O Navio para o ministério
No inicio do ano fui com minha esposa e com minha filha assistir no cinema o filme: “As crônicas de Nárnia - O peregrino da Alvorada”. Este filme é a continuação da saga “as crônicas de Nárnia”, a produção deste filme foi inspirada nos livros de C.S.Lewis. Mais uma vez, fiquei maravilhado com a maestria com que Lewis consegue conjugar verdades absolutas em suas estórias. O filme relata a volta de Lúcia e Edmundo à Nárnia, agora na companhia do primo Eustáquio. Eles chegam quando o rei Caspian sai navegando pelo oceano oriental a bordo do Peregrino da Alvorada, em busca dos sete fidalgos que foram mandados por Miraz para explorar o oceano oriental. Toda esta estória de navio lembrou-me do velho profeta Jonas.
Durante estes dias voltei a reler um velho livro de cabeceira, “a vocação espiritual do pastor” de Eugene Peterson. Neste livro, Peterson faz um paralelo do ministério profético de Jonas com o ministério pastoral. O experiente pastor aponta para três componentes, que nos salta aos olhos na narrativa do profeta.
A primeira delas é que Jonas é ineficiente quando é desobediente, e também quando é obediente ao seu chamado. Isso me conforta o coração. Saber que minha vocação não é baseada em meus méritos, não é baseada em meus acertos, não é baseada em meus dons, não é baseada em meu carisma. Mas é baseado no chamado que o próprio Deus me fez. Temos que ter a consciência de que por mais que sejamos quem somos, não seremos nunca, quem Deus quer que sejamos. Isso nos conforta, e nos faz saber que Deus escolhe pessoas como eu, para uma santa vocação.
A segunda é que temos a tendência de nos afastar de Deus por meio de nossa própria vocação. É incrível, como a Bíblia, a oração, a pregação, as visitas, o aconselhamento, podem vir tornar-se simples ferramentas, assim como um computador é para uma pessoa que trabalha em um escritório. Jonas usou seu próprio chamado para se afastar de Deus.
O texto diz que: “Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis”(Jonas 1.3). Jonas utilizou-se do seu chamado para dizer que seu destino era Társis. Afinal Társis é um portal de alegria, luxo e lazer. A maioria das vezes, queremos que nossos navios também embarquem para Társis. Sim, eu confesso. Eu queria ir para Társis! Mas a misericórdia de Deus também me fez parar no estômago de uma baleia, e acabei vomitado. E este processo é doloroso de mais. Mas, o Eterno me fez enxergar que o chamado é para Nínive.
A terceira e a última é que Jonas é humano, tão humano que chegou a desejar a morte. Parece-nos que o profeta estava em depressão, neste momento te pergunto: “qual de nós nunca teve vontade de desistir”?
Mas a bondade de Deus traz de novo ao profeta a esperança. Como você está nesse momento? Está pensando em desistir de seu chamado? Está como vontade de chutar o balde?
A verdade é que todos nós, não conseguimos chutar o balde. Não conseguimos porque nossos pés estão presos ao Navio que está a caminho de Nínive. Nosso coração está preso ao chamado feito por Deus. Certa feita estava almoçando com o Pr. Adonias, ele disse-me algo que guardei em meu coração. Ele disse: “Filho, você é parecido com uma lata que já fora recipiente de creolina, por mais que o recipiente seja lavado, esta lata nunca poderá ser utilizada para outro fim, assim também é você, você foi chamado para o ministério, você jamais encontrará regozijo fora dele”. Louvo a Deus pelo Pr. Adonias ter nos dado aquela palavra. Nunca mais esta ilustração saiu do meu coração.
Por este motivo, creio que o próprio Deus está trazendo um bálsamo ao seu ministério neste momento. Ele que o chamou, esta trazendo ao seu coração a certeza que sua vocação não brotou no seu coração por um querer seu, mas sim que, ainda no ventre de sua mãe, ele já o havia dado como profeta as nações!
A oração deste simples tripulante é que, você faça uma boa viagem a Nínive!
Roberto Meireles,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Oração de Manoá - Juízes 13.8
Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...

-
CORDEIRO, Wayne. Andando com o tanque vazio? Encha o tanque e renove sua paixão . São Paulo: Vida, 2011. Roberto da Silva Meireles Rodr...
-
Rio de Janeiro, 30 de março de 2014. A rua chamada direita A narrativa do texto Bíblico escrito por Lucas, no livro ...
-
Rio de Janeiro, 04 de Novembro de 2012. Local – PIB em Rocha Miranda Série de Mensagens – Voando nas Alturas Tema – Príncipes ou g...
Muito bom, parece que vem um belo escritor por aí...coisas de Deus
ResponderExcluirCleuber Santos
Pr.,
ResponderExcluirVou te falar..............FOI DE DEUS!!!
Não queria ler,abri e fechei varias vezes o hotmail sem le-lo, mas ao ler,me vi nessa frase:"A verdade é que todos nós, não conseguimos chutar o balde. Não conseguimos porque nossos pés estão presos ao Navio que está a caminho de Nínive. Nosso coração está preso ao chamado feito por Deus."
E a ilustração do Pr.Adonias
Louvado seja Deus pela sua vida.
Andréia Ramos
Obreiro, muito bom mesmo.
ResponderExcluirParabéns pela iluminação e colocações.
Pr. Flávio Brito
Nunca o fiz, por isso estou aqui, pra agradecer a vc por esses inspirados textos. Palavras que sempre vêm a calhar pra mim ou pra alguém que está perto de mim.
ResponderExcluirPeço sempre pra PAPAI que cubra vc e sua família que nós tanto amamos com Seu Sangue, estamos muito felizes por ver que vcs estão dando super certo na obra do Senhor.
PS: é engraçado ouvir as pessoas se referindo a vc como " Pastor Roberto", mas fico toda boba, pois vejo reconhecimento merecido!
Beijo no coração
REG Báfica.
Obrigada pela inspiração!!
ResponderExcluirDeus continue abençoando você no caminho para Nínive!!
Em Cristo, razão do nosso viver,
Daniele Páscoa