Devocionais dos “Arautos da Esperança”
4º Devocional – Autoridade x Autoritarismo
"Por isso, ainda que tenha em Cristo grande confiança para te mandar o que te convém, todavia peço-te antes por amor, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo. (Filemom 1.8-9)"
A autoridade de um líder brota de seu relacionamento pessoal com os seus liderados. É nítido esse sapiencial na vida do apóstolo Paulo. A autoridade de um líder não é emanada simplesmente por um título ou cargo que o mesmo possa estar ocupando.
Uma das definições da palavra "autoridade" em o nosso vernáculo é: poder legítimo. O poder legítimo ele é construído dia a dia. Não por despotismo, autoritarismo. O respeito e admiração por um líder nasce do amor e das atitudes que este líder tem por aqueles a quem ele lidera. É algo que é natural, não é algo oriundo de um título ou cargo, mas sim de respeito e exemplo.
Todavia, por favor, não confunda um líder que se posiciona, como um líder autoritário. Em muitos momentos líderes tomando decisões que desagradam. Muito pior é o líder que é político e não se posiciona, ele é aquele que quer ficar de bem com todos. Jesus desagradou há muitos que queriam fazer a sua vontade, e não a vontade do Pai. Ele os confrontou sempre com a vontade do Pai.
Paulo ao escrever a Filemon se utiliza da autoridade que ele construiu junto ao seu filho na fé. Acho lindo o seu pedido: "Por isso, ainda que tenha em Cristo grande confiança para te mandar o que te convém, todavia peço-te antes por amor, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo. (Filemom 1.8-9)
Como cristãos devemos respeitar nossas autoridades, a Bíblia assim orienta-nos. Destarte, aqueles a quem o Senhor constitui líderes devem seguir o exemplo de Jesus nosso Senhor. Jesus não foi um líder político e muito menos omisso, mas foi um líder servo e amoroso para com os seus. Nosso exemplo maior de liderança é a vida de Jesus.
Se o Senhor te colocou como líder sobre um grupo de pessoas, meu conselho a ti é que os ame, os sirva e não os oprima. Siga o conselho do apóstolo Pedro: “Portanto, suplico aos presbíteros que há entre vós, eu que sou presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: pastoreai o rebanho de Deus que está entre vós, cuidando dele não por obrigação, mas espontaneamente, segundo a vontade de Deus; nem por interesse em ganho ilícito, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que foram confiados, mas servindo como exemplo ao rebanho.” (I Pedro 5.1-3)
E os irmãos que são liderados por servos de Deus devem também amar, respeitar e cuidar destes que dedicam sua vida para servi-los. Devem sempre orar por e demonstrar com atitudes que reconhecem o trabalho que estes lhes têm no Senhor. Pense nisso, que você tenha um dia abençoado pelo Senhor Jesus.
Certo de que em Cristo todos somos servos:
Seu amigo e paistor, Roberto da Silva Meireles Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário