quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O Deus da aposta, e a aposta de Deus!


Rio 16/02/2012
Local: Igreja Batista do Calvário.
Tema: O Deus da aposta, e à aposta de Deus.
Texto Base: Jó 2:1-9.

Introdução: O livro de Jó para muitos é o tratado mais extenso existente acerca do sofrimento humano. Sem deixar de tratar do tema sofrimento, creio que este tema dito é um dos igredientes usados para dar sabor ao livro como um todo, assim como ovos, farinha e leite são utilizados para confecção de um bolo.
         O grande reformador João Calvino ficou tão fascinado pelo livro de Jó, que 159 de seus 700 sermões foram baseados no livro de Jó1. O livro de Jó joga por terra a idéia da fé por contrato, ou seja: Quem é fiel a Deus o próprio Deus o abençoa, e quem é infiel a Deus o próprio Deus o amaldiçoa.
         Mas analisemos o cenário do livro de Jó. O livro de Jó se dá inicio por um fato: “Deus faz uma aposta”. Como acontece em uma peça teatral, os autores do livro de Jó ensenam uma peça, com uma grande diferença é claro. O diretor desta peça não é um ser humano dotado de erros e imperfeições. O grande diretor e comandante desta peça é o Senhor nosso Deus.
         A trama de Jó começa com a aposta entre Deus e Satanás dita no versículos em que lemos.  Assim como naquela trama, em nossas vidas por trás dos bastidores existe uma aposta de Deus sobre nossas vidas. Imaginem or irmãos, Deus virando para o acusador e dizendo a ele: “Olhe meu servo Paulo, Olhe minha serva Vivian, Olhe meus servos da PIB de Oswaldo cruz, niguém há como eles, tementes, íntegros e justos”.
         Quem de nós não gostaria de ouvir de nosso Deus tais palavras. Mas para isso, existe muitas coisas ainda nesta trama para se desenvolver, muita coisa para aprendermos para realizarmos os planos de Deus para que vençamos a aposta. Mas temos uma certeza, “Ele nos fez mais do que vencedores Nele (Rm 8:).” É tão somentes crermos Nele (Mc 5:36).
         Podemos nutrir do texto alguns grandes aprendizados
1° Tópico: Deus aposta no seus (versículo 3).
         Vemos neste versículo o Senhor fala em alto e bom som: “Jó homem íntegro, justo e que foge da injustiça.” Deus então vai além disso, e desafia satanás. Pode tocar nele, e quebra Satanás em sua questão de dar e receber.
         Deus apostou em muitos homens na história. Veja alguns exemplos:
      Enoque
      Noé
      Abrão
      Jacó
      José
      Moisés
      Davi
      Neemaias
      Jesus
      Pedro
      Paulo
      Lutero
      Wesley

2° Tópico: Deus usa pessoas próximas a nós ( Versículo 9).
         Em muitos casos o Senhor se utiliza de pessoas próximas a nós para provar o nosso coração, para ver onde está o nosso coração. Jesus disse certa feita disse: Onde está o tesouro de vocês, ali está o seu coração (Mt 6:21). Nesta noite eu te pergunto, onde está o vosso coração? Quem Deus está usando para lhe provar a fidelidade, para que você entenda que Ele não divide lugas com ninguém, que Ele não divide sua primazia com ninguém.

3º Tópico: Deus permite passarmos por provações (versículo 6)
         Deus permite que Satanás toque em Jó e lhe cause danos. Isso pode também acontecer conosco, talvez aqui nesta noite haja pessoas entre nós que esteje passando por grandes provações, tais quais Jó passou. Contudo isso, quero dizer aos irmãos que no final de tudo Deus aprovou jó com nota máxima e Jó expressa isso ao dizer que antes e lhe conhecia de ouvir falar, mas hoje ele vê, no final de todas as tuas provações Deus o Senhor irá aprová-lo. Meus irmãos, perseverem, não esmureçam, não desanimem.
         Tenham a certeza que hoje a vitória já é nossa por um motivo. Cristo Jesus na cruz  do calvário. Jesus garante a você a vitória final. É engraçado que Deus hoje ainda realiza apostas como essas, só que hoje não mais através de acusações de Satanás contra os seus, mas sim dizendo que existem pessoas que vivem que São verdadeiros adoradores.

Nele, que aposta em pessoas comuns como eu e você!
Roberto Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos somos diferentes (Série de Mensagens - Mãos à Obra) - Efésios 4:7-11

  Rio de Janeiro, 27 de julho de 2025. Série de Mensagens - Mãos à obra. Tema da Mensagem - Todos somos diferentes Texto Base - Efé...