sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Venha festejar! - Sermão que será ministrado no dia 13/11/2011 na PIB em Oswaldo Cruz

Rio de Janeiro, 13 de Novembro de 2011

Local – PIB em Oswaldo Cruz
Série de Mensagens – .
Tema – Vamos festejar!
Texto – Lucas 15:11-31


Vamos festejar!

Introdução:

            Meus irmãos nesta noite nós iremos refletir a cerca de um texto muito conhecido. A parábola do filho pródigo, ou como alguns preferem nominá-la, a parábola dos dois filhos perdidos.
            É bem provável que os irmãos já tenham ouvido diversos sermões a cerca deste tema. Alguns enfocando a vida do filho que desperdiçou os seus bens com coisas efêmeras. Ou também sobre o outro filho que estava na casa do Pai, mas mesmo assim estava perdido, ainda não conhecia o caráter do Pai.
            Mas meu foco nesta noite será o outro. Quero me focar no Pai. Jesus ao contar as três parábolas do capítulo 15 de Lucas, Ele estava fazendo uma alusão ao amor de Deus pela humanidade. Um amor incondicional, um amor obstinado como diria Brenann Manning. O fato é que: todas estas três parábolas Jesus discorre, a cerca de algumas particularidades do caráter de Deus.
            Porém, você deve estar se perguntando: “Mas Pr. Roberto, o que isso têm a ver com o tema da mensagem?” eu te respondo: Cada coisa a seu tempo, já dizia Salomão o sábio rei de Israel. No final você irá entender.
            Mas esta pergunta se fará você já conhece a Deus. Que rotineiramente frequenta esta igreja ou alguma outra igreja evangélica. Mas, pode haver entre nós pessoas que ainda não conhecem a Jesus. Não conhecem ainda o Pai apresentado por Jesus nesta parábola. Gostaria de pedir a você a sua atenção e convidá-lo a ouvir o que o Senhor tem para você nesta noite.
            Quero mostrar-lhe que Deus planejou esta noite desde a eternidade. Ele marcou um encontro contigo esta noite. Ele quer que você hoje o conheça de verdade. Ele que ser seu Pai, e viver uma linda história ao seu lado.
            Deixe-me falar um pouco sobre o contexto deste texto para que você entenda melhor as pontuações que irei fazer. A Bíblia neste texto conta a história de um rapaz que pediu ao seu Pai sua herança para que ele pudesse viver a sua vida. Porém, só tem direito a herança, quem tem o seu parente ou alguém que o beneficiou morto. O que o menino estava indiretamente dizendo ao Pai era que para ele tanto importava se o Pai dele estava vivo ou morto. O que para ele importava era sua herança. Eis ai apresentado a vocês o primeiro filho.
            O segundo filho é outro que ofende ao Pai também com sua atitude. Naquele contexto jamais um filho poderia agir daquela forma com o seu Pai ou com a sua família, dando um desprezo.
            Imaginem vocês se o Pai fosse pagar com, a mesma moeda que os filhos deles estavam fazendo com Ele. Porém, o Pai que é apresentado por Jesus como alguém como umas atitudes bem diferentes que cada um de nós teria se fossemos nós.
Vamos pensar sobre pelo menos três características desse Pai bondoso:

1ª Caraterística – Ele agia com Graça para com os seus filhos.
            O texto nos diz que mesmo depois de ter sido trocado pela herança. De ter sido abandonado, entristecido, desprezado. O Pai age de forma que seus filhos não mereciam. A Graça segundo um conceito bem conhecido no meio evangélico é favo imerecido.
            O filho que gasta toda a sua herança e depois volta arrependido. Volta destroçado pela vida, volta sem esperança, volta sem rumo, volta desiludido, volta pedindo ao Pai que ao menos lhe aceite como seu empregado. O outro filho mimadinho. Fica do lado de fora da festa dada pelo Pai fazendo beicinho e de pirraça, demonstrando um desrespeito e uma afronta a autoridade do Pai.
            O que os irmãos acham que estes dois filhos mereciam? Se dependesse da lei de Moisés, “olho por olho, dente por dente”. O Pai teria toda razão de não aceitar o que pediu a herança e até mesmo usar de sua autoridade para com o outro devido ao seu desrespeito.
Porém, atitude daquele Pai cheio de amor é de Graça. Ele age exatamente ao contrário e estende a sua mão ao ingrato que perdeu sua herança e vai ao encontro daquele que o afrontou. Talvez você possa se encontrar nesta noite como um destes filhos para com Deus.
Por diversas vezes Deus já quis cuidar de você e de sua vida e você porém o rejeitou. Você porém, o desprezou. Você preferiu gatas o seu tempo, dinheiro, força com coisas efêmeras e passageiras desta vida.
Nesta noite este Pai esta aqui e assim como aquele Pai foi ao encontro daqueles dois filhos. Ele vem ao teu encontro e diz a você: “Meu filho bem vindo. Eu desejo me relacionar com você. Eu desejo que você me entregue o seu caminho, a sua vida destruída pelo pecado, pelas dificuldades da vida. Que Eu quero cuidar de você!”
Deus quer agir com Graça a seu favor assim como aquele Pai agiu com Graça a favor de seu filho.

2ª Atitude – Uma nova oportunidade.
            O Pai deu aos dois filhos a chance de recomeçar uma nova vida. Ele demonstrou aos seus dois filhos como Ele os amava e queria apagar o passado e construir um futuro novo, cheio de paz e vida.
            No passado tão recente aqueles filhos estavam desperdiçando suas vidas com as coisas efêmeras desta vida. Um gastou toda a sua herança com prostitutas e toda espécie de coisas que não prestam. O outro estava com o seu coração prezo ao trabalho, o desejo de ser demasiadamente justo para o pai, um desejo de ser aceito por muito fazer. Seu Pai vai demonstrar que não é pelo muito fazer que Ele é aceito. Mas, é pela Graça como vimos ainda agora.
            Você pode estar se perguntando: “O que isso tem a ver com a minha vida?” Eu te respondo tudo!
            Você pode ter procurado o sentido para sua existência em todas as religiões possíveis, e nada disso deu significado a sua vida. Você pode ter tentado preencher este vazio existencial do seu coração com dinheiro, fama profissional, mulheres, álcool, drogas ou até mesmo com coisas boas como um casamento, um filho. Porém, nada disso surtiu efeito e você se sente da mesma forma, sentido um grande vazio.
            Assim como aquele Pai deu uma nova chance para seus filhos. O Senhor hoje te dá uma nova chance. Ele quer que você viva uma vida com sentido. Ele quer você têm alegria em viver. Porém, Ele sabe que você só encontrará N’ele esta alegria. O que você me diz. Você gostaria de tentar um novo recomeço?

3ª aprendizado – Ele te convida para uma grande festa em família?
            O texto nos diz que o Pai na volta de seu filho. Manda que seus empregados peguem a melhor roupa, pede que tragam o anel, e que preparem a churrascada. Ele já havia preparado todos estes objetos. Estava tudo pronto para aquele grande dia. O texto diz que o Pai avistou o filho de ainda longe. Dando-nos o entendimento de que Ele estava aguardando a volta do filho para um reencontro. Para daqui em diante nunca mais andarem longe um do outro. Para agora viverem em família. Por este motivo Ele também chama o outro filho para entrar na festa.
            Um dia Deus assim como aquele Pai nos levará para participar de uma grande festa. Ele já está preparando esta festa desde a eternidade. Ele sonha com este dia. E o desejo do coração desse Pai celestial. É que você faça parte desta festa. Mas para você participar desta festa. Você deve fazer uma escolha. Mesmo o Pai tendo agido com filho com Graça, dando a ele uma nova chance e preparado tudo aquilo para festa. Tudo isso só teve sentido porque o filho “caiu em si” e voltou para o seu Pai. Ou seja: Foi uma escolha. Uma opção, ele quis voltar para o Pai.
            Talvez você esteja aqui entre nós e ainda não teve a oportunidade de conhecer esse Pai. Ou talvez, já tenha tido a oportunidade mas a desperdiçou. Minha incumbência nesta noite como ministro e profeta de Cristo é de fazer um convite. Entregue sua vida a este Pai. E deixe que Ele cuide de você. O Convite Dele para você nesta noite é: VENHA FESTEJAR COMIGO!
            E qual a sua resposta a este Pai celestial?
            Gostaria de orar por você....
            Que o Senhor te abençoe e firme seus passo na presença Santa deste Pai celestial. Em nome de Jesus. Amém!
            Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos somos diferentes (Série de Mensagens - Mãos à Obra) - Efésios 4:7-11

  Rio de Janeiro, 27 de julho de 2025. Série de Mensagens - Mãos à obra. Tema da Mensagem - Todos somos diferentes Texto Base - Efé...