Zoe Mentoria
Consultor
– Roberto Meireles
Tema
– “Menos pode ser mais! ”
Introdução:
Liderança é um assunto de extrema
importância. Alguns nascem com aptidão para liderança. Parecendo que nasceram
designados para serem líderes. Outros desenvolvem-se através de leitura e
exercício da mesma em seu cotidiano. Todavia, em ambos os casos é preciso
sempre se aperfeiçoar para ser o mais assertivo possível no exercício da mesma.
And Staley, o conceituado pastor da
North Point ao comentar sobre o assunto diz: “Quanto mais você sabe a respeito de liderança, mais rapidamente se
desenvolve como líder e mais longe consegue chegar. Aprender com as
experiências dos outros capacita você a ir mais longe e mais rápido”.[1]
Nosso intuito nesta seção é
compartilhar com você querido leitor o seguinte sapiencial: “Menos pode ser mais!
” Visando diagnosticar aspectos em nossa liderança que possam ser aperfeiçoados
e até mesmo extraídos para que possamos continuar a crescer no exercício da
mesma buscando a excelência.
Gosto da linha pensamento trabalhada
por And Stanley. Ele diz: “Talvez os dois
mais bem guardados segredos de liderança sejam os seguintes: Quanto menos você
faz, mais você realiza. Quanto menos você faz, mais você capacita outras
pessoas para realizar”[2].
Já bem disse Howard Hendicks: “O segredo da concentração é a eliminação”.
FAÇA APENAS O QUE VOCÊ PODE FAZER!
Você
precisa identificar as áreas que você mais gosta de energizar e também que são
de maior eficiência de sua pessoa. Ao descobrir quais são injete todo seu vigor
e força para energizá-las e delegue o resto para outras pessoas que possam lhe
ajudar para o bom funcionamento da organização.
- A busca pelo
equilíbrio - Nenhum líder que teve êxito o teve
porque tentar aperfeiçoar seus pontos fracos. Muito pelo contrário. Ele
teve foco em aperfeiçoar cada vez mais seus pontos fortes e delegou seus
pontos fracos para pessoas que o auxiliassem em suas debilidades.
- Fracasso em
diferenciar autoridade de competência – Nossa
autoridade como líder não nos dá capacidade para dominar todas as áreas de
nossa gestão. Quando não entendemos que não somos competentes em um
determinado assunto ou área, acabamos frustrando pessoas, nos frustrando e
também afundando bons projetos.
- Incapacidade de
diferenciar competência e falta de competência
– Precisamos ter um bom senso em perceber e reconhecer nossas fraquezas
como líderes. Pessoas que geralmente são incapazes de reconhecer erros, e
também suas fraquezas, geralmente são pessoas inseguras. Todavia, admitir
uma fraqueza é um sinal de nobreza, um sinal de força.
- Culpa –
Muitos líderes sentem-se culpados quando delegam seus pontos fracos.
Porém, vale lembrar que existem pessoas que amam e vibram energizar
projetos e áreas que para nós drenam nossas energias. Quando um líder
aprende a delegar toda organização sai ganhando.
- Falta de disposição
para desenvolver outros líderes – A melhor forma de
liderar é treinando novos líderes. Quando treinamos novos líderes
multiplicamos nossas forças e nossas linhas de atuação.
Conclusão:
Esse sapiencial de liderança permitiu que
a igreja do primeiro século fosse assertiva. Os apóstolos priorizaram o que
acharam serem seus pontos fortes e delegaram outras áreas que eles perceberam
que estavam drenando suas forças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário