sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Dia 4 – Criado para ser eterno?

Dia 4 – Criado para ser eterno?

"Tudo que ele fez é apropriado ao seu tempo. Também colocou a eternidade no coração do homem; mesmo assim, ele jamais chega a compreender inteiramente o que Deus fez..".
(Eclesiastes 4.4)
"Deus certamente não teria criado um ser como o homem para que este existisse somente por um dia. Não, não! O homem foi feito para imortalidade”.
(Abraham Lincoln)
Esta vida não é tudo que temos.
            A vida que você desfruta hoje é uma parte, uma preparação para outra que está por vir, à vida eterna.
            No entanto, você vive a vida nesse mundo como se não existisse o outro lado, a vida na eternidade. E quando se depara com a morte, sentimentos de que ela é injusta é anormal. Como se nós pudéssemos viver para sempre aqui neste mundo.
            Na verdade, fomos projetados por Deus para viver eternamente, e nossa mente é condicionada por Deus com esse desejo. Um dia a morte chegará e o seu tempo nesse mundo chegará ao fim, porém ainda não será o fim.
            Sua vida aqui na terra lhe oferece várias opções, porém na eternidade as opções são apenas duas: o céu e o inferno.
            “Seu relacionamento com Deus aqui destinará seu relacionamento com ele na eternidade. Se aprender a amar a Jesus, o Filho de Deus, e a confiar nele, você será convidado a passar a eternidade com ele. Entretanto, se desprezar o amor, o perdão e a salvação que ele oferece, você passará a eternidade separado de Deus.”[1]
            É necessário perceber que a vida não se reduz no aqui e agora, mas que ela é uma preparação para a eternidade, assim valores que perpetuam sua forma de viver hoje, a luz da eternidade eles podem mudar.
            As prioridades são reordenadas a luz da eternidade, com valores materiais, como riqueza, fama, tempo. Essas passam a ganhar uma proporção menor em relação a sua personalidade e seus relacionamentos. “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por amor de Cristo;”(Filipenses 3.17)
            Suas escolhas feitas pra viver nesse mundo, terão consequências eternas. Não podemos viver como se nossas ações não tivessem consequências, como se morte fosse   fim e como se os nossos atos não tivessem implicações a longo prazo.
            Há muito mais do que o aqui e agora. O que sê e experimenta nesse mundo, é apenas a superfície, na eternidade há muito mais vida. Mas então, como será a eternidade com Deus? Não temos dimensão da grandiosidade do céu. “Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração humano, são as que Deus preparou para os que o amam.”(I Coríntios 2.9)
            Entretanto temos a certeza que Deus já preparou um lugar para nós. Mas lá não ficaremos como o nosso viver ocioso, mas desfrutaremos da presença de Deus, livres de sofrimento e dor, sendo recompensados por nossa fidelidade a Deus.  
            A sua vida tem um propósito, não só aqui na Terra, mas para a eternidade. Deus te dá a oportunidade de refletir sobre a morte. Pena que só se pensa nela nos sepultamentos. Você deve pensar mais sobre a eternidade, porque aqui é uma preparação para o que vêm a seguir. Se você vive essa vida hoje com relacionamento com Deus, por meio de Jesus Cristo, não há porque temer a morte. Na verdade a morte representa o fim da vida aqui, mas será o início da sua vida eterna.
            “Em comparação com a eternidade, nosso tempo aqui não passa de um piscar de olhos, mas as consequências durarão para sempre. As obras desta vida definem o destino que está por vir. Devemos compreender “que cada instante que gastamos neste corpo terreno é tempo gasto longe do nosso lar eterno, no céu com Jesus”. (II Coríntios 5.6). Há alguns anos, uma frase popular encorajava as pessoas a viver cada dia como “o primeiro dia do resto da vida”. Na verdade, seria mais sábio viver cada dia como se fosse o último. Matthew Henry, em seu Comentary on the Whole Bible [Comentário de toda a Bíblia], diz: “É necessário que o assunto de cada dia seja preparar-se para o último dia”.[2]
            Já que há muito mais na vida do que apenas o que aqui e agora. Saiba que você foi feito para ser eterno. Então, o que você deve parar de fazer hoje e qual a única coisa que deve começar a fazer?
Dia 4 – Pensando sobre meu propósito de vida.
Tema para reflexão – Há muito mais na vida que apenas o aqui e agora.
Versículo para memorizar - “Ora, o mundo passa, bem como seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre...”(I João 2.17)
Pergunta para meditar – Já que fui feito para ser eterno. Qual a única coisa devo parar de fazer hoje?  Qual a única que devo começar a fazer?
Bibliografia:
WARREN, Rick. Uma vida com propósitos. São Paulo: Ed. Vida, 2013.




[1] WARREN, pg. 44.
[2] WARREN, pg. 47.

Um comentário:

Todos somos diferentes (Série de Mensagens - Mãos à Obra) - Efésios 4:7-11

  Rio de Janeiro, 27 de julho de 2025. Série de Mensagens - Mãos à obra. Tema da Mensagem - Todos somos diferentes Texto Base - Efé...