Epístola de Tiago
Introdução:
- Tiago faz parte do grupo das epístolas chamadas "católicas" ou "universais". Pois epístolas que não são direcionadas exclusivamente para uma igreja;
- As ideias principais dessas epístolas são bem resumidas;
- Elas acrescentam pouco para o pensar teológico no Novo Testamento;
- O autor da carta é Tiago, o irmão de Jesus. Assim acredita grande parte das tradições antigas.
- O conteúdo da epístola é muito judaico em seu tom;
- Tiago era um líder importante na vida da igreja primitiva;
- A chuva temporã e serôdia (5.7) nos remete ao fato dele ser de origem da Palestina;
- Tiago foi martirizado em 62 d.C.
A ênfase na praticidade:
- O propósito e o conteúdo da epístola é prático;
- Um teólogo pode escrever sermões práticos;
- Tiago está escrevendo para incentivar os judeus cristãos que em sua maior parte eram bem pobres;
- A expressão cristológica "o Senhor Jesus Cristo" (1.1); e "Senhor da Glória" (2.1) nos remete claramente a expressão da glorificação;
- Ele vive a expectativa dos últimos dias: o retorno do Senhor (5.7-8); "Eis que o juiz está a porta" (5.9);
Igreja:
- Tiago revela pouco sobre a natureza e a estrutura da igreja;
- Ele chega a usar o termo 'sinagoga" para designar as reuniões cristãs (2.2);
- Faz referência aos anciãos da igreja (5.14);
- Deveres pastorais: visitar os doentes e ungi-los com óleo. Isso deve ser acompanhado de confissão de pecados. (5.16);
- O papel importante do Mestre. Por este motivo ele adverte do perigo sobre esta posição (3.1); a condenação do pecado do falar (3.2);
A Tentação:
- A natureza do homem e a doutrina do pecado;
- Homens que culpavam a Deus pela situação que estavam;
- O homem é atraído pelos seus próprios desejos (1.4);
- Deus a ninguém tenta;
- A palavra concupiscencia não é a melhor tradução da Palavra, pois geralmente nos remete ao fato de desejos sexuais. Quando o Tiago deseja falar sobre desejos más.
- O desejo de satisfazer mais seus desejos do que a vontade de Deus é que consiste o problema;
A vida cristã:
- Tiago acredita na salvação através pela fé, e crer que a fé vem pela Palavra de Deus;
- Aqueles que nascem de novo devem viver forma nova, de forma que agrade a Deus;
- Tiago admite que a tentação é inerente a natureza humana, mas também acredita que o diabo é tentador dos irmãos, por isso nós devemos fugir dele (Tg. 4.7);
- Com essa referência ao Diabo logo podemos crer que Tiago acredito na existência dos anjos e dos seres celestiais;
- É dever do cristão cumprir a lei real de Deus (2.7-8); como diz Ladd: "Porque seu autor é o Rei do Universo"
- Deus julgará as nossas obras;
- Tiago repete o ensino do Senhor de que a Lei se resume: "Amarás a Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo!"
A relação com a Justificação pela fé como a expressa por Paulo
- Muito provavelmente Tiago estava refutando uma má interpretação da doutrina Paulina da justificação pela fé;
- Tiago e Paulo se utilizam da questão da fé de formas diferentes, mas não antagônicas; Paulo ensina fé como algo de confiança pessoal, e Tiago a ensina como uma forma ortodoxa do viver cristão;
- Para Tiago as obras tem como base o amor cristão, é fruto de um novo nascimento;
- Tiago e Paulo estão lhe dando com situações diferentes: Paulo com a auto-justiça judaica, e Tiago com a ortodoxia morta.
Bibliografia:
LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Ed. Hagnos, 2003, p.901.
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