domingo, 2 de julho de 2023

Ester uma mulher de sensibilidade e coragem


 Rio de Janeiro, 02 de julho de 2023.


Série de Mensagens - Ester
Tema da Mensagem - Ester uma mulher de sensibilidade e coragem.
Texto Bíblico - Ester 2.5-8

Introdução:
• O motivo pelo qual achei necessário realizar uma série de mensagens sobre o livro de Ester se dá por ela ser um personagem bíblico impactante e também pela confusão causada pelos radicalismos de nosso tempo;
• "O poder de uma mulher" ou "empoderamento feminino". Qual significado destes termos? "O empoderamento feminino é um conceito que surgiu no século XIX e que se consolidou como um movimento político, social e filosófico. Com o objetivo de promover a força da mulher, tem como principal característica a luta pela igualdade de gêneros e por consequência a maior participação das mulheres na sociedade." (Extraído do site: https://www.institutoalgar.org.br/o-empoderamento-feminino)
• Reconheço a luta legitima das mulheres, mas também admito que a causa foi utilizada com meios ideológicos. Todavia, como disse no início da frase: a causa é legítima!
• Ester representa muito bem as mulheres em seus muitos desafios cotidianos. Meus amados irmãos precisamos admitir que as mulheres são seres extraordinários que conseguem equilibrar e fazer diversas coisas e atribuições ao mesmo tempo. Concordo com Charles R. Swindoll que Ester é uma mulher de sensibilidade e coragem.
• Particularmente tenho duas tias com esse nome. Uma era irmã de minha avó materna e a outra a irmã de meu pai. Todas duas mulheres que tiveram que encarar os desafios da vida com sensibilidade e coragem. Todavia, uma delas viveu mais perto de mim, minha tia avó. Talvez junto de sua irmã Marlene sejam as minhas tias do coração.  As duas eram solteiras e por serem como disse irmãs de minha avó viveram inúmeros desafios impostos pela sociedade por serem mulheres. Mas as duas venceram todos eles com sensibilidade e coragem. Permita-me honrar um pouco elas nessa manhã contando um pouco da importância delas na minha vida e na vida dos meus irmãos;
• Mulheres se defrontam com situações ameaçadoras todos os dias. Algumas mulheres além de seus desafios como mulheres ainda precisam encarar o desafio que teoricamente seriam dos homens, que muitas vezes ou sem sua grande maioria não cumprem seus papéis e acam sobrecarregando mais ainda as mulheres, outras além de ter que lhe dar com a sobrecarga ainda precisam lidar com o abandono, precisam lhe dar com todas as consequências e desdobramentos do abandono em suas vidas e na vida de seus filhos. Não é fácil. Permita-me mais uma vez citar uma mulher de sensibilidade e coragem. Essa junto da minha esposa e minhas filhas foram as principais mulheres da minha vida. Essa mulher se chamava Rosemary da Silva Rocha, minha mãe. Que mulher forte, extraordinariamente apaixonante. Teve que lidar com todos os desafios citados, eu fui testemunha de sua sensibilidade e também de sua coragem. É claro que também não poderia deixar de citar minha esposa, a mulher mais forte, corajosa e decidida que conheço. Mas ao mesmo tempo sensível e frágil, um paradoxo que combina perfeitamente na pessoa dela é me faz ser o homem mais bem aventurado desse mundo. Sua determinação ficou clara para mim em nossa luta diária, principalmente no período mais difícil das nossas vidas, quando eu era seminarista e trabalhava muito. Ela teve que lhe dar com todos os desafios diários, com os desafios de ser mãe de primeira viagem de uma menina com muitas dificuldades de saúde e também com toda sobrecarga que trazia minha ausência. Foi um tempo desafiador. Mas ela venceu!
• Talvez você esteja se perguntando o que isso tem a ver com a rainha Ester? Eu responderia: "Tudo!" Ester é a representação destas inúmeras filhas de Eva que precisam enfrentar seus desafios com sensibilidade e coragem!
• O texto que me vêm em mente ao pensar sobre tudo isso é: "Força e dignidade são seus vestidos; não se preocupa com o futuro." (Pv 31.25)

O silêncio de Deus:
• Ester é um livro interessante. Ele é um dos dois livros na Bíblia em que não aparece o nome de Deus. Além disso, não encontramos nenhum relato de culto, adoração ou coisa semelhante. Isso para os religiosos deve ser algo bem complicado;
• "A presença de Deus não provoca tanta curiosidade quanto a sua ausência. A sua voz não é tão eloquente quanto seus silêncio. Quem dentre nós não ansiou por uma palavra de Deus, buscou vislumbrar o seu poder, ou desejou a segurança da sua presença, sentindo entretanto que ele parece ausente no momento? Distante, preocupado. Talvez indiferente. Mais tarde, todavia, compreendemos como Ele se encontrava presente o tempo todo." (Extraído do livro: "Ester: uma mulher de sensibilidade e coragem" - Autor: Charles R. Swindoll - Ed. Mundo Cristão - Pg. 15)
• Talvez essa seja a maior lição do livro de Ester. Embora não seja citado o nome de Deus em nenhum momento. Mas encontramos sua presença em cada cena. Em nossas vidas é a mesma coisa, as vezes pensamos que o Senhor nos abandonou, mas a verdade é que Ele continua conosco e continuará sempre independente de nossas percepções e sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Oração de Manoá - Juízes 13.8

  Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...