quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Como se fosse a primeira vez


Rio de Janeiro, 15 de novembro de 2012.

Enlace Matrimonial de Marcelo e Tamara.




ü  Entrada do Noivo.
ü  Entrada do Pai do noivo com a mãe da noiva.
ü  Entrada dos Padrinhos.
ü  Entrada das damas.
ü  Palavra de Boas Vindas e Oração Inicial.
ü  Momento de Louvor.
ü  Palavra elucidando a cerca da situação dos noivos. Os mesmo se casaram no cartório e estão aptos para a realização do cerimonial.
ü  Mensagem

Tema do Sermão – Como se fosse a primeira vez

Texto – “Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor”. (Apocalipse 2.4)
Celebrante – Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues.

Introdução:
            A cada dia que passa a sociedade vem dando menos valor ao casamento. Porém, a Bíblia apresenta o casamento como a primeira instituição criada por Deus.
Alguns fatores nos levam a crer como é importante o casamento para o Senhor. Por exemplo: O primeiro milagre de Jesus foi uma cerimônia de casamento. Deus preparou a relação sexual para o desfrute dentro do casamento; a orientação de Deus aos seus filhos é que o casamento dure enquanto houver vida. Se Deus não desse valor ao casamento, Ele não daria tanta importância ao assunto em sua Palavra.
            O casamento é algo tremendo. Mas, não é meramente o ajuntamento de duas pessoas para a realização de uma festa com seus familiares e amigos. Casamento é algo muito sério. Algo que requer de nós muito trabalho e esforço para que o mesmo tenha sucesso.
            Algumas pessoas se casam iludidas achando que o nosso parceiro é um príncipe encantado ou princesa encantada. Casamento não é um conto de fadas. Casamento é o lugar onde duas pessoas oriundas de famílias diferentes, educações diferentes, personalidades diferentes, amigos diferentes, às vezes até mesmo crenças diferentes se unem em um propósito em comum. Que essa união dos diferentes seja para sempre. Que faça os dois felizes!
            Quando estava refletindo sobre o assunto. Lembrei-me de um dos melhores filmes que já assistir: “Como se fosse à primeira vez”. A história do filme é a de um rapaz que se apaixona por uma moça. Porém, essa moça tem uma doença em que a mesma se esquece de todas as suas lembranças recentes, ou seja, tudo o que ela faz em um dia anterior ela não se lembra.
            Sendo assim, parece impossível que o rapaz consiga conquista-la. Afinal de contas, no dia posterior ela se esquece de tudo. Porém, ele não desiste e todos os dias parte para conquistar a sua musa inspiradora. É uma história sensacional.
            A semelhança daquele rapaz. Nós devemos todos os dias buscar conquistar o nosso cônjuge. Sempre devemos agir como se fosse a primeira vez. Nunca podemos deixar que o tempo esfrie o nosso amor e coloque em cheque a nossa união.
            Este verso que lemos. São Palavras do próprio Jesus reclamando de uma igreja que havia deixado com que o tempo esfriasse o seu amor. O tempo havia interferido na relação entre o noivo e a noiva. Paulo o apóstolo compara a relação do noivo e a noiva, com a relação entre Cristo e a igreja.
            Sendo assim gostaria de dar alguns conselhos ao novel casal para que o amor não se esfrie e tome outras proporções:

1º Conselho – Diálogo.
            Para a manutenção de uma relação é necessário diálogo. O profeta Amós vai dizer: “Poderão andar dois juntos se não houver comum acordo?” É impossível andarmos juntos se não houver acordo entre o casal. Portanto precisamos dialogar sobre nossas decisões e relacionamentos.
            Neste primeiro ano de casamento. Você irão ajustar muitas coisas. É natural este processo. Lembro-me que no inicio do meu casamento ficava injuriado com a Vivian apertando a pasta de dente no meio dela. E, ela ficava comigo porque deixava toalha molhada por cima da cama.
            Mas pela Graça de Deus conseguimos superar esses momentos com muito diálogo e oração. Vocês terão momentos de desentendimento. Isso é de fato normal, todo o casal os tem. Porém, vocês devem resolver os mesmos através do diálogo.
            Conselho de amigo: não durmam sem se falar; não durmam separados um do outro. São nessas pequenas brechas que o nosso inimigo entra com suas armadilhas e tenta acabar com a nossa união. Estejam alertas a estes pequenos detalhes.

2º Conselho – Cuidado com a vida financeira e sexual.
            Meus amados irmãos tomem cuidado com essas duas áreas de suas vidas. Como pastor, tenho visto muitos casamentos sendo destruídos principalmente pela fragilidade dentro destas duas áreas.
            Muitos casais estão comprando, comprando, comprando, e depois não tem dinheiro para pagar. Depois seus nomes vão para os órgãos de proteção ao crédito, a coisa vai virando uma bola de neve. E tomando proporções maiores. Como dizia meu avô: “Nada na panela, o amor sai pela janela”. Então, tenham cuidado. Orem, planejem juntos, com muito carinho e cuidado.
            A vida sexual também deve ser tratada com seriedade. Não privem um ao outro se não for de consentimento mútuo. Tenham uma vida sexual ativa, saudável. O sexo fora criado por Deus para a Glória d’Ele. Através de nossa vida sexual louvamos também a Deus.
            Cuidem para que um ao outro estejam satisfeitos. Perguntem sobre como estão as suas performances. Não deem espaço para as armadilhas do diabo.

3º Conselho – Vivam uma espiritualidade saudável
            Não se esqueçam do Senhor. A Bíblia nos diz que o cordão de três dobras não se quebra facilmente. Vocês sabem que a terceira dobra é o Senhor. Para uma união saudável entre um homem e uma mulher é necessário que o sustentador desse relacionamento seja o Senhor criador.
            Afinal de contas fora Ele criara o homem e a mulher para desfrutarem desse momento. Fora Ele que instituíste o matrimônio. Sendo assim Marcelo e Tamara, nunca deixem de buscar ao Senhor. Orem juntos, leiam a Bíblia juntos, façam cultos familiares, etc.
            Não deixem que os nossos dias os separe do Eterno. Lembrem-se sempre do seu Criador. A busca ao Senhor será a sua fonte e o segredo para vocês viverem apaixonados como se fosse sempre à primeira vez.

Conclusão:
            Minha oração ao Senhor é que vocês sejam muito felizes. E que vocês vivam todos os dias de suas vidas, um para o outro, e sempre “como se fosse a primeira vez”.
            Certo que em Cristo podemos viver a plenitude do casamento:
            Pr. Roberto da Silva Meireles Rodrigues

           

ü  Pergunta:
Marcelo - É de livre e espontânea vontade Marcelo que você aceita Tamara como sua esposa?
Tamara – É de livre e espontânea vontade Tamara que você aceita o Marcelo como seu esposo?

ü  Cerimônia das Alianças.

Os Votos:

Marcelo – Eu Marcelo recebo você como minha esposa. Para compartilhar uma vida a dois. Prometo amar, cuidar, ser fiel a você, por toda a nossa vida. Na doença ou na saúde, na tristeza ou na alegria, na crise ou na calmaria. Receba esta aliança como símbolo do meu amor e da minha dedicação. Eu te amo!

Tamara - Eu Tamara recebo você como meu esposo. Para compartilhar uma vida a dois. Prometo amar, cuidar, ser fiel a você, por toda a nossa vida. Na doença ou na saúde, na tristeza ou na alegria, na crise ou na calmaria. Receba esta aliança como símbolo do meu amor e da minha dedicação. Eu te amo!

ü  Oração de consagração do novel casal.
ü  Declaração Oficial – Diante de tudo que vimos e ouvimos. Diante do cumprimento das leis civis do nosso país. Eu como ministro de Deus e do evangelho de Jesus Cristo vos declaro marido e mulher. Pode beijar a noiva.
ü  Saída do casal.
ü  Benção Araônica :

“Que o Senhor vos abençoe e vos guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.”
(Números 6:24-26)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

5º Capítulo - A defesa da fé e o depósito da fé.

  5º Capítulo – A defesa da fé e o depósito da fé. 1. A DEFESA DA FÉ. “Meu propósito não é linsonjear-vos (…) mas requerer que julgueis ...