Rio de Janeiro, 19 de Junho de 2011.
Local – PIB em Rocha Miranda.
Série – Experimentando o extraordinário de Deus
Livro – I Samuel 17
Introdução:
Nessa manhã iniciaremos uma série de mensagens chamada: “Experimentando o extraordinário de Deus”. Estaremos neste domingo pela manhã e a noite, refletindo sobre este tema.
Pela manhã, iniciaremos a série com a seguinte temática: “Quando o normal se torna anormal!”
Para isso, vou me ariscar a expor um texto muito conhecido. O texto de Davi e Golias. Digo me ariscar pelo seguinte motivo. Ao longo de sua vida cristã, vocês já devem ter ouvido diversas mensagens, estudos, livros, baseados neste clássico dos heróis Bíblicos. E Também com toda certeza, já tiveram acesso a diversos conteúdos sobre este ,lindo texto. Mas, mesmo assim. Vou me ariscar!
Primeiro deixe me localiza-los quando ao plano de fundo desta história. O contexto do texto se dá em uma batalha entre os filisteus e os israelitas. Os dois poderios militares se enfrentam em um vale, um em frente ao outro. Porém, aparece um guerreiro que começa a desafiar os israelitas a um combate apenas. Quem vencesse o combate, teria o povo de seu oponente como escravo.
No entanto, quem deveria de enfrentar aquele guerreiro, era o líder do povo de Israel. Porém Saul acovardou-se. Pois sabia, que tratava-se de um homem experimentado em guerras e um homem de grande força e estatura.
O pequenino pastor de ovelhas Davi. Estava indo cumprir uma missão lhe dada por seu pai, Jessé. Sua missão consistia em entregar comida aos seus irmãos e aos seus chefes de guerra. E trazer ao seu pai notícias dos mesmos.
Quando Davi chega ao acampamento. Ele ouve o tal Golias gritando e desafiando os Israelitas ao combate. Davi não consegue fingir que não está ouvindo. Pois seu amor ao Senhor o impelia a tomar partido.
E sendo assim, como todo adolescente começou a esbravejar alto. Logo notificaram a Saul que um dos filhos de Jessé, iria enfrentar Golias. Saul então manda chamar Davi. E lhe interroga a cerca de sua vontade de enfrentar o guerreiro. Após isso, Davi é enviado a batalha contra Golias. Emergindo no final que nos já conhecemos.
Você me perguntaria pastor: ‘O que têm essa história, com o tema desta mensagem?”
Eu lhe responderia: “Tem tudo a ver, pense comigo. Como um adolescente, pastor de ovelhas, franzino, sem experiências de guerras. Iria conseguir matar um guerreiro como Golias? É, ou não é, uma coisa anormal? Mas como um camarada tão normal como o pequenino Davi, conseguiu algo anormal, que foi derrotar Golias?
Gostaria de fazer algumas considerações que encontro no texto que me dão base para o normal se tornar anormal, com Deus!
1° Consideração – O amor ao Senhor (Versículo 26)
Quando Davi ouviu Golias amaldiçoando o povo de Deus. Não conseguiu suportar. E o seu amor ao Senhor Deus, o levou a tomar uma atitude de grande bravura.
Davi era um homem que conhecia, e além de conhecer tinha um relacionamento íntimo com o Senhor dos exércitos. Este relacionamento em seu coração queimava, ardia, era sua fonte de prazer e alegria.
Em sua vida tão normal, Davi tinha um relacionamento com Deus, uma paixão pelo Senhor, um anda contínuo em Sua Presença Santa. A grande questão é: “E nós? Como está o nosso nível de amor por nosso Deus? Como está o nosso nível de intimidade com o nosso Deus? Que atitude de coragem você tomaria em prol do Reino de Deus?
Qual é o Golias que você precisa enfrentar para melhorar o seu relacionamento com Deus? O que você precisa abrir mão de sua preciosa vida pessoal em pro do Senhor. De modo que demonstre a Ele o Seu amor?
Um homem chamado de chamado Jorge Muller. O livro “Heróis da Fé” ao descrever a vida deste tão grande homem diz o seguinte:
"Pela fé, Abel... Pela fé, Abraão...” Assim é que o Espírito Santo conta as incríveis proezas que Deus fez por intermédio dos homens que ousavam confiar unicamente nEle. Foi no século XIX que Deus acrescentou o seguinte a essa lista: “Pela fé Jorge Muller levantou orfanatos, alimentou milhares de órfãos, pregou a milhões de ouvintes em redor do globo e ganhou multidões para Cristo”
Este homem foi um dos homens mais impactaram sua geração. Sua vida foi o que foi simplesmente pelo fato dele andar com o Senhor. Um homem normal que fez coisas anormais. Através da fé em Deus e em suas promessas.
2° Consideração – Sua vocação (versículo 15)
A vocação de Davi era ser um pastor de ovelhas. Naqueles dias o trabalho de um pastor de ovelhas era um trabalho que ninguém queria, e geralmente sobrava para o filho mais novo das famílias. E assim foi com Davi.
Porém, ao analisarmos os capítulos que contam a história de Davi, podemos perceber que Davi fazia de sua vocação um louvor ao Senhor. Sua vida era uma vida de adoração a Deus. Não se resumia em tocar harpa e cantar louvores. Mas era uma vida de intensa ligação com Deus através de sua vocação.
Conta-se que os Moravianos estão querendo arrumar uma estratégia para alcançar a Guiana Francesa, pois a mesma não tinha suas portas abertas para o evangelho. Até o dia em que um de seus líderes leram o texto de II Co 8, onde Paulo fala que os Macedônios entregaram-se a si mesmos, pelo amor ao evangelho. Foi quando veio a idéia de se venderem como escravos para que a porta se abrisse para propagação do evangelho.
E nós, o que fazemos de nossa vocação?
Sua vocação pode ser um instrumento normal, para que aconteça o anormal na vida de alguém?
3° Consideração – Coisas simples podem tornar-se grandes ferramentas. (versículo 40).
Quem poderia imaginar que Davi já tinha matado ursos, leões, e outros animais como apenas um cajado e uma atiradeira. Pois bem, essa era ferramenta que Davi possuía. E foi com elas que o Senhor o exaltou e fez com apenas simples ferramentas ele alcançasse o sobrenatural de Deus.
O que o Senhor tem colocado em suas mãos como ferramenta de serviço? Quais são os dons que Ele têm de dado para edificação dos Santos e a serviço da expansão do Reino?
Davi só experimentou o anormal, o sobrenatural porque em sua vida normal, ou seja diária, ele colocava em prática suas ferramentas.
Conclusão:
Quero te fazer um desafio nesta manhã. Quero que você sinceramente ore ao Senhor e coloque sua vida, vocação, talentos, dons, ferramentas, a serviço do Senhor. Que você possa experimentar Deus realizando o Seu sobrenatural através do seu normal. Que você experimentar em seu dia a dia o mover de Deus. Vendo pessoas sendo curadas de enfermidades, pessoas sendo libertas de opressões demoníacas, pessoas largando os vícios, famílias sendo restauradas, pessoas entregando suas vidas ao Senhor Jesus, e muito mais.
Que o Senhor nos use. Pessoas tão normais. Porem, Filhos de um Deus Sobrenatural.
Que assim seja. Amém!
Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues
Que o Senhor nos use. Pessoas tão normais. Porem, Filhos de um Deus Sobrenatural.
Que assim seja. Amém!
Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário