segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Reflexões aos meus alunos.

Rio de Janeiro, 03 de Julho de 2011.

Reflexões aos meus alunos.

Inicialmente, gostaria de explicar do porquê do título: “Reflexões aos meus alunos”. Alguns anos atrás, adquiri dois volumes, de uma coleção de três. Estes livros foram escritos por Charles Spurgeon, nominados de; “Lições aos meu alunos”. Para não ficar idêntico, achei mais sugestivo usar: “Reflexões aos meus alunos”.
Haja visto que, estou longe de ter a pretensão de querer comparar-me com o “príncipe dos pregadores Batistas”. Esta coleção de livros de Spurgeon, eram ensinamentos práticos no que diz respeito a chamada, teologia pastoral, homilética e etc. E, como pastor, sendo detentor de um forte ardor pela sã doutrina, gostaria de pelo menos, tentar ajudar aos meus alunos, a caminharem no caminho, segundo as Sagradas Letras.
Em nossos próximos encontros, os irmãos (as) receberam um pequeno resumo de um dos livros que mais impactaram minha vida como educador cristão. Tomei conhecimento desta literatura ainda quando estava no primeiro ano de seminário, através da disciplina de “fundamentos da educação cristã”. Naquela época, tive que ler o livro para a realização de uma resenha crítica do mesmo.
Quando comecei a esquadrinhar sobre estes nossos encontros. Lembrei-me de tão maravilhosa literatura e como lhes seria útil um encontro com a mesma. Hoje mais maduro academicamente, minha leitura pode retirar do texto inúmeros ensinamentos para nós como educadores do Senhor.
Entenda, que o resumo de uma obra. Nunca é igual a ter o sabor da apreciação de sua totalidade. Com estas palavras, incentivo cada um de vós a adquirir o livro em questão para seu próprio manuseio e crítica pessoal.
Deixe me fazer uma breve introdução sobre o livro e seu autor.
Autor – Howard Hendricks, é conhecido mundialmente por suas literaturas, entre elas um fantástico material de mentoria chamado: “como o ferro, afia o ferro.” Quando se fala em seu nome, logo se liga a questão da “educação cristã”.

Um forte amor pelo ensino
Dr. Hendicks ao iniciar sua obra conta como se deu sua conversão e chamada a educação cristã. Filho de pais divorciados ele era apenas mais um menino entre muitos meninos norte americanos que sofriam pelas diversas dificuldades da vida.
Foi então que conheceu um senhor chamado Walt. Um homem que tinha estudado até a 6° série do ensino fundamental. Este senhor reunia-se em uma pequena igreja, e seu sonho era lecionar em uma classe de escola dominical. Porém, o superintende da E.B.D disse-lhe: “que não havia uma classe para que ele pudesse realizar seu sonho, a não ser que, ele montasse uma classe com pessoas de fora que ganhasse para Cristo”.
Foi então que aquele bondoso homem saiu pelas ruas do bairro recrutando garotos . Um destes garotos era Hendicks. O “forte amor pelo ensino” do Sr. Walt foi o fator influenciador para a escolha da vocação de Hendricks.
O autor tratará no decorrer dos capítulos, 7 leis, que são princípios que podem ser aplicados na vida de professores para que vidas possam ser transformadas. São eles:
  1. A Lei do professor.
  2. A Lei do ensino.
  3. A Lei de atividade.
  4. A Lei de comunicação.
  5. A Lei do coração.
  6. A Lei da motivação.
  7. A Lei da preparação prévia.
O autor termina a introdução dizendo o seguinte: “Espero que nunca se extinga em nós a vibração que sentimos ao saber que alguém nos ouve e está aprendendo conosco.”


Bibliografia (Livros consultados):

DORNAS, Lécio. Vencendo os inimigos da Escola Dominical. Editora Hagnos. São Paulo. 2002. 101 pág.

HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas. Editora Betânia, Belo Horizonte. 1991. 143 pág.

SPURGEON, Charles Haddon. Lições aos meus alunos – Volume 1 – Homilética e Teologia Pastoral. Editora PES. São Paulo, 2001. pág.224.

ZABATEIRO, Júlio. Novos caminhos para educação Cristã. Editora Hagnos. São Paulo. 2009. pág. 87.

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