O livro que narra a história do desenvolvimento da Igreja de Jesus Cristo(ou como alguns teólogos e historiadores gostam de nomeá-la, “igreja primitiva”) é chamado de “Atos dos Apóstolos”. Neste livro encontramos os relatos dos primeiros cristãos e seus ATOS. Dirigindo-me ao trabalho no dia de ontem dentro do trem, refletia e orava pelas vitimas destas catástrofes que ocorreram nesta semana que passou. A revista Veja dedicou praticamente um exemplar para cobertura dos fatos, as emissoras de televisão voltaram todas as suas ações para a transmissão deste triste episódio. Foi então que me peguei pensando, o que meu Mestre faria nesta situação? O que os apóstolos fariam nesta situação?
Como um relâmpago, veio à mente o texto base da comunidade primitiva: “Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.” At 2:43-47.
Ariovaldo Ramos refletindo neste texto disse: “Essa Igreja não precisava orar por necessidades materiais e sociais, bastava contar para os irmãos, que a comunidade resolvia a necessidade deles. Deus havia respondido, a priori, todas as orações por necessidades materiais e sociais, fazendo surgir uma comunidade solidária.”[1]
O diferencial era que a igreja de Atos era uma igreja de atos. A base de sua solidariedade não se encontrava em sentimentos. Sua Mensagem não se encontrava apenas em discursos cheios de erudição e teologia, mas sim em atos, pois sua mensagem era o Cristo Vivo, que vivia neles e se manifestava através dos atos deles. Seu Cristianismo não era baseado em reflexões de um culto de domingo à noite, mas sim em atos de vida cristã do dia-a-dia. Seu ensino era realizado dentro da pedagogia de Jesus, não apenas em palavras, não apenas em lindos discursos, mas sim em atos de amor.
A sociedade hoje grita por uma igreja de ATOS!
Sejamos uma Igreja como a de Atos, através de atos. Afinal de contas o Livro de Atos ainda não se findou. A história continua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário