sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

2013: Um novo tempo, aos pés de Jesus.


Rio de Janeiro, 31 de Dezembro de 2012.

Pastoral do culto de vigília - 2013: Um novo tempo, aos pés de Jesus.


Todo final de ano, sempre surge em algum momento, um antigo cântico popular. Creio que todos nós o conheçamos. É ele o seguinte cântico: “Adeus ano velho! Feliz ano novo! Que tudo se realize; no ano que vai nascer! Muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender!
O desejo do compositor desta velha cantiga é que o ano que se inicia seja um ano diferente em alguns aspectos da vida. Ele cita pelo menos duas áreas de nossas vidas: financeira e saúde. Porém, neste ano que se inicia, gostaria de incentivar-te a estar aos pés de Jesus. A expressão estar aos pés de Jesus implica em nos relacionar com Jesus de forma íntima e pessoal.
Gostaria de lembrá-lo de um texto que nos ensina sobre o que é estar aos pés de Jesus. Diz assim Lucas o médico amado: “E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-los com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-los com o unguento”. (Lucas 7.38)
            A mulher, no contexto em que este texto fora escrito, jamais poderia ter uma atitude semelhante a que esta mulher teve para com Jesus. Naqueles dias, a mulher não podia nem ao menos se dirigir a um homem em público. Quanto menos, se lançar aos seus pés e realizar um ato tão extravagante como aquele por ela realizado.
            No entanto, o que aquela mulher de fato estava fazendo era adorar ao Senhor Jesus. Dr. Shedd explica o que significa esta expressão de beijar os pés falando acerca do significado de um termo utilizado no Novo Testamento para adoração. Diz Shedd:
“O N. T. destaca a palavra "adorar" (proskunell e suas cognatas - 58 vezes), entre cinco mil termos relacionados com o culto. Originalmente significava "beijar". Entre os gregos era um termo técnico que significava "adorar os deuses", dobrando os joelhos ou prostrando-se.
Beijar a terra ou a imagem, em sinal de adoração, acompanhava o ato de prostrar-se no chão. Colocar-se nessa posição comunicava a ideia básica de submissão.' O gesto de curvar-se diante de uma pessoa e ir até o ponto de beijar seus pés, quer dizer. "Reconheço a minha inferioridade e a sua superioridade; coloco-me à sua inteira disposição".
Neste ano que se inicia hoje. Eu te convido juntar-se a mim. E, juntos, estarmos aos pés de Jesus. Dizendo a Ele: “reconheço minha inferioridade e a sua superioridade; coloco-me à inteira disposição”.
Que 2013 possa ser um ano em que nos lancemos de fato aos pés do Senhor Jesus, desenvolvendo com Ele um relacionamento profundo de amizade. Desejando sempre ser submisso a sua vontade em nossa vida e em nossa igreja.
O desejo do meu coração é que Deus faça chover sobre sua vida e sobre os seus, meu amado irmão, toda sorte de bênçãos. E, que esse ano seja um ano em que Deus cumpra em nós o seu querer e o seu realizar. Sendo assim, desejo a todos “UM FELIZ ANO NOVO”!
Certo que em Cristo teremos um ano maravilho, se estivermos aos seus pés:
Seus pastor, Roberto Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5º Capítulo - A defesa da fé e o depósito da fé.

  5º Capítulo – A defesa da fé e o depósito da fé. 1. A DEFESA DA FÉ. “Meu propósito não é linsonjear-vos (…) mas requerer que julgueis ...