sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Dia 7 – A razão de tudo.

Dia 7 – A razão de tudo.

"Porque todas as coisas são dele, por ele e para ele. A ele seja a glória eternamente! Amém..".
(Romanos 11.36)
"O SENHOR fez tudo com um propósito; sim, até o ímpio para o dia do mal.”.
(Provérbios 16.4)
Tudo é para Ele.
            O objetivo fundamental de toda criação é demonstrar a glória de Deus. Essa é a razão verdadeira de todas as coisas existirem. Inclusive a minha vida, a sua vida. A vida de todos os seres viventes foi criada com o propósito de exaltar a glória de Deus.
            “Onde está a glória de Deus? Basta olhar ao redor. Tudo que foi criado por Deus reflete sua glória, de alguma forma. Vemos isso em toda parte, seja na partícula mais microscópica, seja na incomensurável Via Láctea. Vemos isso no pôr do sol e nas estrelas, bem como nas tempestades e nas estações do ano. A criação revela a glória de Deus nosso Criador. Na verdade, aprendemos que Deus é poderoso, que ele aprecia sua diversidade, ama a beleza, é organizado, sábio e criativo. A Bíblia diz: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.”(Salmos 19.1)
            A Bíblia diz que a glória de Deus se manifestou diversas vezes durante a história da humanidade. Primeiro Ele revelou sua glória no jardim do Éden, depois a Moisés no tabernáculo, no templo, e por último nas Escrituras, a sua revelação mais gloriosa, Jesus Cristo de Nazaré.
            Jesus é a maior manifestação da glória de Deus. Aliás, Ele veio ao mundo manifestar a glória de Deus. A glória de Jesus se manifestou da forma mais preciosa. Os apóstolos dão testemunho de que viram a glória de Deus manifestada em seu filho unigênito.
            Não há nada que possamos fazer para aumentar ou acrescentar glória a Deus. A sua glória é inerente ao seu Ser. Ele por si mesmo é glorioso. Ele por si mesmo é glorificado. Por isso, não há nada que possamos fazer para acrescentar glória a Deus.
            O pecado consiste no fato de não se dar a Deus a glória que lhe é devida, por ser Ele o criador e sustentador de todas as coisas. Apenas duas criaturas na Terra falham em não glorifica-lo: os anjos caídos e os seres humanos. É preciso encontrar em Jesus o caminho de volta para Deus a fim de glorifica-lo como é devido. Paulo expressa isso ao escrever sua carta aos Romanos: “Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus;”(Romanos 3.23)
Como posso glorificar a Deus?
            Nós iremos glorificar a Deus quando cumprirmos seu propósito para nossas vidas. Jesus glorificou a Deus cumprindo o propósito que Deus estabeleceu para Ele. Ele mesmo disse isso: “Eu te glorifiquei na terra, completando a obra da qual me encarregaste.”(João 17.4)
            Jesus cumpriu em sua missão cinco propósitos, os quais também foram cumpridos por seus discípulos após sua ascensão. Vamos esboçar de forma rápida os cinco, pois iremos dedicar uma semana para cada um deles a partir da próxima semana.
            1 - Damos glórias a Deus ao adorá-lo – Adoração é mais que simplesmente cantar uma canção. Adoração é um estilo de vida. Adoração é amar a Deus sobre todas as coisas é cumprir em nossas vidas seus propósitos. Adorar a Deus envolve nossa vida, e não somente cânticos. O pastor Batista norte americano John Piper expressa esse sapiencial na seguinte frase: “é quando estamos mais satisfeitos em Deus que Ele é mais glorificado em nós”. C.S.Lewis de igual forma disse: “Quando Deus nos diz que devemos adorá-lo, de fato está nos convidando a estar na melhor companhia”. Poder viver uma vida de adoração a Deus nos faz desfrutar da melhor companhia. E por estarmos na melhor companhia nos sentimos extremamente satisfeitos.
            2 - Damos glórias a Deus ao amar outros irmãos – Quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador nos tornamos parte de sua família. Passamos a integrar a família de Deus. O apóstolo Paulo diz que isso glorifica a Deus: “Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu, para glória de Deus.”(Romanos 15.7) Quando amamos o nosso irmão estamos glorificando o nome do Senhor. Isso é um dever de todo aquele que diz amar ao Senhor Jesus. Ele disse isso: “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. isto todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”(João 13.34-35)
            3 - Damos glórias a Deus quando nos tornamos como Cristo – O desejo do coração de Deus é que nos tornemos a semelhança de seu filho Jesus. Isso significa que Deus deseja que com o passar do tempo desenvolvamos a nossa fé. O que significa dizer que é desejo de Deus que possamos amadurecer na fé. “Cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.”(Filipenses 1.11)
            4 - Damos glórias a Deus servindo aos outros com nossos dons – O Senhor nos concedeu dons, talentos, habilidades para abençoar outras vidas. Esses dons, talentos, habilidades não são um mero fruto do acaso. O desejo do Senhor é que edifiquemo-nos uns aos outros. “Servi uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons administradores da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale como quem comunica as palavras de Deus; se alguém serve, sirva segundo a força que Deus concede, para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.”(I Pedro 4.10-11)
            5 - Damos glórias a Deus falando dele às outras pessoas – O apóstolo Paulo diz que é desejo de Deus que todos cheguem ao conhecimento da verdade. Se é desejo de Deus, devemos nos esmerar em cumpri-lo, pois se assim o fizermos estaremos o adorando. É dever nosso compartilhar nossa fé com outras pessoas que ainda não conhecem a Jesus de Nazaré. Devemos sempre partilhar a razão de nossa fé com outras pessoas. Da mesma forma que alguém tem uma notícia maravilhosa e deseja contar para todos aquilo que o alegrou. Devemos estar contentes com as boas novas da salvação e partilhar a mesma com todos ao nosso redor.
Qual será o objetivo de sua vida?
            Se você chegou até aqui, poderá constatar que sua vida não é um mero acaso. Deus o planejou. Deus sonhou com você. E o fez desejoso de se relacionar com Ele. Mas para isso, você precisa abrir seu coração a Jesus e pedir que Ele o aproxime de Deus. Que Ele possa uni-lo novamente ao Pai Eterno, pois só Ele é capaz de fazer isso.
            Dando esse passo de fé, peça a Deus que use sua vida e tudo que você tem, única e exclusivamente, para a glória dele. Peça que essa jornada seja um marco em sua vida para o cumprimento dos propósitos de Deus.
            Lembre-se: eu (pastor Roberto) e minha equipe estamos orando por você. Pedindo a Deus que sua vida seja um referencial para esta geração. Pedindo que você encontre os propósitos de Deus para sua existência. Que você seja uma benção por onde quer que andares. Deus te abençoe. Fique firme na jornada. Deus irá nos conduzir ao cumprimento de seus propósitos!
Dia 7 – Tudo isto é para Ele.
Tema para reflexão – Há muito mais na vida que apenas o aqui e agora.
Versículo para memorizar - "Porque todas as coisas são dele, por ele e para ele. A ele seja a glória eternamente! Amém..". (Romanos 11.36)
Pergunta para meditar – Em que parte de minha rotina posso estar mais consciente da glória de Deus?
Bibliografia:
WARREN, Rick. Uma vida com propósitos. São Paulo: Ed. Vida, 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos somos diferentes (Série de Mensagens - Mãos à Obra) - Efésios 4:7-11

  Rio de Janeiro, 27 de julho de 2025. Série de Mensagens - Mãos à obra. Tema da Mensagem - Todos somos diferentes Texto Base - Efé...