segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Primeira Lei - A Lei do Professor - Parte II


Rio de Janeiro, 21 de Julho de 2011.


Reflexões aos meus alunos.

Crescimento: uma visão mais ampla

O autor do livro dá uma tônica nesta parte do texto sobre o crescimento pessoal de cada um de nós. O mesmo tem como base para desencadear o seu pensamento o texto de Lucas 2.52 que diz: “Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele”. (Nova Tradução na Linguagem de hoje)
Sua proposta é um crescimento em todas áreas de nossas vidas. O mesmo se opõe ao paradigma existente na igreja evangélica brasileira acerca da divisão do homem. E faz um apelo a enxergar ao homem todo. O autor é demasiadamente feliz neste seu pensamento. E incentivo que nós procuremos entender um pouco mais sobre a missão integral da igreja. Indico aos irmãos a literatura do Rene Padilha, “Missão integral”1, editora Ultimato.
Ele faz uma breve interpretação do versículo acima citado.
Diz a Bíblia que “crescia Jesus” em quatro áreas. Ele crescia “em sabedoria”: desenvolvimento intelectual. Crescia em “estrutura”: desenvolvimento físico. Crescia em “graça, diante de Deus”: desenvolvimento espiritual. E crescia em “graça diante dos homens” é referência ao crescimento social e emocional”.2

Hendicks faz um apelo a também cuidarmos de cada uma dessas áreas de nossas vidas. Fazendo um auto exame de modos sincero e em oração diante de Deus. Querendo realmente que Deus haja em nossas vidas, pedindo a Ele que nos molde, mesma que essa mudança gere em nós dor e quebrantamento.
Vale lembrar que cada um de nós é dotado de uma individualidade própria, ou seja: somos diferentes uns dos outros. Sendo assim, evitemos de nos comparar a outras pessoas. E de forma disciplinada possamos buscar nos aprimorar em cada uma destas áreas citadas. O autor faz uma pontuação em cada uma delas.
1° - O aspecto intelectual
  • Manter um disciplinado programa de leitura e estudo – o autor fala que a maioria das pessoas que ele visualiza na posição de liderança, são pessoas que lêem muito. O mesmo faz um pontuação a cerca da meditação sobre o que se lê. Em sua opinião muitas pessoas não crescem em sua vida intelectual por que lêem, simplesmente por ler. Termina este ponto relatando sobre um ensinamento que seu pai lhe deu, ao andar e estar com pessoas com maior arcabouço intelectual extrair o máximo destes momentos. Evitando se possível perguntas inoportunas e a fala. Apenas preocupando em ouvir e esquecendo-se de falar.
  • Fazer cursos de atualização – Em sua opinião é importante um crescimento continuo do aprendizado, o que perpassa pela reciclagem e novos aprendizados. Porém, sua ênfase principal é no aprimoramento do conhecimento Bíblico. Em seu ponto de vista, como alguém pode ensinar algo que não conhecer, ainda mais quando se trata da Palavra de Deus. Até porque não devemos apenas ler a Bíblia, ela é que deve nos ler, e ao nos ler, nos exortar e cabe a nós nos corrigir e andarmos retos diante do Senhor.
  • Conhecer bem os alunos – O conhecimento da particularidade de cada aluno, nos fará crescer, pois saberemos em que temas específicos poderemos nos aprimorar e orar para auxiliarmos o mesmo. Howard conta um causo de sua vida como educador. Uma das classes de sua comunidade estava sem professor, ele então analisou a lista com o nome dos possíveis professores. E um dos nomes não o agradou. Porém, esta pessoa ao assumir sua posição revolucionou a classe de tal forma que chamou atenção e ganhou o respeito de Hendicks. Curioso o autor o convidou para um almoço para saber qual era o segredo de seu sucesso. Ao perguntar o rapaz retirou do bolso uma caderneta preta com o nome, foto e anotações de cada um dos alunos que compunha a sua classe. E disse que procurava conhecer profundamente a necessidade, as tentações, as dores de cada um de seus alunos. E orava todos os dias por cada um deles. E aguardava ansioso pelo domingo para poder saber o que Deus havia feito na vida de cada um deles. Que possamos nos espelhar neste rapaz!

2° - Aspecto Físico
  • O aspecto físico é o mais ignorado – O autor é enfático em afirmar que este aspecto é o mais renegado entre nós evangélicos. E por este motivo ele faz a seguinte afirmação:
E a propósito: quem quiser descobrir quais são as áreas mais falhas de sua vida, procure na Bíblia os versículos que não sublinhou”.
Na cabeça de Hendicks nós não somos bons mordomos do nosso corpo. Vale apenas nos fazer algumas perguntas:
“Qual é área de sua vida física sobre a qual você não exerce pleno controle?”
“Seu dinheiro está sob controle?”
“Você utiliza seus bens materiais a serviço do Reino de Deus?”
“Como você administra seu tempo?”
“Como está sua vida sexual?”
“Como está sua saúde mental e emocional?”
“Como está a minha alimentação?”
Na opinião do autor em cada uma destas perguntas nós podemos estar sendo negligentes. Por exemplo:
“Posso estar gastando mais do que eu ganho!”
“Não estou tendo tempo para minha família e para Deus!”
“Será que mantenho uma alimentação balanceada !”
Ele utiliza um quadro que o ajuda a cuidar de seu tempo, vou compartilhar com vocês o quadro.

Quanto tempo passo em companhia dos meus familiares?
Quanto tempo passo a sós?
Quanto tempo dedico ao trabalho?
Quanto tempo dedico ao entretenimento?


1Missão Integral – Uma proposta de alcançar o homem na totalidade de sua existência. O homem não é composto apenas da alma. A missão de Deus a sua igreja é de resgatar o homem todo, não somente a alma. Pois o homem não pode ser transformado em partículas, pois é um todo.
2HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas. Editora Betânia. Pág. 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos somos diferentes (Série de Mensagens - Mãos à Obra) - Efésios 4:7-11

  Rio de Janeiro, 27 de julho de 2025. Série de Mensagens - Mãos à obra. Tema da Mensagem - Todos somos diferentes Texto Base - Efé...