A Crença na Descrença, a continuação das teses de Lutero.
Em 31 de outubro de 1517 Lutero afixou as 95 teses na porta da igreja castelo em Wittenberg, Alemanha.
No atual cenário em que se encontra o chamado movimento evangélico brasileiro, qual seria a continuação das teses do amado irmão Martinho?
Baseado neste atual movimento evangélico seria algo em torno dessas afirmações abaixo:
96 – Deve-se ensinar aos cristãos que a maior autoridade é a subjetiva voz do pastor, já que vivemos em uma era pós-moderna.
97 – Deve-se ensinar aos cristãos a submissão cega ao seu líder, fazendo o mesmo se negar, e negar os seus princípios morais e éticos.
98 – Deve-se ensinar aos cristãos que as primícias de suas ofertas são para o sacerdote de sua igreja.
99 – Deve-se ensinar aos cristãos que Israel é nação Santa, raça eleita, sacerdócio real, povo adquirido e a Igreja de Jesus é simplesmente o plano B de Deus (I Pedro 2:8).
100 – Deve-se ensinar aos cristãos que o enriquecimento pessoal é plano de Deus para Israel, isso Israel uma vez que Jesus disse “O filho do homem não têm onde reclinar a cabeça.”(Mt 8:20), e Paulo enfatiza “A vós é dado o direito de não apenas crer, mas também padecer por Ele.”(Fl 1:29).
101 – Deve-se ensinar aos cristãos que a Teologia da Prosperidade é o plano de “deus” para a igreja (At 4:32).
102 – Deve- se ensinar aos cristãos a olhar somente para si, esquecendo dos órfãos, viúvas, e dos demais necessitados.
103 – Deve-se ensinar aos cristãos à darem indulgências para alcançarem a salvação. Indulgências estas tais como dízimo, ofertas. Lembrando aos mesmos em caso de se negarem a dar estarão roubando, como se Deus fosse um cobrador de impostos.
104 – Deve-se ensinar aos cristãos que a oração de todo pastor têm uma atenção especial de Deus.
105 - Deve-se ensinar aos cristãos que o Espírito Santo está sujeito a Denominação e as comunidades locais (Jô 3:8).
106 – Deve-se ensinar aos cristãos que os “super-apóstolos” são responsáveis pela liberação da unção na Igreja.
107 – Deve-se ensinar aos cristãos que a igreja é uma empresa e responsável pelo enriquecimento dos “super-apóstolos”.
108 – Deve-se ensinar aos cristãos a apregoarem a auto-ajuda ao invés da Palavra de Deus (II Tm 3:16-17).
109 – Deve- se ensinar aos cristãos o Edonismo (busca do prazer pessoal) fazendo os esquecer do negar-se a si mesmo.
110 – Deve-se ensinar aos cristãos o dualismo entre Deus e Satanás. Lembrando sempre que Deus só vence o seu poderoso inimigo aos 45 minutos do segundo tempo.
111 - Deve-se ensinar aos cristãos que a Grande comissão é apenas para os missionários chamados por Deus, e não para os discípulos de Jesus.
112 – Deve-se ensinar aos cristãos que somente os ministros podem pregar, ensinar, refutar e EXCLUIR as boas novas.
113 – Deve-se ensinar aos cristãos que as profecias são sujeitas não ao Espírito mas ao comando dos profetas.
114 - Deve-se ensinar aos cristãos que a Bíblia não é o absoluto. Mas sim que a profecia (proferida nos dias atuais) é recebida de “deus”deve ser a regra de fé e prática de todo cristão (II Pe 1:20-21).
115 – Deve-se ensinar aos cristãos que à Graça é revogável, que Deus é um impiedoso juiz (I Jo 4:8).
116 – Deve-se ensinar aos cristãos que a salvação é algo firmado em nossas próprias forças e que se diariamente não batalharmos por ela podemos perdê-la (Ef 2:8-9).
117 – Deve-se ensinar aos cristãos que toda inspiração provém dos teólogos americanos, pois os mesmos são detentores da sabedoria e conhecimento. E que o passar disso é procedência maligna.
118 – Deve-se ensinar aos cristãos que os modelos norte-americanos eclesiásticos são a VISÃO de Deus para a CULTURA E ECONOMIA BRASILEIRA.
Infelizmente cremos que se prosseguíssemos refletindo encontraríamos muitas outras teses para criar segundo o movimento evangélico brasileiro.
A nossa sincera oração é que este texto seja aos olhos dos que estão iludidos por estes movimentos, um ALERTA PROFÉTICO DE DEUS. E que ao serem confrontados, arrependam-se de tais práticas voltem ao primeiro amor, voltem a ter a Palavra de Deus como regra de fé e prática, voltem a crer no tão puro e simples evangelho de JESUS o carpinteiro.
Nele, em que toda tese é tese. Pois o seu compromisso é com sua Palavra que é inerrante, infalível, insubstituível regra de fé e prática.
Dos irmãos:
Adriano Martins, Flávio Britto e Roberto Meireles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lições de uma oração - I Reis 3:3-15
Rio de Janeiro, 02 de outubro de 2025. Oásis da Família Mensagem – Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues Tema da Mensagem – Liçõ...

-
CORDEIRO, Wayne. Andando com o tanque vazio? Encha o tanque e renove sua paixão . São Paulo: Vida, 2011. Roberto da Silva Meireles Rodr...
-
Rio de Janeiro, 30 de março de 2014. A rua chamada direita A narrativa do texto Bíblico escrito por Lucas, no livro ...
-
ARÚJO, Henrique Ribeiro de. Pode ou Não pode? Assumindo o compromisso de pensar mais profundamente. Rio de Janeiro: 3D Editora, 2014. 1ª Edi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário