Rio de Janeiro, 27 de julho de 2025.
Série de Mensagens
- Mãos à obra.
Tema da Mensagem
- Somos todos iguais.
Texto Base -
Efésios 4:1-6
Introdução:
·
A carta aos Efésios na verdade é uma carta
encíclica;
·
Por ser uma carta encíclica, ela contém
orientações gerais acerca de ortodoxia e ortopraxia;
·
Os primeiros três capítulos da epístola
são extremamente doutrinários. O apóstolo se preocupa em apresentar a magnitude
e a beleza de um Deus que à semelhança de um Pai adota filhos por amor. E, que
adotar esses filhos concede-lhes presentes: salvação, identidade, herança,
família, etc. Fazendo de pessoas totalmente diferentes um só povo, uma só
família, sem nenhuma barreira entre essa nova família;
·
Os últimos três capítulos, o apóstolo
Paulo se preocupa em orientar aos membros desta família como eles devem andar
de forma digna agora que são filhos deste Pai. Ou seja, já que agora são
integrantes desta família, devem andar de forma digna, de modo que honrem ao
seu Pai;
"Como prisioneiro no Senhor,
peço a vocês que vivam de maneira digna do chamado que receberam." (Verso
1)
·
"Como
prisioneiro no Senhor" - O apóstolo Paulo não se envergonha
pela sua situação, na verdade ele se "orgulha" em ser digno de sofrer
por amor a Jesus e a seu evangelho. Ele não só é prisioneiro por amor ao Senhor
e seu evangelho, mas também é prisioneiro literalmente de Jesus. Existe um
significado mais profundo nestas palavras de Paulo. Ele quer dizer que antes
era "escravo" do deus deste presente século, e que agora foi comprado
por um novo Senhor. Ele mesmo já disse escrevendo em outra de suas epístolas
que foi transportado do Reino das trevas para o Reino do Filho do amor de Deus.
Resgatar a compreensão de que todos somos servos, escravos, é essencial para o
entendimento de quem somos e de quem Deus É;
·
"Peço
a vocês que vivam de maneira digna do chamado que receberam" -
A melhor tradução não seria um "Peço", "Rogo", mas sim um
"Exorto", "Oriento". Pois trata-se de um imperativo. O
verdadeiro crente precisa realmente viver como crente. Ele não tem opção de
verbalizar que é crente e viver como um não crente. É isso que o apóstolo está
dizendo. Se vocês realmente foram "salvos" e isso que ele quis dizer
com "chamados", vivam conforme verdadeiros discípulos de Jesus. Um
verdadeiro discípulo de Jesus precisa dar frutos, pois está conectado n'Ele;
"com toda humildade e mansidão;
com paciência, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para
conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Versos 2 e 3)
·
Humildade
- Como Paulo se declara um prisioneiro e como anteriormente já havia se
identificado como o menor, o mais vil, blasfemo, e alguns outros adjetivos
pejorativos. Ele o faz não por auto piedade, mas sim por entender quem
realmente ele é, um pecador miserável que depende da graça de Jesus. Isso é
humildade é reconhecer que não possui méritos, direitos, que é única e
exclusivamente pela graça de Deus. A palavra grega utilizada pelo apóstolo
denota exatamente um significado de vil, ignóbil, sentido de baixo. Para os
gregos e todos os outros povos, humildade não é uma virtude, mas sim uma
fraqueza;
·
Mansidão
-
A palavra grega utilizada para descrever mansidão "prautes" é oriunda
da palavra "praos", um adjetivo, usado para descrever um animal
submetido completamente a disciplina e ao controle. O homem que é manso deve
estar totalmente sobre o controle de Deus e por isso ele é alguém que não
reivindica seus direitos, sua importância ou sua autoridade. Ele está
totalmente submisso a Deus que É seu Senhor e o justifica;
·
Longanimidade
- A palavra "makrothimia" é usada em muitos casos para indicar uma
firme paciência em meio ao sofrimento ou infortúnio. Também é muito usada como
uma pessoa que é tardia em querer pagar o mal com o mal, uma pessoa mesmo sendo
ferida demora a revidar;
·
Suportando
- Nesta virtude concentra-se a longanimidade na prática. Por isso parece-me que
existe uma junção entre estas duas virtudes, à semelhança das duas primeiras.
Suportar significa ser clemente com as fraquezas e os erros dos outros, sabendo
que também temos os nossos.
·
"Façam
todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz"
- Paulo parece ensinar que a unidade é algo que o Espírito Santo produz e não
algo provocado por méritos humanos. Quando os irmãos vivem verdadeiramente o
evangelho o vínculo é selado pelo Espírito e a paz Deus reina no seio de sua
igreja. O esforço a que Paulo se refere deve ser em nos esmerarmos em sermos
melhores cristãos a cada dia através da nossa relação com o Senhor Jesus.
"Há um só corpo e um só
Espírito, como também uma só esperança quando foram chamados; há um só Senhor,
uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por
meio de todos e em todos." (Versos 4 a 6)
·
Tendo falado sobre o que produz a unidade,
o apóstolo agora irá falar sobre o fundamento da unidade;
·
"Muitas
pessoas, hoje, esforçam-se para unir as religiões de forma não bíblica. Elas
dizem: "Não estamos interessados em doutrinas, mas em amor". Dizem:
"Vamos esquecer as doutrinas; elas só nos dividem. Vamos simplesmente amar
uns aos outros": Mas Paulo não discute a unidade cristã sem antes falar do
evangelho (capítulos 1 a 3). Unida-de edificada sobre outra base que não a
verdade bíblica é o mesmo que edificar uma casa sobre a areia. A unidade cristã
baseia-se na doutrina da Trindade: "Um só Espírito" (4:4), um só
Senhor (4:5) e um só Deus e Pai de todos (4:6)." (Hernandes Dias Lopes,
pg.105)
·
Um
só corpo - Só existe uma igreja. Quando uma pessoa se converte
ela automaticamente começa a fazer parte do corpo de Cristo;
·
Um
só Espírito - Em todo crente regenerado habita o
mesmo Espírito, o Espírito Santo;
·
Uma
só esperança - Nossa esperança está no retorno glorioso
de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que fará nova todas as coisas;
·
Um
só Senhor - Jesus é o Senhor de todo salvos e remidos pelo seu
precioso sangue;
·
Uma
só Fé - Nossa fé e a nossa crença, é o que cremos como
cristãos. A nossa confiança depositada em Cristo Jesus nosso Senhor;
·
Um
só Batismo - O Batismo dito aqui por Paulo não é a ordenança,
mas sim o Batismo do Espírito Santo. Mas é quando o Espírito nos sela, nos une
de forma mística a Cristo e a sua igreja;
·
Um
só Deus e Pai - Deus é o Pai de Cristo e o Pai da
Igreja. Jesus nos ensinou a invocá-lo dessa forma. Ele é o criador e
sustentador de todas as coisas, mas também é nosso Pai Amoroso;
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