sábado, 7 de maio de 2011
Surpresas de Deus!
Rio de Janeiro, 07 de maio de 2011.
Local - Igreja Batista do Tauá.
Culto Jovem
Texto – Hebreus 11: 30-40
Surpresas de Deus!
Introdução:
Meus irmãos, minhas irmãs, algum tempo venho refletindo sobre nossa geração. Algum tempo venho sonhando, os sonhos de Deus. Já há algum tempo venho me perguntando sobre como minha vida, minha geração, meus discípulos, minha igreja, minha denominação, enfim, todo e qualquer tipo de grupo, onde existam pessoas, em que eu estou inserido, como estas pessoas tem de alguma forma sofrido influência de meu ministério, tem sofrido influência de minha vida, tem sofrido influência de minha família. E o que esta influência tem gerado na vida destas pessoas, e por consequência da sociedade.
Stott vai dizer que nossa geração é marcada por um atributo, a superficialidade. Muitos adjetivos podem qualificar nossa geração como por exemplo; geração fast food, geração globalizada, geração de internautas, geração das redes sociais. Porém, eu creio em nome de Jesus que nós como servos de Jesus nesta geração, devemos ser conhecidos pelos seguintes adjetivos; homens de Deus, mulheres de Deus, adorador, honesto, pacificador, bom homem, honesto, apaixonado por Jesus, justos, etc.
A todos nós devem ser atribuídos estes adjetivos. Jesus disse: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (João 15.16). Algumas coisas em nossas vidas podemos escolher, outras não temos como escolher.
Deus em sua santa soberania separou a dedo você para esta geração. Deus em sua santa soberania escolheu você para estar aqui nesta cidade, no seu bairro, na sua igreja, em sua família.
Ei, escute o que vou te dizer em nome de Jesus!
Você é a surpresa de Deus para esta geração! Você poderia me perguntar: “Pastor mas minha história de vida é uma lástima, mesmo assim foi Deus que me escolheu para nascer nesta família?
Pastor, eu fui violentada (o)? Pastor, eu sofri bullying quando adolescente, e até hoje carrego estes traumas em meu coração. Será que realmente eu sou a surpresa de Deus para esta geração?
Eleitos, para responder estas indagações de vosso coração eu queria explanar o texto em que lemos e queria tirar deles alguns embasamentos para que você creia que, VOCÊ É A SURPRESA DE DEUS PARA ESTA GERAÇÃO!
O texto que lemos fala sobre a famosa galeria dos heróis da fé. Homens e mulheres como qualquer um de nós. Cada um destes homens e mulheres de Deus foram surpresas de Deus para sua geração.
Ao olhar-mos as histórias da vida, de cada um deles, veremos que, eles também de alguma forma não tiveram uma vida fácil. Vamos pensar sobre alguns deles:
1ª Surpresa de Deus – Gideão (Jz 6-9):
Na geração de Gideão, seu povo passava por uma grande opressão. Os midianistas estavam oprimindo Israel. Eles eram cruéis com o povo de Israel, quando o Anjo do Senhor aparece a Gideão ele está malhando trigo no lagar, para se esconder, para disfarçar. Quando o Senhor o vocaciona para ser um libertador para Israel. Gideão diz que: “sua tribo era menor de Israel, que ele era o menor de sua família'. O texto continua e Deus insiste que é ele que Deus quer usar para esta missão.
Ao analisarmos todo o capítulo 6 do livro de Juízes, vemos que Gideão era uma pessoa que sofria de complexo de inferioridade, que ele era uma pessoa insegura. Ele não conseguia ter convicção daquilo que Deus o vocacionou a realizar. Talvez, você possa estar pensando e sentindo como Gideão. Eu, vou fazer diferença na minha geração? Eu, vou mudar a realidade de violência desta cidade, desta nação? Eu, vou ser missionário? Eu, vou ser pastor? Eu, vou ser um juiz? Eu, vou ser um ministro de música? Eu, vou ser um médico?
Gideão não acreditava que Deus usaria sua vida para impactar a sua geração. Mas, Deus usou aquele que acreditava ser o menor. Deus usou aquele que se achava inferior? Gideão foi a surpresa de Deus para aquela geração!
2ª Surpresa de Deus – Samuel
Como não citar Samuel. O milagre de Deus! Todos conhecemos a história de Samuel. Aquele menino é filho de uma promessa de sua mãe. Aquele menino era a realização de um sonho. Aquele menino era o primeiro filho de sua mãe.
Ao nascer Samuel, foi levado para Eli, para ser criado servindo no tabernáculo. Aquele menino cresceu longe de sua família biológica. Aquele menino, muitas vezes deve ter sentido em seu coração saudades de casa, saudades de seus pais. Muitas vezes, deve ter se sentido solitário. Mas, com todos estes obstáculos contra, ele ouviu a voz de Deus, e Deus o chamava e o dava a Israel como profeta de Deus.
O ministério profético de Samuel é de uma integridade. Samuel é um homem de um peso espiritual tremendo. No fim do ministério de Samuel ele chama o povo, e pergunta o povo se o mesmo tinha algo que gostaria de colocar contra ele, e o povo nega qualquer espécie de acusação ou calúnia a seu respeito.
Aquele homem foi uma surpresa de Deus para sua geração. Aquele homem, foi um dos maiores profetas que Israel teve. Aquele homem foi um homem para sua geração. Aquele homem ungiu reis, aquele homem influenciou uma nação pela sua vida de retidão e caráter.
Agora quem diria que Israel teria um profeta que seria descenderia de Coré um dos rebeldes que incitaram uma rebelião contra Moisés o servo do Senhor. A Bíblia diz no versículo 11, no capítulo 26, do livro de Números, “mas os filhos de Coré não morreram”.
Quem poderia imaginar que da descendência de um rebelde, da descendência de uma pessoa que era contra os planos de Deus, poderia se levantar um homem como Samuel?
Talvez você possa ter vindo de uma descendência parecida com a de Samuel. Talvez em sua família os casamentos não dêem certos? Talvez em sua família existam muitos casos de adultério? Talvez em sua família exista uma tradição de pessoas que serviam a outros Deuses? Talvez você possa ter em sua família casos de viciados, homossexualismo, prostituição?
Mas eu quero te dizer que assim como Deus foi como Samuel, o suscitando de uma geração perversa, e o fazendo uma surpresa em sua geração. Você é a surpresa de Deus para esta geração!
Neste momento gostaria de citar alguns homens que pelas mais diversos obstáculos que sofreram devido ao seu berço familiar. Foram surpresas de Deus em sua geração.
John Wesley – A tocha tirada do Fogo
Quem poderia dizer que, aquele frágil menino tirado do fogo aos 5 anos de idade seria o homem que seria usado pelo Espírito Santo de Deus para causar um dos mais bonitos avivamentos da história?
Quem poderia dizer que, o 15° filho, dos 19 filhos, do simples casal Suzana e Samuel, viria aquele homem que seria um dos maiores propulsores do chamado “grande avivamento”?
Quem poderia dizer que, de uma família simples que vivia na pobreza, viria um homem que segundo o historiador Lecky foi o principal responsável pela Inglaterra não passar por uma revolução tão sanguinária como a França havia passado.
Quem poderia dizer que, de uma simples reunião de jovens em uma Universidade, seria berço de desenvolvimento ministerial daquele que seria um pregador de multidões?
Wesley foi surpresa de Deus para sua geração!
Willaim Carey – O pai das missões modernas.
Quem poderia imaginar que, aquele que seria chamado pai das missões modernas, era um menino que era um simples sapateiro, e que foi de uma sapataria que Deus iria usar um mapa para mostrar aquele menino o seu campo missionário?
Quem poderia imaginar que, em um tempo de grande esfriamento espiritual em sua denominação e povo, Deus levantaria um homem como Carey?
Quem poderia imaginar que, de um sermão, como aparentemente são todos, Deus usaria o jovem Carey a quebrantar o coração de sua comunidade com a vida dos perdidos?
Carey foi a surpresa de Deus para sua geração!
Martinho Lutero – O Grande reformador
Quem poderia imaginar que, um filho de um mineiro como uma simples dona de casa, neto de agricultores, seria aquele seria uma das mentes mais brilhantes que este mundo já conheceu?
Quem poderia imaginar que, um jovem que para manter seus estudos ia de porta em porta pedindo esmolas e cantando canção, seria o homem que seria o grande nome da reforma protestante?
Quem poderia imaginar que, um menino que conheceu fartura ao ser adotado por uma nobre família seria aquele que desafiaria tudo e todos pelo amor a Deus e a Sua Santa Palavra?
Lutero foi surpresa de Deus para sua geração?
3° Surpresa de Deus – Davi.
O jovem pastorzinho. O menor da casa de Jessé seu pai. Aquele que estava esquecido atrás das malhadas. Aquele em que nem os seus pais lembravam. Aquele jovem, simples sem nada em sua vida que o destacasse dos demais jovens de sua idade. Sim, este menino, sim este jovem, sim este pastorzinho. Foi surpresa de Deus em sua geração.
Samuel quando ouviu de Deus que deveria ungir um novo rei para Israel. Foi a casa de Jessé , e ao olhar todos os filhos de Jessé, jamais imaginou que o rei sairia de detrás da malhada. Jamais imaginou que o rei seria o menor. Jamais imaginou o que Deus estava para fazer!
Mas aquele que aos olhos humanos foi rejeitado. Aquele que aos olhos humanos não tinha valor. Aquele que aos olhos humanos jamais poderia ser um rei. A este Deus fez surpresa a sua geração!
Davi foi chamado o homem segundo o coração de Deus!
Davi foi o homem que projetou e edificou toda a cidade santa!
Davi foi o homem que oficializou adoração a Deus 24h sem parar!
Davi é considerado por muitos o maior rei que Israel já teve!
Davi foi o maio compositor de Salmos da Bíblia!
Davi foi um dos reis que mais tempo ficou sobre o trono em Israel!
Davi ajuntou os tesouros para a construção do templo de Deus!
Davi foi surpresa de Deus para sua geração!
E você? Consegue crer que Deus que fazer de você surpresa Dele nesta geração?
Que o Deus de toda história, faça de sua história, uma surpresa para esta geração!
Pr. Roberto Meireles
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Oração de Manoá - Juízes 13.8
Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...

-
CORDEIRO, Wayne. Andando com o tanque vazio? Encha o tanque e renove sua paixão . São Paulo: Vida, 2011. Roberto da Silva Meireles Rodr...
-
Rio de Janeiro, 30 de março de 2014. A rua chamada direita A narrativa do texto Bíblico escrito por Lucas, no livro ...
-
Rio de Janeiro, 04 de Novembro de 2012. Local – PIB em Rocha Miranda Série de Mensagens – Voando nas Alturas Tema – Príncipes ou g...
Nenhum comentário:
Postar um comentário