Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2026.
Série de Mensagens
– Auditoria da Alma
Tema da Mensagem
– O que realmente nos satisfaz?
Texto Base
– Eclesiastes 2:1-26
No
primeiro domingo desta série, começamos nossa “Auditoria da Alma” fazendo uma
pergunta aparentemente simples, mas profundamente difícil: o que estamos buscando? A leitura do
primeiro capítulo do livro nos colocou diante da transitoriedade da vida, dos
ciclos que se repetem e da insatisfação que acompanha o coração humano. O
Pregador nos mostrou que podemos passar a vida inteira correndo, trabalhando,
conquistando e procurando alguma coisa sem necessariamente saber exatamente o
que estamos procurando. Hoje, o texto do capítulo dois nos leva um passo
adiante. Depois de perguntar o que estamos buscando, precisamos perguntar: o que realmente nos satisfaz?
Essa é
uma pergunta muito importante porque todos nós buscamos alguma forma de
satisfação. O ser humano não consegue viver sem desejar alguma coisa. Nós
desejamos segurança, reconhecimento, amor, prazer, realização, estabilidade,
experiências, conquistas. O problema não está simplesmente no fato de
desejarmos. O problema está em acreditar que determinada coisa, pessoa,
experiência ou conquista será capaz de preencher definitivamente o espaço mais
profundo da nossa alma.
O texto
que está proposto para nossa reflexão é quase como o relato de um grande
experimento existencial. O Pregador decide investigar pessoalmente se o prazer,
o conhecimento, o trabalho, o dinheiro, as realizações e as conquistas são capazes
de oferecer aquilo que o coração humano procura. É como se ele dissesse: “Eu
vou experimentar tudo aquilo que a vida oferece e descobrir se finalmente
encontrarei satisfação”.
Ele
começa dizendo: “Eu disse a mim mesmo:
Vem! Experimenta a alegria. Desfruta o prazer. Mas isso também era ilusão. ”
(2.1) . O Pregador começa pelo prazer. Ele experimenta aquilo que muitos
imaginam ser o segredo da felicidade. Ele procura diversão, alegria,
experiências agradáveis. Mas logo percebe que existe uma diferença entre prazer e sentido. O prazer pode
produzir momentos de felicidade, mas não consegue sustentar sozinho o peso da
existência.
Essa
distinção é extremamente importante para nós. Não existe nada de errado em
desfrutar da vida. A Bíblia não é contra a alegria, contra o descanso, contra
uma boa refeição, contra uma viagem, contra a celebração ou contra os bons
momentos que Deus nos concede. O próprio Eclesiastes, posteriormente,
reconhecerá repetidas vezes que desfrutar dos dons de Deus é uma dádiva. O
problema acontece quando transformamos o prazer em nosso propósito.
Quando o
prazer deixa de ser um presente e passa a ser um deus, ele começa a nos
escravizar. A cultura em que vivemos frequentemente nos diz que felicidade
significa sentir-se bem. Se algo me proporciona prazer, devo buscar. Se algo me
causa desconforto, devo abandonar. Se uma experiência me faz feliz, preciso
repeti-la. E, pouco a pouco, podemos construir uma vida orientada não pela
pergunta “o que é certo? ”, mas simplesmente pela pergunta “o que me faz sentir
bem? ”.
Mas
Eclesiastes nos lembra que uma vida
orientada exclusivamente pelo prazer continua sendo uma vida vazia.
Porque prazer é real, mas é passageiro. Ele vem e vai. A experiência termina. A
emoção passa. A novidade desaparece. E então precisamos de outra experiência,
outro estímulo, outra conquista.
É como se
a alma dissesse: “Mais uma vez”. E depois: “Mais uma”. E depois: “Mais uma”. Até
que percebemos que aquilo que deveria nos satisfazer se transformou em uma
busca interminável. Depois de experimentar o prazer, o Pregador começa a olhar
para as grandes realizações humanas. Ele fala de obras, casas, jardins, vinhas,
árvores, reservatórios de água, servos, rebanhos, riquezas e tudo aquilo que
poderia representar sucesso. Ele diz: “Empreendi
grandes obras; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas”.
Ele não
está falando de alguém que fracassou. Pelo contrário. Estamos diante de alguém
que conseguiu realizar muitas coisas. Ele construiu. Produziu. Acumulou.
Organizou. Administrou. Conquistou. E aqui Eclesiastes toca em uma ferida muito
contemporânea: podemos ser extremamente
bem-sucedidos e, ainda assim, profundamente insatisfeitos.
Existe
uma mentira muito poderosa em nossa cultura: “Quando eu chegar lá, serei
feliz”. O problema é que ninguém define exatamente onde fica esse “lá”. Quando
eu conseguir aquele emprego. Quando eu ganhar aquele salário. Quando comprar
aquela casa. Quando trocar de carro. Quando alcançar aquele cargo. Quando meu
ministério crescer. Quando meus filhos estiverem bem. Quando eu me aposentar.
Quando tiver mais tempo. Quando resolver aquele problema.
Sempre
existe um próximo lugar para chegar. E, quando chegamos, descobrimos que o “lá”
se transformou em outro “lá”. É por isso que precisamos compreender que realização não é sinônimo de satisfação.
Você pode realizar seus sonhos e continuar vazio. Pode alcançar metas e
continuar inquieto. Pode ser admirado pelas pessoas e não gostar da pessoa que
vê quando está sozinho. Pode construir uma grande casa e não construir um lar. Pode
conquistar o mundo e perder a própria alma.
Jesus
faria uma pergunta semelhante séculos depois: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a
sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mateus 16.26)
A pergunta de Jesus e a reflexão de Eclesiastes se encontram justamente nesse
ponto: não adianta ganhar aquilo que
está fora se perdemos aquilo que está dentro.
O
Pregador continua seu experimento e chega ao conhecimento. Ele diz que se
tornou grande e que sua sabedoria permaneceu com ele. E aqui surge outra
possibilidade de nossa busca humana por satisfação: talvez encontremos sentido
quando soubermos o suficiente.
Vivemos
em uma época em que temos acesso a uma quantidade extraordinária de informação.
Temos livros, cursos, vídeos, podcasts, redes sociais, inteligência artificial,
notícias, pesquisas e incontáveis fontes de conhecimento. Nunca tivemos tanta
informação à disposição. E, paradoxalmente, nunca foi tão evidente que informação não é a mesma coisa que sabedoria.
Podemos saber muitas coisas e ainda não saber como viver. Podemos conhecer
muitos fatos e não conhecer a nossa própria alma. Podemos explicar o mundo e
continuar sem saber por que existimos. Podemos ter respostas para muitas
perguntas e continuar sem resposta para a pergunta fundamental: para que estou vivendo? O conhecimento
é um excelente servo, mas um inútil no que tange a salvação e propósito de vida.
Ele pode explicar como muitas coisas funcionam, mas não consegue, sozinho,
responder por que devemos viver.
O
Pregador então percebe algo ainda mais desconcertante. Ele compara o sábio e o
insensato e reconhece que ambos caminham para o mesmo destino: a morte. E aqui
chegamos a uma das grandes questões existenciais de Eclesiastes. O
conhecimento, o prazer, a riqueza, o trabalho e as realizações possuem uma
limitação que nenhum ser humano consegue ultrapassar: a morte.
Isso é
difícil para nossa cultura aceitar porque fazemos quase tudo para não pensar
nela. Nós envelhecemos, mas tentamos esconder o envelhecimento. Ficamos
doentes, mas evitamos falar sobre nossa fragilidade. Sabemos que morreremos,
mas organizamos a vida como se tivéssemos todo o tempo do mundo. Eclesiastes
não permite que façamos isso. Ele coloca a morte dentro da conversa. Não para nos
levar ao desespero, mas para nos ensinar a viver com sabedoria. Porque quando
lembramos que a vida é breve, começamos a perguntar o que realmente importa. Quando
sabemos que não estaremos aqui para sempre, começamos a avaliar melhor onde
estamos colocando nosso tempo. Quando reconhecemos nossa mortalidade, algumas
coisas que pareciam absolutamente importantes começam a perder importância.
Talvez
por isso uma das maiores sabedorias espirituais seja aprender a dizer “não”
para algumas coisas. Porque toda vez que dizemos “sim” para alguma coisa,
estamos dizendo “não” para outra. Nosso tempo é limitado. Nossa energia é
limitada. Nossa vida é limitada.
E isso
nos leva a uma pergunta fundamental desta noite: o que estamos fazendo com o tempo que Deus nos deu? O Pregador
chega então a uma conclusão dolorosa: até mesmo o trabalho pode se transformar
em uma fonte de frustração. Ele trabalhou, construiu e produziu, mas percebe
que um dia terá de deixar tudo para outra pessoa. Ele diz que trabalhou com
sabedoria, conhecimento e habilidade, mas aquele que vier depois dele poderá
administrar aquilo de maneira completamente diferente.
Essa é
outra realidade que precisamos aceitar: não
somos donos definitivos de nada. Somos administradores temporários. Talvez
isso seja uma das coisas mais difíceis para o nosso coração. Nós dizemos “minha
casa”, “meu dinheiro”, “meu trabalho”, “minha empresa”, “meu ministério”,
“minha igreja”, “minha família”, “minha vida”. Mas, diante da eternidade, tudo
aquilo que chamamos de “meu” é temporário.
Até nosso
próprio corpo nos será devolvido um dia. Tudo o que temos é uma espécie de
empréstimo sagrado. Isso não diminui o valor das coisas. Pelo contrário.
Torna-nos mais responsáveis diante delas. Se minha família é um presente de
Deus, devo cuidar dela. Se meu trabalho é um presente de Deus, devo realizá-lo
com dignidade. Se meus recursos são um presente de Deus, devo administrá-los
com sabedoria. Se meu ministério é um chamado de Deus, devo servi-lo com
humildade. Se minha vida pertence a Deus, então não posso vivê-la como se eu
fosse o centro absoluto dela. É nesse ponto que Eclesiastes começa a nos
libertar de uma das maiores ilusões da existência: a ilusão de posse absoluta.
Nós não
somos proprietários da vida. Somos mordomos da vida. E talvez a grande questão
não seja “o que eu consegui construir? ”, mas: “O que fiz com aquilo que Deus colocou em minhas mãos? ”
Ao chegar
ao final desse experimento, o Pregador não diz que o prazer é completamente
inútil, que o trabalho não possui valor ou que as realizações são más. Pelo
contrário, nos últimos versículos do capítulo ele começa a afirmar algo muito
importante: comer, beber e desfrutar do fruto do trabalho são dons de Deus.
Essa é
uma das belezas de Eclesiastes. O livro não é um manifesto contra a vida. Ele é
uma denúncia contra a tentativa de encontrar o sentido último da vida nas coisas criadas. Existe uma diferença
enorme entre desfrutar uma coisa e adorar uma coisa. Podemos desfrutar do
dinheiro sem amar o dinheiro. Podemos desfrutar do trabalho sem transformar o
trabalho em nossa identidade. Podemos desfrutar do prazer sem sermos escravos
do prazer. Podemos desfrutar das conquistas sem acreditar que elas definem
nosso valor. Podemos desfrutar da família sem colocar sobre ela a
responsabilidade de preencher todos os vazios da nossa alma. Podemos desfrutar
da vida porque reconhecemos que a vida é um presente, não porque esperamos que
ela seja nosso deus. E aqui está uma das grandes contribuições teológicas de
Eclesiastes: a vida é boa, mas a vida
não é Deus.
As coisas
criadas são boas quando recebidas como dádivas, mas tornam-se perigosas quando
exigimos delas aquilo que somente o Criador pode oferecer. Talvez seja
exatamente isso que esteja acontecendo com muitas pessoas hoje. Não
necessariamente estão vivendo coisas erradas; estão simplesmente esperando
coisas certas fazerem o trabalho de Deus. Esperam que o casamento cure todas as
feridas. Esperam que os filhos deem sentido à existência. Esperam que o
ministério confirme seu valor. Esperam que o dinheiro ofereça segurança
absoluta. Esperam que o trabalho forneça identidade. Esperam que o prazer
produza felicidade permanente. Esperam que o reconhecimento dos outros diga
quem elas são. Mas nenhuma dessas coisas foi criada para carregar o peso da nossa
alma.
E talvez
seja por isso que continuamos cansados. Porque estamos pedindo às coisas que
sejam aquilo que elas nunca foram destinadas a ser. Por isso, a pergunta desta
segunda mensagem de Auditoria da Alma
precisa ser levada muito a sério: o que
realmente nos satisfaz?
Não
apenas o que nos diverte. Não apenas o que nos empolga. Não apenas o que nos
faz sentir bem. Mas o que permanece quando a emoção passa? O que permanece
quando a conta bancária diminui? O que permanece quando os filhos crescem? O que
permanece quando a carreira termina? O que permanece quando a beleza
desaparece? O que permanece quando o reconhecimento cessa? O que permanece
quando o aplauso acaba? O que permanece quando estamos sozinhos?
Eclesiastes
está nos conduzindo para uma conclusão que será desenvolvida ao longo de todo o
livro: se tentarmos fazer da vida
debaixo do sol o nosso sentido último, inevitavelmente ficaremos frustrados. Precisamos
receber a vida como presente, mas não transformá-la em absoluto. Precisamos
desfrutar das coisas, mas não adorá-las. Precisamos trabalhar, mas não viver
para trabalhar. Precisamos construir, mas lembrar que não somos eternos. Precisamos
sonhar, mas reconhecer que nossos sonhos não são nosso deus. Precisamos
aproveitar os dias, mas lembrar que os dias pertencem ao Senhor. A verdadeira
satisfação não nasce de possuir tudo, mas de aprender a receber tudo das mãos
de Deus.
Talvez a
questão não seja: “Quanto eu preciso
ter para finalmente estar satisfeito? ” Talvez a pergunta correta seja: “Será que aprendi a estar satisfeito com
Deus, independentemente daquilo que tenho? Paulo diria algo semelhante
séculos depois quando afirma ter aprendido a viver contente em toda e qualquer
situação. O segredo não estava nas circunstâncias. O segredo estava em Cristo.
E aqui
está o ponto em que a mensagem de Eclesiastes encontra a plenitude do
evangelho. O livro nos mostra a insuficiência das coisas criadas; o evangelho
nos apresenta aquele que é suficiente. Eclesiastes mostra a fragilidade dos
prazeres, das riquezas e das conquistas; Cristo nos mostra uma vida que não
depende dessas coisas para possuir significado.
Jesus não
veio simplesmente ensinar-nos a aproveitar melhor a vida. Ele veio
reconciliar-nos com Deus. Porque o problema mais profundo da humanidade não é
simplesmente que buscamos satisfação nas coisas erradas; é que, em nossa busca,
frequentemente colocamos a nós mesmos no centro da existência.
O
evangelho desloca o centro. A vida deixa de ser: “O que eu quero? ” E passa a ser: “O que Deus quer de mim?
” Deixa de ser: “O que eu posso conquistar?
” E passa a ser: “Como posso servir?
” Deixa de ser: “Como posso ser reconhecido?
” E passa a ser: “Como posso
glorificar a Deus? ” Essa é a verdadeira revisão de vida.
Talvez,
ao fazer hoje uma auditoria da nossa alma, descubramos que temos investido
muito em coisas que não podem durar. Talvez tenhamos colocado nossa esperança
em conquistas, pessoas, dinheiro, trabalho, prazer ou reconhecimento. E talvez
Deus esteja nos convidando a reorganizar nossas prioridades.
Não
precisamos abandonar a vida. Precisamos recolocá-la
no lugar certo. Não precisamos deixar de trabalhar. Precisamos lembrar
para quem trabalhamos. Não precisamos deixar de desfrutar. Precisamos aprender
a agradecer. Não precisamos abandonar nossos sonhos. Precisamos submetê-los ao
Senhor. Não precisamos desprezar as coisas desta vida. Precisamos apenas parar
de pedir a elas aquilo que somente Deus pode nos dar.
Porque,
no final, a pergunta não será simplesmente quanto conseguimos acumular, quantos
lugares conhecemos, quantas experiências tivemos ou quantas pessoas nos
admiraram. A pergunta será muito mais profunda: Vivemos diante de Deus? E talvez essa seja a grande descoberta que
Salomão nos traz nesta perícope de nossa reflexão: a
satisfação não está em conseguir tudo o que queremos, mas em aprender a receber
aquilo que temos como dádiva de Deus e viver para aquele que nos deu a vida.
Por isso,
nesta noite, a segunda pergunta da nossa Auditoria da Alma fica diante de nós: O que realmente satisfaz a minha alma? Porque podemos passar a
vida inteira procurando felicidade em coisas que foram feitas apenas para serem
desfrutadas, e não adoradas. Podemos conquistar quase tudo aquilo que desejamos
e ainda continuar vazios. Podemos ter muito e possuir pouco sentido. Mas
podemos também ter pouco, e ainda assim experimentar a profunda satisfação de
saber que nossa vida está nas mãos de Deus. No fim das contas, talvez não
precisemos de mais coisas.
Talvez
precisemos de uma nova perspectiva sobre as coisas que já temos. E talvez a
oração desta noite devesse ser simplesmente: “Senhor, livra-me de transformar em absoluto aquilo que é apenas
passageiro. Ensina-me a desfrutar dos teus dons sem esquecer o Doador. E que a
minha satisfação não esteja naquilo que possuo, realizo ou conquisto, mas em ti.
”
Porque uma alma satisfeita não é aquela que possui
tudo; é aquela que descobriu em quem está o seu verdadeiro tesouro. E,
no próximo domingo, Eclesiastes nos conduzirá a uma terceira pergunta: se não
podemos controlar tudo, se a vida é breve e se existem coisas que não
conseguimos compreender, como devemos
viver dentro das diferentes estações da vida? Então chegaremos a
Eclesiastes 3 e à pergunta: “Como viver
sabendo que a vida é breve? ”

Nenhum comentário:
Postar um comentário