quarta-feira, 18 de março de 2020

Orientações pastorais para o período de quarentena


Orientações pastorais para o período de quarentena:
            É de conhecimento de todos a situação mundial de pandemia criada pelo corona vírus. Infelizmente o vírus chegou ao nosso solo e já tem se espalhado de uma forma assustadora, mediante a esta situação nossas autoridades nos recomendaram um período de quarentena para evitar ainda mais a propagação do vírus. Visando cooperar com nossa sociedade, e também visando o bem estar dos irmãos, nós durante as duas próximas semanas não teremos nenhuma reunião.
Como encarregado por Deus de pastorear seu rebanho, é meu dever sagrado orientar os irmãos sobre aspectos da fé cristã e também sobre atitudes comportamentais do ponto de vista da ética e da moral cristã sobre nossa vivência em sociedade. Sendo assim, elaborei esta pequena cartilha tendo como desejo auxiliar aos irmãos durante este período de quarentena. Abaixo seguem uma lista com 10 orientações pastorais aos irmãos:
  1. Não entrem em pânico! Nosso Deus é Soberano e Ele continua no controle de todas as coisas. No período que João o evangelista teve a revelação do Apocalipse, foi um dos períodos de maiores dificuldades que a igreja estava enfrentando. A revelação do Senhor apresenta o Cordeiro de Deus com o rolo que estava selado por dentro e por fora, simbolizando a história da humanidade. Esse simbolismo representava que o Senhor possui em suas mãos o controle da história da humanidade. Não se desespere, nosso Deus continua reinando soberanamente, nada saí de seu controle. (Apocalipse 5.1-14)
  2. Seja prudente em não sair de casa e também tome cuidados com sua higienização pessoal. Não é falta de fé de sua parte em evitar aglomerações. Muito pelo contrário, é prudência e coerência com sua fé. O Senhor avisou a Noé que iria cair um dilúvio e ele foi prudente em obedecer ao Senhor e construir a arca e se abrigar nela. Ele orientou aos seus contemporâneos a entrarem junto com ele, mas ninguém lhe deu ouvidos, o resultado você já sabe! Na última praga durante o período que o Altíssimo estava libertando o seu povo do Egito, ele ordenou a Moisés para que o povo ficasse em sua casa e cobrisse os umbrais de suas portas com o sangue do cordeiro sacrificado. Pois o anjo da morte durante aquela noite iria ceifar todos os primogênitos no Egito. A orientação era: fiquem em casa e cubram os umbrais com o sangue. Outro momento oportuno de lembrar é a aparição do anjo a José e a Maria dizendo que eles deveriam se abrigar no Egito pois a vida de seu filho corria perigo. Em todos estes momentos e em outras passagens na Bíblia, o Senhor orientou a se ter prudência. Somos sabedores que é Deus quem capacita ao homem lhe dando sabedoria e inteligência para o desenvolvimento da ciência. Não seria incoerência crermos nisso e duvidarmos das orientações cientificas que estamos recebendo? Sendo assim, vamos atender e obedecer às recomendações que estamos tendo em evitar sair de nossas casas e também vamos nos habituar aos cuidados de higienização pessoal que nos são orientadas, sabedores que estamos fazendo isso por nós e por todos, cumprindo o mandamento de amar ao próximo como a nós mesmos.
  3. Mantenha sua vida devocional diária. Aprendemos desde cedo na caminhada cristã que Bíblia e oração é igual a feijão com o arroz. Alimente sua fé diariamente separando um tempo específico para orar e ler a Palavra do Senhor. Em uma pesquisa na University College de Londres, pesquisadores chegaram a conclusão que é necessário 66 dias para que uma pessoa crie um hábito. Por esse motivo é preciso que você tenha disciplina, discipline-se no inicio para que você possa com o tempo criar um hábito.
  4. Faça um Jejum se possível.  A igreja primitiva tinha o costume segundo o historiador Justo Gonzalez em sua obra “A história dos Mártires”, de jejuar dois dias durante a semana. A pratica do jejum em nossos dias foi mal ensinada e tem sido utilizado para se barganhar com Deus sobre algum propósito específico. Já ensinei aos irmãos que minha percepção bíblica é totalmente diferente. O jejum em minha opinião é uma disciplina espiritual, que deve se utilizada para se ter uma maior proximidade com o Senhor com uma separação das coisas do tempo presente por um determinado tempo para se ter mais ênfase nessa busca pela presença de Deus. Minha base bíblica para esta afirmação é o ensino de Jesus aos seus discípulos e aos discípulos de João ao ser indagado sobre o porquê dos discípulos de João e os fariseus jejuarem e os dele não jejuarem. Ele lhes explica que eles não poderiam jejuar pois o noivo ainda estava presente, mas que iria chegar o dia em que o noivo lhes seria tirado então jejuariam de saudade do noivo. O que o Senhor está ensinando é que a sua presença era presença do próprio Deus entre os seus discípulos, sendo assim não havia necessidade deles sentirem saudades, pois Ele estava ali com eles. Nosso jejum representa nossa manifestação de saudade da presença de Deus, é quando dizemos para o Senhor que a presença d’Ele é melhor do que comida, bebida, ou qualquer outra coisa. Se possível separe um tempo e pratique essa disciplina espiritual tão esquecida em nossos dias, mas tão importante para o nosso crescimento espiritual. (Mateus 9.14-17)
  5. Leia bons livros. Todo mês em nosso boletim eu indico aos irmãos pelo menos 1 livro para sua leitura. Assim como qualquer outra disciplina espiritual, a leitura é hábito. Você precisa alimentar-se de coisas boas, seguir o conselho paulino de pensar nas coisas que são de cima. (Colossenses 3.1-3) A leitura te abre a porta para o conhecimento e todo conhecimento gera em nós crescimento. Uma veze um aluno de forma piedosa me perguntou: “Pastor, quantos livros o senhor lê por mês e como é o seu devocional?” Eu lhe respondi: “Meu amigo, eu leio cerca de cinco e seis livros por mês. Em relação ao meu devocional, todos os dias, a primeira coisa que faço antes de qualquer outra atividade, ainda quando minha mente está fresca e vazia, é me achegar aos pés do Senhor e de sua Palavra. Tenho um tempo de oração e leio cerca de 8 a 10 capítulos da Bíblia.” Ele me respondeu: “Agora eu entendi de onde o senhor tira tanta informação e citações.” Novamente lhe respondi: “Não existe milagre meu amigo. Existe dedicação e disciplina!”
  6. Faça um culto doméstico – Pelo menos 1 vez por dia, separe um período para unir sua família para estar tendo um tempo diante do Senhor. Talvez seja uma oportunidade de resgatarmos a importância do nosso culto doméstico. Vivemos em uma sociedade de tanta correria que é tão difícil achar tempo. Talvez seja um alerta para que nós possamos priorizar coisas que devem ser prioridades, e uma delas é o culto doméstico. Que se cumpram a palavra do apóstolo Paulo: “falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvado ao Senhor no coração, e sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome do Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. (Efésios 5.19-21)
  7. Aproveite esse tempo para se dedicar mais a sua família. A semelhança do que disse sobre o culto doméstico às vezes nossa falta de tempo nos distancia um pouco dos nossos. Aproveite esse tempo para estarem fazendo programações juntos, tais quais: façam refeições a mesa juntos, assistam filmes e série juntos, joguem juntos jogos de tabuleiro ou algum outro jogo, separem um tempo para conversarem, pais aproveitem para estudar com seus filhos. Existem muitas outras atividades que podemos fazer em família. Use esse tempo para se aproximar dos seus e demonstrar a importância deles em sua vida.
  8. Acompanhe as atividades de nossa comunidade pelas redes sociais. Todos os dias as 18h estamos realizando um clamor ao Senhor, onde ministro uma Palavra e oramos juntos ao Senhor. Não iremos fazer celebração no templo, mas iremos nos reunir de forma online em nossas casas. Nós estamos preparando celebrações para que os irmãos acompanhem em sua casa e juntos cultuemos ao Senhor. Não se esqueça: nossa comunidade não está se reunindo, mas continuamos tendo que honrar com os nossos compromissos financeiros, por isso é muito importante que você não deixe de devolver ao Senhor seu dízimo e continue sendo fiel em suas ofertas. Precisamos estar juntos para que não seja gerado um outro problema para nós. Ore por mim que continuarei normalmente minhas atividades pastorais, as necessidades dos irmãos não cessam e nem minhas obrigações. Por esse motivo, preciso que os irmãos orem por mim e pelos funcionários de nossa igreja que continuam trabalhando normalmente a fim de servirmos os irmãos em suas necessidades.
  9. Assista bons vídeos de mensagens cristãs. Com o advento da internet nós podemos ouvir excelente mensagens, pela graça de Deus o Senhor nos presenteou com homens e mulheres cristãs que nos abençoam com seus dons. Indico aos irmãos a procurarem no Youtube mensagens dos pastores: Hernandes Dias Lopes, Ed Rene Kivitz, Augustus Nicodemus, Paulo Mazoni, Wander Gomes, Carlos Queiroz. Obviamente que existem muitos outros pregadores excelentes. Procure se alimentar dessas mensagens maravilhosas.
  10. Assista bons filmes e seriados. Assistam filmes e séries que edifiquem suas vidas. Tomem cuidado com o que vocês irão alimentar seus olhos. Lembre-se: O nosso Senhor nos disse que os olhos são a candeia da alma, e teus olhos forem bons, todo o teu corpo será bom!

Em suma, vamos ser prudentes nos guardando e zelando pelo nosso próximo. Juntos nós iremos vencer essa guerra. Nosso Deus nos dará a vitória em nome de Jesus.
Certo de que Cristo o nosso Bom Pastor está cuidando de nós!
Seu amigo e paistor:
Roberto da Silva Meireles Rodrigues,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Oração de Manoá - Juízes 13.8

  Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2025. Oásis da Família Tema da Mensagem – A Oração de Manoá Texto Base – Juízes 13.8 Introdução: ...