sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Jubileu de Cravo – 82 anos


Jubileu de Cravo – 82 anos
            No dia 18/12/2018, nossa comunidade cristã irá completar 82 anos de existência, Jubileu de Cravo. Durante décadas nossa comunidade tem servido ao Senhor com fidelidade e, por consequência dessa fidelidade, por bondade e graça do nosso Deus, tem sido instrumento d’Ele para a expansão de seu Reino e também de transformação social.
            Todavia, não podemos incorrer no erro de ficar apenas olhando para o nosso passado de realizações como igreja do Senhor e acabar ficando apenas saudosos e deslumbrados por tudo o que o Senhor fez através de nós. O Eterno Deus continua a nos desafiar! Ele continua a nos convocar para novas aventuras que requererão de nós coragem, perseverança e fé.
Nosso Jubileu desse ano é extremamente significativo; o Jubileu de Cravo. O cravo é uma é uma árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia. Atualmente, também é cultivada em outras regiões do mundo, como as ilhas de Madagascar e Granada. O botão de sua flor, quando seco, é usado na culinária e também na fabricação de medicamentos. Seu óleo tem propriedades antissépticas e é utilizado na odontologia.
No mundo antigo, por volta do século 16, o cravo era uma das especiarias mais caras, ao ponto de um 1kg equivaler a sete gramas de ouro. Ele estava inserido também nesse cenário como uma espécie de antisséptico bucal em Roma. Todos que desejavam falar com o imperador precisavam antes mascar um cravo para não incorrer no erro de estar com mau hálito. O cravo também era usado como uma espécie de repelente contra formigas.
Podemos extrair algumas lições bem práticas para nossa comunidade. A primeira lição é o fato de a igreja de Jesus ser chamada para dar gosto ao mundo. O cravo auxilia na culinária para adição de paladar e a Igreja de Jesus auxilia ao mundo a ter um sabor diferente. Nós somos chamados para trazer a este mundo um paladar de esperança, um paladar de amor, um paladar cheio dos atributos do Eterno de Deus.
A comunidade dos santos também é vocacionada pelo Senhor a ser um remédio às nações. Assim como o cravo é usado com fins medicinais, assim a igreja de Jesus é usada por Deus para tratar as dores do mundo. É nosso desafio cuidar das pessoas. Nossa geração está sendo extremamente afetada pelas doenças emocionais, psíquicas, etc. O mundo precisa saber que Jesus é o melhor médico que alguém pode encontrar. Ele sabe, como ninguém, curar as nossas dores.
Por último, e não menos importante, nós como Igreja de Jesus somos chamados a repelir os males deste mundo. Os insetos podem fazer estragos incríveis. Eles se tornam inimigos vorazes, se não forem combatidos. Assim também é o mal. Precisamos vencer sempre o mal com o bem. O Senhor nos enviou como igreja d’Ele para andar em boas obras. (Ef. 2.10)
O que mais o Senhor tem falado ao meu coração nestes últimos dias é sobre sermos uma igreja: Relacional, Relevante, Criativa e Missionária. Somos gratos a Deus pela vida de todos os irmãos, pastores, diáconos, missionários, líderes, que passaram por esta casa e deixaram seu legado. Porém, ainda não chegamos à Terra Prometida, a Jerusalém celestial. Enquanto isso não acontece, enquanto o Senhor não retorna, nós como sua igreja, somos desafiados por Ele a continuar a expansão de seu Reino neste tempo.
Estamos às portas de um novo ano. Muitos sonhos e desafios o Senhor tem colocado em meu coração para nossa comunidade. Queremos oficializar nossa Associação para trabalhos sociais. Queremos investir mais na Educação Teológica de nosso povo. Queremos continuar a proporcionar melhorias e aperfeiçoamentos em nosso patrimônio. Queremos que nossas células se multipliquem e alcancem muitas vidas para Jesus. Queremos estruturar melhor os nossos ministérios para um trabalho mais assertivo. Ah, como queremos! Meu coração quer, deseja, almeja, sonha, com tanta coisa boa para nossa comunidade.
Destarte, nada disso será possível sem o seu engajamento. Juntos podemos realizar proezas no Senhor. Eu acredito piamente nessa afirmação categórica. E vocês, acreditam? Se acreditam, se unam a mim e a minha família e juntos iremos continuar escrevendo novos capítulos dessa linda história dessa comunidade tão querida e amada de Rocha Miranda.
Muito obrigado a cada um de vocês por poder me permitir fazer parte desta linda história. Meu coração continua batendo forte, esperançoso, e cheio de vida, para servir aos irmãos e juntos alcançarmos as outras ovelhas de Jesus que ainda não fazem parte do aprisco, mas em breve ouvirão a voz do Supremo Pastor chamando-as para se juntar a nós.
Grato a Deus pela vida de vocês e por tudo o que o Senhor tem feito em nós, por nós e através de nós!
Seu amigo e pastor,
Roberto Meireles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Oração de Manoá - Juízes 13.8

  Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...