sábado, 23 de abril de 2011

A morte da morte!



Rio de Janeiro, 24 de Abril de 2011.


Local – PIB de Oswaldo Cruz.

Texto – João 20. 1-18

A morte da morte!

A morte sempre foi para nós um grande motivo de medo e preocupação. Filósofos, teólogos, pensadores dos mais diversos ramos possíveis, sempre tiveram a morte como pauta como um dos principais assuntos de seus debates.

E é bem verdade que este paradigma perdura até os nossos dias. Quem nunca se perguntou como será a vida após a morte? Como será que deve ser morrer? Será que deve doer?

Enfim, pensamentos como este, uma vez ou outra, surge em nossa mente.

As mais diversas religiões do mundo irão dar suas explicações. Nós Cristãos, como todo e qualquer ser humano, cremos que um dia enfrentaremos a morte. Paulo o apóstolo, nomeia a morte como nosso último inimigo. Porém, enfrentaremos a mesma com uma certeza. A certeza de que nosso Mestre a venceu.

Sim, o que nos diferencia de todas as religiões ou filosofias, é a certeza que temos que assim como Jesus ressuscitou dos mortos, nós também, por sermos justificados por Ele, em seu sacrifício, também assim um dia também ressuscitaremos.

Jesus em sua encarnação, morte e ressurreição. Trouxe as nossas vidas algumas certezas. Todos sabemos que Deus criou o homem perfeito, sem mácula, sem pecado. Porém, a desobediência de Adão e Eva no jardim do Éden, trouxeram a humanidade o pecado, e o pecado consigo trouxe a morte. Esta morte se dando no aspecto físico e espiritual. O homem quando foi criado, não tinha um tempo de vida estabelecido, porém o pecado degradou e depravou a humanidade. Além da degradação física, o homem foi separado de Deus, a Bíblia fala “que todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” (Rm 3.23). O pecado trouxe ao homem a separação de Deus, ou seja, a morte espiritual, a que os estudiosos chamam de 2ª morte, a morte eterna.

Jesus ao morrer por nosso pecados na cruz, se tornou expiação pela nossa culpa. Paulo irá dizer que se o 1° Adão trouxe morte a humanidade o 2° Adão trouxe vida. Através desse sacrifício de amor, quando aceitamos o que Cristo fez por nós, nos tornamos justos, não por nossos méritos, mas pelos méritos de Jesus.

A ressurreição de Jesus nos trouxe algumas convicções são elas:

1ª Convicção – Jesus nos assegura uma vida regenerada.

Meus irmãos, Jesus ao ressuscitar, trouxe ao ser humano uma nova qualidade de vida. Esta novidade de vida só pode ser experimentada por Jesus e em Jesus, ao ressuscitar dos mortos, Ele nos permite experimentar algo que apenas poderíamos experimentar em um novo tempo, ou seja na eternidade.

O corpo de Jesus não estava mais ligado, aos padrões deste presente século. O que não será o nosso caso. Pois ainda estamos presos a este corpo corruptível, porém o nosso espírito foi vivificado em Cristo, nosso Espírito foi regenerado.

Paulo nos dá esta certeza ao escrever aos Romanos 6.4, dizendo: “Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.”

Romanos 6.11-12, Paulo também diz: “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.”

Meus irmão lembrem-se que esta novidade de vida é sua agora, através de Cristo Jesus. Mesmo você estando preso neste presente século, você é cidadão de um século futuro. Você não é mais governado pelas leis deste presente século. Sua vida agora é comandada agora pelas leis e mandamentos do Reino de Deus. E tudo isto lhe foi garantido na ressurreição de Jesus.

Talvez você esteja preso a algum pecado?

Talvez você esteja preso aos seus bens materiais?

Talvez você esteja preso as preocupações do dia a dia?

Talvez você possa estar preso algum laço do diabo em sua vida sentimental?

Talvez sua vida espiritual não possa estar tão de acordo com o que acabamos de falar?

Mas eu tenho uma palavra do Trono da Graça para você!

O Nosso Jesus têm em suas mãos a chave para este seu problema. Bastando apenas a você se arrepender e a confessar seus erros a Ele, e após a confissão e arrependimento, abandonar esta tal prática, e viver esta novidade de vida em Cristo Jesus seu Senhor e Rei.

2ª Convicção – Deus aceitou o sacrifício de Jesus.

Ao ressuscitar dos mortos, Deus estava dizendo a toda humanidade: Está feito, está consumado, Meu Filho pagou o preço, minha justiça está satisfeita, o homem que está em Cristo não pode ser mais acusado pelos seus pecados. Jesus se tornou a Sua Justiça.

E para provar-lhes que tudo foi feito do modo certo, Nós o revivemos, e não o revivemos como os outros que um dia voltaram a vida antes de Jesus, não como Lázaro que depois envelheceu e morreu.

Jesus nunca mais sentirá o desprazer da morte, jamais Seu corpo glorificado experimentará dores, envelhecimento, rugas, e outros desprazeres que são consequências do pecado.

Está feito! O preço foi pago! Vejam vocês mesmos “O Meu Filho Amado em quem Eu tenho prazer!”

Jesus na cruz gritou: “Está consumado!” O termo grego “τετελεσται”, tudo foi pago, está feito, Eu paguei o preço. Meus irmãos isto é lindo. Nós não temos a idéia do tamanho, da profundidade, da imensidão, deste amor que Deus tem pela humanidade.

Este amor foi manifesto em sua plenitude na pessoa de Jesus, o Justo pelos injustos, o Santo pelos pecadores, O Imaculado pelos procrastinadores, meus irmãos, Glórias ao nosso Deus pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

E nesta certeza, certeza está, de que Deus aceitou o preço pago. Nós colocamos a nossa confiança em nosso Senhor Jesus Cristo, que a Si Mesmo se entregou por nós.
Meu querido, minha querida, em quem vocês estão colocando sua confiança?


Talvez vocês têm tenham procurado nas mais diversas religiões. Mas, eu quero te afirmar com toda certeza que nenhumas destas religiões podem dar alguma garantia a vocês de sua vida futura. A única certeza para esta dúvida futura, é a certeza de que Deus nos dá através de Jesus Seu Filho, que se fez maldito por nós, e que Seu sacrifício vicário foi aceito por Deus, que para provar isso, o ressuscitou dos mortos.

3ª Convicção – Assim como Ele ressuscitou em um novo corpo, nós assim também um dia ressuscitaremos.
Nossa geração está tão presa a este presente século. O dito movimento evangélico brasileiro volta seu discurso e mensagem a teologia da prosperidade. As dores, as pessoas frustadas, ministérios que giram em tornos de escândalos. Enfim, quanta perda de tempo!

Desde os tempos apostólicos a mensagem central do evangelho era que: “Jesus encarnou, morreu e ressuscitou dos mortos. E através deste Jesus, nós somos aceitos novamente por Deus!”

Nesta noite, este jovem pastor, queria finalizar este sermão, chamando sua atenção para aquilo que realmente é promessa do evangelho de Jesus.

Eu não posso te prometer que você terá um carro do ano!

Eu não posso te prometer que você compará uma casa!

Eu não posso te prometer que se você ao passar em uma corrente de poder seu filho será curado desta doença, ou será livre das drogas!

Eu não posso te prometer que se você foi fiel em seus dízimos e suas ofertas Deus te fará rico e próspero!

Eu não posso te prometer nada vinculado a estas promessas que vem sendo feita por aí.

O que eu posso te afirmar é que: “Que a morte no Calvário morreu!”

Nós falamos durante todo o sermão do que Cristo fez em seu ministério, falamos sobre o plano de Deus em resgatar novamente a humanidade para viver com Ele Eternamente, e como Deus aceitou o que Cristo fez no Calvário, Cristo expiou os pecados daqueles que Nele crêem.

O que eu posso te prometer é que: “Se você estiver em Cristo Jesus, a morte para você morreu, a morte sobre você não tem mais poder. Pois você morreu, mas ressuscitou em Cristo Jesus!

E para você existe agora duas possibilidades: A primeira delas é você pode ser transformado ainda vivo, isso se dará caso Jesus volte em nossa geração para resgatar os Seus para a a plenitude de vida que Ele têm nos preparado. E a segunda é quando você morrer fisicamente, e ai também experimentará a Eternidade da mesma forma.


Gostaria de terminar este mensagem lendo o canto da vitória de todo Cristão:

“Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.


Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória".

"Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? "

O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.” (I Co 15.50-58 - NVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Oração de Manoá - Juízes 13.8

  Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...