sábado, 4 de maio de 2024

3º Dia - O amor não é egoísta.

 


O desafio de amar.


3º Dia - O amor não é egoísta.

"Amai-vos de coração uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12.10)

O amor é o avesso do egoísmo.  Enquanto que o amor nos faz abrir mão de nós mesmos e de nossas vontades em detrimento pelas pessoas a quem amamos. O egoísmo sempre nos faz colocar nossas vidas e nossas vontades na frente de tudo e de todos.
Por sermos pecadores e vivermos em um mundo que é contaminado pelo pecado, somos impulsionados a agir de acordo como diz o próprio ditado: "farinha pouca, meu pirão primeiro".
Outro engodo presente em nossa cultura é a ideia de que em busca da felicidade não devemos medir esforços e nem mesmo pensar no bem estar do próximo,  pois minhas necessidades e meus desejos vêm na frente de qualquer outra pessoa.
"O matrimônio põe em evidência nosso egoísmo. Quando um marido coloca os seus interesses, desejos e prioridades à frente de sua esposa é sinal de egoísmo.  Quando uma esposa reclama constantemente sobre o tempo e a energia gastos em suprir as necessidades do marido, é sinal de egoísmo. O mau humor e a queixa são egoísmo disfarçado. A indolência e a irresponsabilidade são outras máscaras que usa. Vangloriar-se é fazer alarde. Aborrecer-se com facilidade. Falar demais. Não escutar nunca. A lista é extensa. Mesmo os atos de generosidade podem ser egoísta se a motivação é vanglória ou receber recompensa."
O amor nos faz nos dedicar, nos esforçar para amar ao nosso cônjuge, desejando fazer com que ele seja feliz. Ter atitudes de amor para com quem amamos nos faz ir na contra mão, lutar contra a nossa natureza egoísta. Isso é libertador, pois nos livra de falsas expectativas em relação ao que esperamos de quem amamos.

Reflexão pessoal:
• Eu realmente desejo o que é melhor para o meu marido ou para minha esposa?
• Eu quero que ele (a) se sinta amado (a) por mim?
• Ele (a) acredita que eu tenho seus maiores interesses em mente?
• Ele (a) me vê buscando os meus interesses em primeiro lugar?

DESAFIO DE HOJE:

Aquilo em que você coloca seu tempo, energia e dinheiro, será mais importante para você. É difícil se importar com algo em que você não está investindo. Além de evitar comentários negativos, compre para seu cônjuge alguma coisa que diga "eu estava pensando em você hoje".

"Porque onde há inveja e contenda, aí há confusão e toda a obra do mal." (Tiago 3:16)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

5º Capítulo - A defesa da fé e o depósito da fé.

  5º Capítulo – A defesa da fé e o depósito da fé. 1. A DEFESA DA FÉ. “Meu propósito não é linsonjear-vos (…) mas requerer que julgueis ...