quarta-feira, 26 de maio de 2010

Os ensinamentos de Jesus sobre a liberdade:

Os ensinamentos de Jesus sobre a liberdade:
(“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma conseqüência” – Léon Tolstoi)[1]

            Jesus em sua encarnação foi a maior e melhor prova da liberdade. Primeiro por Ser Ele a própria a verdade, e a liberdade só é conhecida através da verdade. Segundo por não Ter sido concebido em pecado, como todos os outros humanos após a queda do Éden (Gn 3:6-7), e também em porquanto este encarnado não conheceu pecado. A liberdade Jesus era um alvo para seus discípulos.
            Sua vida não estava agarrada a nada neste plano terreno. Em seus encontros e ensinamentos nos deixou grandes exemplos e lições a cerca da liberdade. Analisaremos alguns de forma sistemática.

Livre do Pecado:

“Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará a luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó, seu Reino jamais terá fim.””
            Perguntou Maria ao Anjo: “Como acontecerá isso, se sou virgem?”
            O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que a de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.”[2]
(Lucas 1:29-35)
            Jesus foi o único homem que após a queda no Éden não experimentou os grilhões do pecado. A união hipostática defendida pela teologia ortodoxa, é a prova de que Jesus não experimentou pecado, visto que um Deus não pode pecar e nem ser tentado (Tg 1:13).
            Charles Hodge em sua Teologia Sistemática nos explica o que o a União Hipostática: “Existe uma união. Os elementos unidos são a natureza humana e a divina. Por natureza neste contexto, se quer dizer substância”.[3]

Livre da Tentação:

            “Então Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: “Se és o Filho de Deus, manda estas pedras se transformarem em pães”.
            Jesus respondeu: “Está escrito: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus!””.
            Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: “Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.”
            Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: “Não ponha a prova o Senhor, o seus Deus.””
            Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: “Tudo isto te darei se te prostares e me adorares”.
            Jesus lhes disse: “Retire-se Satanás! Pois está escrito: “Adore o Senhor, o seu Deus, e só a Ele preste culto!”
            Então o Diabo o deixou, e os anjos vieram e o serviram.
(Mateus 4:1-11)
           
            Jesus estava livre da tentação do pecado. Ao dizer que Jesus estava livre, não digo que ele não foi provado. O que estava em joga não era o pecar ou não pecar, mas obediência a Deus e a missão do Servo Sofredor.
            Sabemos que segundo a carta de Tiago nos ensina, Jesus não podia ser tentado. Uma vez que Jesus mesmo tendo a natureza humana, também possuía a natureza divina. Wayne Grudem nos explica esta objeção teológica, chamada impecabilidade.

"Ainda que o Novo Testamento seja claro em afirmar que Jesus era plenamente humano exatamente como nós, também afirma que Jesus era diferente em um aspecto importante: ele era isento de pecado e jamais cometeu um pecado durante sua vida. Alguns objetam que Jesus não pecou, então não era verdadeiramente humano, pois todos os humanos pecam. Mas os que fazem tal objeção simplesmente não percebem que os seres humanos estão agora numa situação anormal. Deus não nos criou pecaminosos, mas santos e justos. Adão e Eva no jardim do Éden eram verdadeiramente humanos antes de pecar e nós agora apesar de humanos não nos confortamos do padrão que Deus dizia que preenchamos quando nossa humanidade plena, impecável, foi restaurada.”[4]


[1] www.pensador.info/frases_liberdade_grecia_antiga/ - acessado em 23/05/2010 – às 12:37h.
[2] _______________. Bíblia Sagrada. Nova Versão Internacional. Editora Vida. São Paulo, 2003. 1641p.
[3] HODGE, Charles. Teologia Sistemática. São Paulo: Editora Hagnos, 4° reimp. 2008. Pág. 770.
[4] GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática atual e exaustiva. São Paulo: Editora Vida Nova. 5° reeimp. 2006. Pág.440.

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