao Senhor e a sua Palavra. E, por este motivo é perseguida pelo império romano. É por este motivo que encontramos o Senhor Jesus dizendo: “e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não deixaste esmorecer”. (Ap. 2.3)
            Essa igreja vai enfrentar outra dificuldade. Ela terá que: enfrentar, confrontar e disciplinar homens que estavam ensinando heresias em seu meio. Esses homens estavam ensinando que a vida cristã podia ser vivida de modo descompromissado com a santidade, e estavam levando os irmãos a comerem comida sacrificada e a terem relações sexuais antes e fora do casamento. Os líderes daquela igreja enfrentam o problema e o resolvem.
            Talvez você possa estar pensando: “Mas porque Jesus foi tão duro na repreensão desta igreja? Se ela fez tantas coisas boas!” É exatamente neste ponto que queria chegar. Falei tudo isso para os irmãos entenderem a importância do primeiro amor. A igreja de Éfeso era uma igreja fiel a sã doutrina. A igreja de Éfeso era uma igreja que queria agradar ao Senhor. Porém, a igreja de Éfeso se esquecera que a ortodoxia sem o amor leva a religiosidade.
            Jesus disse, se eles não se arrependessem e não voltasse ao primeiro amor, Ele viria e tiraria do meio deles o candeeiro. O candeeiro era o símbolo da presença de Jesus no meio da sua igreja. Jesus está dizendo que, o que de fato Ele deseja é ter um relacionamento profundo de intimidade conosco, sua igreja.
            A Palavra de Jesus serve-nos como um alerta. Se nós estamos realizando muitas coisas para o Senhor, se estamos guardando a sã doutrina, se estamos procurando fazer o que lhe agrada, estamos certos e devemos assim continuar. Porém, nada destas coisas deve substituir o nosso relacionamento com o Senhor da Obra. Isso nos faz entender porque muitas igrejas estavam acabando e se tornando museus, cinemas, etc. O Senhor retirou deles o candeeiro e sem a presença do Mestre, nada podemos fazer!
            Certo de que em Cristo somos uma igreja fiel:
            Seu pastor, Roberto Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Oração de Manoá - Juízes 13.8

  Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...