A Graça barata e a Graça preciosa por Dietrich Bonhoeffer:
Bonhoeffer legou sua influência de um teólogo brilhante chamado Karl Barth. Porém, Bonhoeffer trouxe o Cristo ressurreto para próximo do povo. A teologia Neo-ortodoxa ainda possuía uma grande influência pela transcendência de Deus, mesmo o pastor luterano tendo bebido em fonte Barthiana, sua ênfase foi em um Deus mais imanente.
Durante o decorrer da guerra teve a oportunidade de fugir da Alemanha. Contudo, Dietrich contrariado a vontade de fugir dizia que se ele largasse seu país em meio á guerra, não teria coragem depois de pregar e cuidar de seus irmãos alemães. Este grande homem, em sua obra “discipulado”, conceituou a diferença entre graça barata e graça preciosa.
A graça barata na visão de Bonnhoeffer era a renuncia ao discipulado. Era a negação da renúncia do “eu”. Era viver uma vida fajuta e distante dos propósitos de Deus. Era viver uma vida de devassidão e distante da ética cristã. Era enxergar a Graça como meritória. Era enxergar a Graça como um motivo a libertinagem. Era a justificação do pecado e não do pecador. Era a pregação do perdão sem arrependimento e mudança. Era um evangelho sem a teologia da cruz. Era a destituição dos atributos do “logos” (palavra encarnada). Era a aplicação do Reino de Deus sem sua justiça e poder.
Já a Graça preciosa é o verdadeiro evangelho proposto e transmitido por Cristo Jesus e seus apóstolos. É a graça que liberta dos vícios efêmeros e transitórios deste mundo. É a Graça que rasga o coração do homem e traz sentido à sua existência. É esta Graça que escraviza o coração do homem ao coração de Deus e esta Graça que traz ao homem a total liberdade em Cristo Jesus. É esta Graça que é o paradoxo da morte que é vida. É a renuncia do “eu”, a negação dos próprios direitos, enfim é viver para Cristo. Segundo Bonhoeffer: “a Graça preciosa é a encarnação de Deus”!
Tenho lido e aprendido deste grande homem de Deus, sua voz ressoa como voz profética a esta geração que está caminhando distante do povo, distante da Ética Cristã, e distante do preço do discipulado. A voz de Dietrich atravessa o tempo e espaço e conclama a esta geração a um retorno a Graça preciosa.
Que a Graça preciosa seja sobre nós! Amém.
Roberto Meireles
Nenhum comentário:
Postar um comentário