quarta-feira, 16 de maio de 2012
Uma conversa franca sobre sexualidade.
Rio de Janeiro, 18 de Abril de 2012.
Local - PIB em Rocha Miranda.
Estudo realizado na “Quarta com Deus”, por ocasião da série de mensagens: “Verbalizando: Uma conversa franca sobre assuntos familiares.”
Texto base – Gênesis 2.23-25, Provérbios 5.
1ª Ministração – Uma conversa franca sobre sexualidade.
INTRODUÇÃO:
Este mês da família tem sido uma benção em nossas vidas. Temos até aqui meditado em tantas coisas extremamente abençoadoras da parte de Deus. No primeiro domingo falamos sobre filhos, neste segundo domingo falamos sobre pais, pela manhã estivemos homenageando as nossas mães, neste mesmo domingo.
Daremos inicio a contar de hoje em nossos tradicionais cultos da quarta com Deus, o tema: “Verbalizando: uma conversa franca sobre assuntos familiares”. Hoje mais especificamente iremos refletir sobre o seguinte tema: “Verbalizando: uma conversa franca sobre sexualidade”.
Falar sobre sexualidade é sempre um desafio tremendo. Haja vista em os nossos dias, em que a questão tem sido tratada de forma tão comercial e lascívia. Encontramos nessa geração uma falta exagerada de preceitos bíblicos teológicos para a construção sólida da espiritualidade cristã.
Nesses últimos dias Deus tem esquentado muito meu coração sobre este tema. No último sábado, estivemos reunidos no Seminário Teológico Betel, com a rapaziada do “Vida Relevante”, e o Pr. Neander Kraull de Miranda Pinto, ministrou aos nossos corações sobre o tema: “liderança e sexualidade”. Na terça feira desta mesma semana, chego eu, em minha casa da rua, e me deparo com o anuncio de que um programa de televisão iria tratar sobre este tema. Então pude realmente perceber que Deus queria que eu ministrasse sobre este assunto.
Assim que comecei a preparar este material lembrei-me de uma frase interessante do MMI Brasil falando sobre este tema específico. A frase é esta: “Deus crio o sexo seguro, e o chamou de casamento”. Primeiramente gostaríamos de fazer algumas considerações acerca da criação do sexo e quebrar alguns paradigmas existentes sobre o mesmo.
1ª Verbalização – Deus criou sexo, e por isso o sexo é bom!
Primeira coisa que devemos entender de fato é que foi Deus o criador do sexo. A Bíblia diz que Deus criou o homem e a mulher e deu ordens a eles que crescessem e se multiplicassem. Essa multiplicação, é lógico, se daria através do sexo. Ou será que alguém acha que a cegonha traria de o bebê para o casal? Vejamos o que a Palavra de Deus diz sobre este fato:
“Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.”
(Gênesis 2.22-25 – Nova Versão Internacional)
Como podemos visualizar no texto. O sexo fora criada antes da queda. Sendo assim, não podemos acreditar em tal mito que nasceu e foi difundida no dito popular, sobre ter sido o sexo a razão pelo qual o pecado entrou no mundo. Isso não é verdade e não tem nenhuma fundamentação Bíblica teológica para a construção de um pensamento Bíblico.
O que de fato gerou a entrada do pecado no mundo. Foi a desobediência de Adão e Eva a pessoa de Deus, que ordenou que não se podia comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, e eles optaram por desobedecer ao Senhor e pagarem o preço pelo erro de sua escolha mal feita. Vejamos o que a Bíblia diz sobre esta afirmação:
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? " Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal". Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.”
(Gênesis 3.1-7 – Nova Versão Internacional)
Ao interpretamos este texto, fica muito claro para nós, que o que separou o homem de Deus não foi o sexo, foi a desobediência. Então fica de forma Bíblica esclarecida o fato de que não foi o sexo a causa da queda e sim a desobediência humana.
2ª Verbalização – Deus criou o sexo para o casamento.
Uma coisa que também traz muitos transtornos em os nossos dias. É o fato de nos posicionarmos como cristãos como contra a realização do ato sexual antes do casamento. Isso se dá por que a sociedade em que vivemos está sendo construída em alicerces sem preceitos Bíblicos. Então têm se encontrado diversas teorias acerca deste tema de sexo fora do casamento: isso pode acontecer antes do casamento, ou também pode acontecer, até mesmo fora da relação conjugal, o que é chamado de adultério.
Vejamos estes três itens e o que a Bíblia diz sobre o mesmo:
Sexo antes do casamento.
Eu já ouvi diversas expressões sobre esta situação. Alguns defendem o sexo antes do casamento como um jeito de se conhecer o parceiro (a) antes do casamento para ver se rola química na relação. Outros pensam da seguinte forma, Ah, nós vamos nos casar mesmo, já está chegando, então não há nada de mal nisso. Outros até pensam, Deus sabe que nós somos fracos, e Ele é gracioso para nos perdoar deste fato consumado.
Tenho plena certeza que como eu, você também já ouviu inúmeras ponderações e considerações sobre este tema. Porém o que a Bíblia diz sobre o sexo antes do casamento?
Vejamos o que a Santa Palavra de Deus tem a nos dizer:
“Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.”
(I Coríntios 6.18 – Nova Versão Internacional)
“Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.”
(Efésios 5.3 – Nova Versão Internacional)
“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.”
(I Tessalonicenses 4.3 – Nova Versão Internacional)
Gary R. Collins faz o seguinte comentário sobre o tema acima tratado:
“Só no Novo Testamento, a palavra “fornicação” (porneia) ocorre trinta e nove vezes e normalmente se refere a imoralidade de modo geral. Embora seja usada algumas vezes como sinônimo para adultério, o sentido mais comum da palavra “fornicação” é o ato sexual voluntário de uma pessoa solteira com outra pessoa do sexo oposto (isto é, sexo pré-conjugal). O termo englobaria o que hoje se conhece como sexo casual, incluindo o sexo com uma prostituta. Em todos os casos, a fornicação, é apresentada como cum comportamento contrário ao plano e a vontade de Deus.”[1]
Fica muito claro para nós olhando para estes textos entender que o sexo fora criado para ser realizado dentro do relacionamento matrimonial. Garry nos clarificar com muita propriedade acerca do entendimento Bíblico sobre a questão do sexo antes do casamento e abri um pouco mais o nosso entendimento acerca da amplitude da questão abordada.
Sexo fora do casamento (adultério).
A palavra que a Bíblia se utiliza para descrever o sexo fora do casamento, quando uma pessoa já é casada, ou seja: Quando uma pessoa que é casada, tem relações sexuais com outra pessoa que não seja seu cônjuge. A Bíblia chama esse fato de adultério.
O Senhor vai usar o profeta Oséias se casando com uma prostituta, e vai se utilizar dessa questão para ilustrar ao povo de Israel que estava se sentido traído pelos mesmos em relação ao relacionamento deles com os ídolos pagãos. A palavra que é cerne para o entendimento de tal fato é que Deus se sente traído.
A relação fora do casamento é um ato de traição é um ato de adultério. Vejamos os versículos Bíblicos que falam sobre este tema:
“Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério".
(Mateus 5.32 – Nova Versão Internacional)
"Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados.
(Levítico 20.10 – Nova Versão Internacional)
“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem.”
(Gálatas 5.19 – Nova Versão Internacional)
“O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.”
(Hebreus 13.4 – Nova Versão Internacional)
“Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,”
(I Coríntios 6.9 – Nova Versão Internacional)
Deus enxerga o adultério como uma quebra de aliança, ou seja: uma traição. Os versículos que acabamos de ler nos dão o entendimento de como Deus reprova o adultério dentro do casamento.
3ª Verbalização – As funções do sexo.
Vale a pena nós falarmos também sobre as funções que o sexo possui. Vamos pontuar cada um deles:
Procriar – O Sexo também tem a funcionalidade da procriação da espécie humana. No jardim do Éden a ordem de Deus ao homem era que o homem procriasse a espécie humana. Esse fator da propagação da espécie também serve para nós orientar ao que diz respeito à questão da homossexualidade. A Bíblia é contra a prática homossexual. Um dos pontos que a mesma se propõe contra esse pressuposto é o fato de duas pessoas do mesmo sexo não poderem dar continuidade a espécie humana.
Unir – Quando um homem e uma mulher se unem em uma relação sexual. Eles estão unindo não somente o corpo, mas também as emoções, sentimentos e etc. Por isso que a Palavra diz que o homem deixará o seu pai e a sua mãe, e se unirá a sua mulher, e serão os dois, uma só carne. Isso se demonstra na filiação. Quando o casal tem filhos, eles produzem em um ser, o que os dois são. Isso é lindo demais.
Prazer – Deus também criou o sexo para que o homem e a mulher tenham prazer em sua relação. O texto que provérbios que lemos, nos diz exatamente isso. Que nos devemos nos alegrar com a mulher de nossa mocidade. Devemos beber de nossa cisterna. Essa é a proposta de Deus na relação sexual dentro do casamento.
Conclusão:
Que o nosso Senhor nos permita ter uma vida sexual saudável, dentro dos padrões da Palavra de Deus.
[1] COLLINS, Cary R. Aconselhamento Cristão – edição séxulo 21. São Paulo: Vida Nova. 2004. pg. 292.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Oração de Manoá - Juízes 13.8
Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...

-
CORDEIRO, Wayne. Andando com o tanque vazio? Encha o tanque e renove sua paixão . São Paulo: Vida, 2011. Roberto da Silva Meireles Rodr...
-
Rio de Janeiro, 30 de março de 2014. A rua chamada direita A narrativa do texto Bíblico escrito por Lucas, no livro ...
-
Rio de Janeiro, 04 de Novembro de 2012. Local – PIB em Rocha Miranda Série de Mensagens – Voando nas Alturas Tema – Príncipes ou g...
Nenhum comentário:
Postar um comentário