quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

O poder do exemplo

 


O poder do exemplo

Confesso que ando fascinado com literatura sapiencial do livro de Jó. Na verdade, tenho sido atraído pelo exemplo de caráter e fé deste servo do Senhor, que é o principal personagem do livro. A narrativa bíblica inicia com o Altíssimo descrevendo as virtudes deste servo chamado Jó. Diz assim o texto sagrado: “E o Senhor disse a Satanás: – Você reparou no meu servo Jó? Não há ninguém como ele na terra. Ele é um homem integro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal” (Jó 1.8). 

Acredito que você irá concordar comigo que é fascinante ser descrito pelo próprio Deus dessa forma. Você não acha? Fiquei pensando: Como será que o Senhor descreveria a minha pessoa? Você já parou para pensar como será que Deus descreveria você? 

O texto do primeiro capítulo do livro de Jó nos revela que ele era um homem rico, com uma família grande – com 10 filhos –, e também um homem extremamente piedoso e presente na vida de seus filhos, apesar de ser o homem mais rico do oriente naqueles dias, como diz o texto bíblico.  

A Bíblia nos revela a piedade deste homem em outros textos: “O ouvido que me ouvia dizia que eu era feliz; o olho que me via dava testemunho de mim, porque eu livrava os pobres que pediam ajuda e também o órfão que não tinha quem o socorresse. A benção do que estava prestes a parecer vinha sobre mim, e eu fazia o coração da viúva cantar de alegria. Eu me cobria de retidão, e ele me servia de roupa; a minha justiça era como um manto e um turbante. Eu era os olhos do cego e os pés do aleijado. Era pai dos necessitados e até as causas dos desconhecidos eu examinava. Eu quebrava os queixos dos iníquos e arrancava as vítimas dos dentes deles” (Jó 29.11-18).

Mesmo sendo alguém rico, poderoso, atarefado devido a sua posição, esse camarada sempre tinha tempo de qualidade para o Senhor, sua família e para servir e cuidar do próximo. Realmente esse cara era extraordinário. Um verdadeiro exemplo de servo do Senhor nas mais diversas esferas de sua vida. Todavia, mesmo sendo quem era sofreu do jeito que sofreu. Talvez Jó tenha sido o maior exemplo bíblico de que coisas ruins acontecem também a pessoas boas. Todavia, este servo valoroso do Senhor manteve-se fiel e foi perseverante em sua caminhada de fé. Decidiu confiar plenamente em Deus. No Senhor, ele encontrou graça e misericórdia para suportar todos os males que sobreveio a ele e aos seus. 

Resumindo e tentando ser bem objetivo: Jó nos serve como exemplo de que podemos ser amigos de Deus, podemos amar, cuidar e prover nossa família e também podemos servir ao próximo com nossas vidas e nossos bens. Jó, com toda certeza, era o grande exemplo de fé e caráter das pessoas que o rodeavam. Que o Eterno nos abençoe e nos ajude para que sejamos exemplo para as pessoas que estão conosco nessa caminhada da vida.

Um grande abraço de seu amigo e pastor: 

Roberto Meireles

Um comentário:

  1. Realmente é um exemplo muito significativo para as nossas vidas e realmente devemos copiar e saber que apesar das circunstâncias Deus sempre estará no controle nas nossas vidas, e desvemos nos esforçar para para buscar a presença do Senhor e deixar que ele transforme as nossas vidas

    ResponderExcluir

A Oração de Manoá - Juízes 13.8

  Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...