quarta-feira, 5 de novembro de 2025

7ª AULA – CRISTOLOGIA EM PAULO


Rio de Janeiro, 05 de novembro de 2025.

INSTITUTO BÍBLICO EFATÁ

MÓDULO DE TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

7ª AULA – CRISTOLOGIA EM PAULO

PROFESSOR – PR. ROBERTO DA SILVA MEIRELES RODRIGUES

 

CRISTO, O MESSIAS:

Toda teologia de Paulo é derivada deste encontro com Cristo no caminho de Damasco. Encontro este que o fez crer que Jesus era o Messias que tanto esperava.

O termo “Christos” em Paulo possui uma conotação bem diferente dos evangelhos. Paulo utiliza o termo quase sempre como um nome próprio. Com raras exceções ele se utiliza do termo se referindo a Jesus como um título.

Paulo fala pouco sobre o messianato como também sobre o Reino de Deus. Porém, ambos são essenciais para a construção de seu pensamento teológico. Uma possível razão dele falar tão pouco sobre os assuntos de forma direta é o fato de a maioria esmagadora de seus escritos tinham a finalidade de alcançar e ajustar os cristãos gentios;

Na perspectiva de Paulo o reino de Deus é escatológico. (1 Ts. 1.5; 2.12; 2 Tm. 4.1)

Embora o Reino seja uma benção escatológica os santos podem desfrutar da benção hoje, pois foram libertos do reino das trevas. (Cl. 1.13)

“O pensamento de Paulo sobre o messianato envolve uma série de categorias messiânicas tradicionais, pois Jesus não reina como um monarca terrestre e a partir de um trono de poder político, mas como o Senhor ressuscitado e glorificado” (LADD, pp.570)

O MESSIAS É JESUS:

O debate moderno a respeito do Jesus histórico e do Cristo exaltado e kerigmático. Paulo sabe que o messias é Jesus de Nazaré: Um israelita (Rm. 9.5); da família de Davi (Rm. 1.3); que viveu sob a lei (Gl. 4.4); que era um homem pobre (2 Co. 8.9); que exerceu ministério entre os judeus (Rm. 15.2); teve 12 discípulos (1 Co. 15.5); instituiu a última Ceia (1 Co. 11.20); foi crucificado, sepultado e surgiu dos mortos. (2 Co. 1.3, 4; 1 Co. 5.4)

Paulo cita muitos atributos do caráter de Jesus: mansidão e benignidade (2 Co. 10.1); obediência a Deus (Rm. 5.19); a sua constância (2 Ts. 3.5); a sua graça (2 Co. 8.9); ao seu amor (Rm. 8.35), sua completa abnegação (Fp. 2.9); a sua justiça (Rm. 5.18); e a sua impecabilidade (2 Co. 5.21)

O kerigma de Paulo é o mesmo do Senhor. Em Cristo Deus visitou os homens e lhes trouxe uma salvação messiânica. 

 

 

JESUS, O SENHOR:

A expressão mais utilizada para se remeter a atributos e características de Jesus é a expressão “kyrios”. Ela utilizada não somente por Paulo, mais também pelo cristianismo gentio em geral.

O âmago da proclamação paulina sobre Jesus é o Senhorio de Cristo. Podemos concluir isto a partir de textos como: “E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo”. (I Co. 12.3)

Paulo neste verso não quis dizer que alguém que faz esta afirmação, o faz por ser templo do Espírito Santo. Na verdade, qualquer pessoa pode fazer esta afirmação. Todavia, o que Paulo que dizer é que se uma pessoa verdadeiramente, na sinceridade de seu coração, faz essa confissão, ela é alguém que reconheceu em sua vida o senhorio de Jesus.

Confessar que Jesus é o Senhor possui duas implicações: a primeira é individual. Aquele que confessa que Jesus é o Senhor entende que Jesus agora desfruta de total soberania sobre sua pessoa. A segunda é coletiva. Expressões utilizadas por Paulo tais quais: “nosso Senhor Jesus Cristo”, “nosso Senhor Jesus”, “Jesus Cristo nosso Senhor” nos proporcionam esta afirmação. Estas expressões nos levam a crer que o indivíduo que reconheceu que Cristo é Senhor de sua vida está em comunhão com outros indivíduos que também reconheceram a Jesus como seu Senhor.

Confessar Jesus como Senhor não é apenas expressar uma devoção pessoal, pois essa devoção pessoal é algo como já dissemos pessoal, ou seja, de foro íntimo. Todavia, confessar Jesus é algo de reconhecimento cósmico, é uma crença, é uma confissão de fé.

A importância do título Kyrios é encontrada no fato de Kyrios ser a tradução grega do tetragrama YHWH, o nome de Deus na aliança do Antigo Testamento. O Jesus exaltado ocupa o papel do próprio Deus no governo do mundo. Deus está satisfeito em realizar na pessoa de seu Filho encarnado. Jesus Cristo, a restauração de um universo decaído. Quando o mundo adora a Jesus Cristo como Senhor, está adorando a Deus” (LADD, pp.575)

CRISTO, O ÚLTIMO ADÃO:

Assim, também está escrito: Adão, o primeiro homem, tornou-se ser vivente, e o último Adão, espírito que dá vida. Mas primeiro não veio o espiritual, e sim o natural; depois veio o espiritual. O primeiro homem foi feito do pó da terra; o segundo homem é do céu. (1 Co. 15.45-47)

Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por um só homem, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, pois todos pecaram. (Rm. 5.12)

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eles foram comissionados - Atos 1:6-8

  Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2025. Série de Mensagens – A gênese da igreja Tema da Mensagem – Eles foram comissionados Texto ...